Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Festival de Berlim

Cenas de sexo gay e nu de Wagner Moura chamam atenção no Festival de Berlim

11 Fev 2014 - 17h51Por Uol

Na contramão de "Hoje eu Quero Voltar Sozinho", que usa da delicadeza e da percepção para narrar a história de um adolescente que se descobre gay, "Praia do Futuro", outro drama brasileiro que foi exibido nesta terça-feira (11) na mostra competitiva do Festival de Berlim, apresenta a história de um casal gay adulto que busca se aventurar e encontrar coragem para viver. O longa chamou a atenção por conta das diversas cenas de sexo e nu frontal de Wagner Moura.

Trailer de "Praia do Futuro"

O novo longa do diretor Karim Aïnouz (de "O Abismo Prateado", 2011, e "O Céu de Suely", 2006) foi apresentado para uma sala cheia, mas não arrancou palmas da plateia. Um dos integrantes do júri, o ator Christoph Waltz, bocejou algumas vezes durante a exibição. Cerca de 15 espectadores deixaram a sala nas cenas que envolviam carícias do casal.

Na conversa com os atores após a exibição, Wagner Moura, Jesuíta Barbosa e o alemão Clemens Schick comentaram sobre o trabalho, filmado em Berlim e em Fortaleza (CE) em 2012. "Uma das coisas importantes é que [os atores] falassem, se aventurassem, se arriscassem e fossem a lugares desconhecidos. Queríamos falar sobre o contratempo entre medo e coragem", disse o diretor.

Moura chegou a morar na capital alemã durante as filmagens e disse que se identifica com a cidade. "Berlim é uma das minhas cidades favoritas, mas viver aqui e estar na cidade fez uma grande diferença. O filme é sobre alguém que chega em um lugar e se reconstrói. A gente é o que as pessoas projetam na gente. Vir para um lugar e começar do zero foi fascinante. Viver a cidade foi fascinante".

Aïnouz reside em Berlim e Moura é um velho conhecido da casa -- após seu papel em "Tropa de Elite", Urso de Ouro em 2008. Se agradar ao júri, "Praia do Futuro", pode assegurar o terceiro Urso de Ouro ao Brasil -- o primeiro foi com "Central do Brasil".

Sobre a polêmica que o filme pode gerar no Brasil, Moura disse que essa não é uma preocupação. "Não me preocupo com a recepção no Brasil. A relação que existe entre os caras é importante, mas não o mais importante no filme. Quanto mais a gente não fizer disso uma questão ou um problema, mais ajudamos politicamente contra o preconceito a homossexuais. Tem duas dimensões, uma dramática e outra política. Temos que parar de ver isso como um assunto."

Ampliar

Praia do Futuro (2014)

Em "Praia do Futuro", de Karim Aïnouz, o salva-vidas Donato (Wagner Moura) conhece o amigo de um alemão que se afoga enquanto ele estava em serviço na Praia do Futuro, na cidade de Fortaleza (CE), na sua primeira falha na profissão. Deixando para trás o irmão Ayrton (Jesuíta Barbosa), que o tinha como ídolo, Donato embarca para Alemanha em busca de uma nova vida. Anos depois, já adolescente, Ayrton parte em busca de Donato para um acerto de contas com aquele que considerava seu herói Divulgação/California Filmes

Personagens heroicos e vulneráveis

Após seis anos sem um filme na disputa pelo Urso de Ouro, o Brasil voltou à competição oficial do Festival de Berlim com o novo longa de Karim Aïnouz, "Praia do Futuro". Com "O Céu de Suely" e "O Abismo Prateado", ele tratou do abandono sob a perspectiva de mulheres, e agora voltou ao tema com personagens masculinos e com ares de super-heróis, ainda que vulneráveis.

Em "Praia do Futuro", Wagner Moura interpreta Donato, um heroico salva-vidas que trabalha na praia de mesmo nome, em Fortaleza (CE). Depois de não conseguir salvar uma vítima pela primeira vez na carreira, Donato conhece um amigo do afogado, o motoqueiro alemão Konrad (Clemens Schick), e parte em busca de uma nova vida no país europeu. Para trás, deixa o irmão, Ayrton (Jesuíta Barbosa), que o tinha como ícone. Oito anos depois, Ayrton parte para Alemanha em busca do irmão mais velho.

O diretor, que vive atualmente em Berlim, disse ao UOL que o filme foi "gestado" enquanto viveu pela primeira vez na cidade, em 2004, após dirigir "Madame Satã", seu primeiro filme, e enquanto escrevia o roteiro de "Céu de Suely". "É um lugar que está tentando se entender, tentando entender qual seu futuro. Berlim tem um ambiente criativo muito bonito".

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Rotary Club - Fátima do Sul
Vem aí a Churrascada do Rotary em prol do banco de cadeiras de rodas!
ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantora JATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Fotos: Chico Ribeiro FÁTIMA DO SUL - OBRAS CHEGANDO
CONVÊNIO tem revitalização do Horto Florestal, asfalto em diversas ruas de Culturama e Fátima do Sul
FOTO: IMPACTO NEWS DEODÁPOLIS - ELE TÁ DE VOLTA
Pereira Neto retorna ao rádio e estreia no Jornal Ronda da Cidade Regional na Jota FM 101,3
Fotos: Washington Lima / Fátima Em Dia FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da Final e Premiação da Copa Favo de Mel de Futsal em Fátima do Sul

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente