Menu
SADER_FULL
segunda, 4 de julho de 2022
SADER_FULL
Busca
FERIDÃO PROMETE EM BONITO

BONITO se prepara para receber 10 mil turistas no feriado prolongado do 'saco cheio'

1 Out 2021 - 09h50Por SÍLVIO DE ANDRADE / LUGARES

Voltando a operar com 100% de sua ocupação hoteleira, mas mantendo restrições quanto ao fluxo de pessoas em alguns passeios, como o Balneário Municipal e a Gruta do Lago Azul, Bonito se prepara para receber 10 mil turistas no feriado prolongado da Criação do Estado e da Padroeira do Brasil – de 9 a 12 de outubro. As reservas estão praticamente esgotadas.

A cadeia turística local comemora a guinada do setor com o avanço da vacinação em massa contra o coronavírus e o recente decreto do prefeito Josmail Rodrigues cessando o toque de recolher e liberando a maioria das atividades econômicas, com cumprimento dos protocolos de biossegurança que garantiram a Bonito um dos destinos mais seguros durante a pandemia.

“Para este feriado praticamente já não temos vagas na cidade, nem na rede hoteleira e nem nos atrativos. O restante dos dias de setembro tem uma taxa de ocupação bem elevada e a procura está muito boa”, estima Augusto Mariano, presidente do IDB (Instituto de Desenvolvimento de Bonito). “É a volta do turismo, da normalidade, com segurança, é claro.”

Gruta do Lago Azul opera com 70% de sua capacidade

Muita procura

Segundo as agências de turismo, o feriadão receberá turistas de todo o Brasil, em especial do Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo, além de bolivianos e paraguaios. Do Estado, a maioria das reservas vêm de Campo Grande e Ponta Porã. Os atrativos operam com capacidade máxima, exceto a Gruta do Lago Azul (70%) e o Balneário Municipal (80%).

Segundo a secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Salvadori, a expectativa é a melhor possível com o fim das restrições de ocupação e visitas. “A expectativa é a de receber aproximadamente 10 mil pessoas nesse feriado de outubro, que é um recesso de vários dias. Isso por conta das reservas de atrativos e de hotéis que já temos”, contou.

Fluxo cresce

Salvadori também informou que o mês de agosto de 2021 superou o desempenho de outros anos. “Desde maio, a gente já está percebendo a retomada do turismo. Em julho, alcançamos 86% da demanda atingida no mesmo mês de 2019. Em agosto, o movimento foi muito superior ao do ano passado e se apresentou como o melhor mês de agosto nos últimos cinco anos”, disse.

Segurança na estrada: Governo do Estado reconstroi asfalto da MS-382, entre Guia Lopes da Laguna e Bonito. Foto: Edemir Rodrigues

Em agosto, a Capital do Ecoturismo recebeu 15.927 turistas, inferior apenas a julho (16.133), com um acumulado de oito meses em 101.958 pessoas. O cenário projeta que o destino chegará ao fim do ano com um fluxo próximo de 2016 (212 mil) e de 2019 (209 mil), apesar dos impactos da pandemia. As visitações aos atrativos em agosto (49.260) superaram o mesmo período de 2019 em 4,32%.

Cidade vive

Por conta disso, a cidade se prepara para os últimos meses do ano. Um novo portal de recepção ao turista foi instalado na rotatória (MS-382, entrada da cidade) do Balneário Municipal) e foi revitalizado o Monumento das Piraputangas, na Praça da Liberdade, considerado um dos cartões-postais. Na rua Coronel Pilad Rébua, centro gastronômico, os lojistas reformam e embelezam seus estabelecimentos.

Em dezembro, a Gol começa a operar com voo Bonito-Congonhas, que deve aquecer ainda mais o turismo local. A cidade ganhou um quartel do Corpo de Bombeiros, que proporciona mais segurança às pessoas e aos recursos naturais da Serra da Bodoquena, e o principal acesso à Bonito, pela MS-382, desde Guia Lopes da Laguna, está sendo reconstruído pelo Governo do Estado.

Leia Também

FOTOS: LUCAS MOURA JATEÍ - PÚBLICO RECORD
Festa da Fogueira leva para Jateí o maior público de sua história
FOTOS: DHIONE TITO - FÁTIMA NEWS JATEÍ - FOTOS - SÁBADO 02
VEJA as FOTOS do Público, Camarotes e Show com Marcos e Belutti na Festa da Fogueira em JATEÍ
LIÇÕES DA BIBLIA
Surpresas
BIOPARQUE PANTANAL
Em dois meses, 27 países fincaram suas bandeiras no Bioparque Pantanal
INTELIGÊNCIA TURÍSTICA
Big Data: Fundtur MS e Sistema Comércio criam plataforma de inteligência turística
FOTO: ASSESSORIA DA PREFEITURA DE JATEÍ JATEÍ AO VIVO
AO VIVO: Queima da maior Fogueira do Brasil, rodeio e show com Marcos e Belutti em JATEÍ
FOTOS: DHIONE TITO - FÁTIMA NEWS JATEÍ - FOTOS
CONFIRA as FOTOS dos Camarotes e público no Show de Michel Teló na Festa da Fogueira em Jateí
FOTOS: WHASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA FÁTIMA DO SUL - FOTOS INAUGURAÇÃO
CONFIRA as FOTOS da Inauguração da Clínica Esteves em Fátima do Sul
EDITAL DE PROCLAMAS Nº 6.058
Cartório do 2º Ofício de Fátima do Sul divulga o Edital de Proclamas
FESTA DA FOGUEIRA JATEI
Arraiás em Jateí servem de aquecimento para a Festa da Fogueira