Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 29 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
JATEÍ 60 ANOS

Com o tema da história, desfile dos 60 anos emociona e dá show de amor por Jateí; VEJA FOTOS

11 Nov 2023 - 08h15Por ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS

Prefeito Eraldo abriu o desfile relembrando o passado e destacando o presente

Eraldo com Neres e Ilda, neta e filha, respectivamente, de pioneiros de Jateí

Valdeir Bezerra, prefeito de 1.973/76, recebe homenagem

José Carlos Gomes, prefeito de 1.997/2000: Homenageado

Arilson Targino, prefeito de 2008/16, recebe homenagem

Chama da união: Eraldo recebendo de seus irmãos e irmãs uma réplica da fogueira

     

A cidade de Jateí parou na manhã desta sexta-feira(10) para ver a história passar. O desfile temático de seus 60 anos de existência foi vibrante, com homens, mulheres, jovens e crianças, esbanjando alegria na avenida Weimar Torres, nome dado à avenida em homenagem ao deputado autor da lei de criação do município.

Com os acordes e performances da Banda Raio de Luz, as pessoas foram para a rua e outras levaram cadeiras para a frente das casas. Também foi o desfile da inclusão, com cadeirantes nas calçadas e idosos nos pelotões de apresentação. No semblante de todos e de todas, a alegria de estar presente num momento único da história.

O prefeito Eraldo Leite deu o tom da festa histórica em seu discurso abrindo o desfile, saudando a bravura dos pioneiros e a determinação das gerações seguintes. Emocionado, agradeceu a todos que ajudaram e ajudam construir um município gigante no cenário estadual.

“Por uma verdadeira insanidade de meu pai, José Jorge Leite, Jateí virou município antes de ser distrito. O povoado de heróis e heroínas se tornou o doce recanto do Brasil, terra de guerreiros e guerreiras. É um privilégio fazer parte desta história”, declarou Eraldo, que está em seu quinto mandato de prefeito em Jateí, dedicando um terço de sua vida na gestão do município. “Minha vida é Jateí e agradecemos aos pioneiros e suas famílias que também dedicaram suas vidas ao nosso doce recanto”, assinalou.

Gestos de gratidão – Em gesto de reconhecimento, a gestão municipal entregou placas de agradecimento para Ilda Lopes Alves e Maria Aparecida Neres Leite, filha e neta de pioneiros, respectivamente. Ilda é filha de Dário Dionizío e Neres é neta de Pedro Neres, dois amigos que viajaram 15 dias com suas famílias para se aportarem em Jateí, em 1.946.

O prefeito Eraldo também aproveitou o desfile para fazer homenagem pública e em vida aos ex-prefeitos Valdeir Bezerra Soares, José Carlos Gomes e Arilson Targino. Eles receberam uma placa comemorativa aos 60 anos com dizeres de agradecimento e integrantes da história.

O prefeito Eraldo também promoveu uma homenagem à vice-prefeito Cileide, reconhecimento por sua militância e mostrando que Jateí valoriza a mulher nos espaços de poder.

Os familiares de Eraldo Leite aproveitaram o desfile para homenagear o prefeito por sua dedicação à Jateí e o empenho em sempre honrar o legado de José Jorge e Bernadete Santos Leite.  Os irmãos e irmãs de Eraldo (Beto, Silvio, Rivandete, Betinha e Mariquinha) entregaram uma réplica da Fogueira de Jateí, símbolo que tornou o município conhecido em todo o Brasil.

Parcerias – O vice governador José Carlos Barbosa – que representou o governador Eduardo Riedel – destacou que Jateí é um oásis no Brasil, município bem cuidado que tem a marca da modernidade sem deixar seu aspecto do interior que valoriza a vida e as pessoas.

O município de Jateí é um exemplo de preservação ambiental e o deputado estadual Renato Câmara falou de sua contribuição para a manutenção do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.

O presidente da Câmara, Francisco Tiquinho, lembrou dos pioneiros e citou a contribuição dos vereadores na construção de Jateí. “Além das leis, a história mostra que vereadores saíram da Câmara para serem prefeitos e vices de Jateí”, lembrou Tiquinho.

          

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
É hoje o encerramento do Encontro Nacional de Violeiros shows de Breno Reis e Marco Viola e Manutti
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
LEILÃO ONLINE
Prefeitura leiloa caminhonete Hilux 2009 com lance a partir de R$ 47,4 mil
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS (texto e fotos) AÇÕES DO DETRAN/MS
LIBRAS: Servidora é intérprete e coloca em prática 26 anos de experiência no atendimentos no Detran
Rotary Club - Fátima do Sul
Vem aí a Churrascada do Rotary em prol do banco de cadeiras de rodas!

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento
FOTO: JORNAL DA NOVAACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376