Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
FERIDÃO PROMETE EM BONITO

BONITO se prepara para receber 10 mil turistas no feriado prolongado do 'saco cheio'

1 Out 2021 - 09h50Por SÍLVIO DE ANDRADE / LUGARES

Voltando a operar com 100% de sua ocupação hoteleira, mas mantendo restrições quanto ao fluxo de pessoas em alguns passeios, como o Balneário Municipal e a Gruta do Lago Azul, Bonito se prepara para receber 10 mil turistas no feriado prolongado da Criação do Estado e da Padroeira do Brasil – de 9 a 12 de outubro. As reservas estão praticamente esgotadas.

A cadeia turística local comemora a guinada do setor com o avanço da vacinação em massa contra o coronavírus e o recente decreto do prefeito Josmail Rodrigues cessando o toque de recolher e liberando a maioria das atividades econômicas, com cumprimento dos protocolos de biossegurança que garantiram a Bonito um dos destinos mais seguros durante a pandemia.

“Para este feriado praticamente já não temos vagas na cidade, nem na rede hoteleira e nem nos atrativos. O restante dos dias de setembro tem uma taxa de ocupação bem elevada e a procura está muito boa”, estima Augusto Mariano, presidente do IDB (Instituto de Desenvolvimento de Bonito). “É a volta do turismo, da normalidade, com segurança, é claro.”

Gruta do Lago Azul opera com 70% de sua capacidade

Muita procura

Segundo as agências de turismo, o feriadão receberá turistas de todo o Brasil, em especial do Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo, além de bolivianos e paraguaios. Do Estado, a maioria das reservas vêm de Campo Grande e Ponta Porã. Os atrativos operam com capacidade máxima, exceto a Gruta do Lago Azul (70%) e o Balneário Municipal (80%).

Segundo a secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Salvadori, a expectativa é a melhor possível com o fim das restrições de ocupação e visitas. “A expectativa é a de receber aproximadamente 10 mil pessoas nesse feriado de outubro, que é um recesso de vários dias. Isso por conta das reservas de atrativos e de hotéis que já temos”, contou.

Fluxo cresce

Salvadori também informou que o mês de agosto de 2021 superou o desempenho de outros anos. “Desde maio, a gente já está percebendo a retomada do turismo. Em julho, alcançamos 86% da demanda atingida no mesmo mês de 2019. Em agosto, o movimento foi muito superior ao do ano passado e se apresentou como o melhor mês de agosto nos últimos cinco anos”, disse.

Segurança na estrada: Governo do Estado reconstroi asfalto da MS-382, entre Guia Lopes da Laguna e Bonito. Foto: Edemir Rodrigues

Em agosto, a Capital do Ecoturismo recebeu 15.927 turistas, inferior apenas a julho (16.133), com um acumulado de oito meses em 101.958 pessoas. O cenário projeta que o destino chegará ao fim do ano com um fluxo próximo de 2016 (212 mil) e de 2019 (209 mil), apesar dos impactos da pandemia. As visitações aos atrativos em agosto (49.260) superaram o mesmo período de 2019 em 4,32%.

Cidade vive

Por conta disso, a cidade se prepara para os últimos meses do ano. Um novo portal de recepção ao turista foi instalado na rotatória (MS-382, entrada da cidade) do Balneário Municipal) e foi revitalizado o Monumento das Piraputangas, na Praça da Liberdade, considerado um dos cartões-postais. Na rua Coronel Pilad Rébua, centro gastronômico, os lojistas reformam e embelezam seus estabelecimentos.

Em dezembro, a Gol começa a operar com voo Bonito-Congonhas, que deve aquecer ainda mais o turismo local. A cidade ganhou um quartel do Corpo de Bombeiros, que proporciona mais segurança às pessoas e aos recursos naturais da Serra da Bodoquena, e o principal acesso à Bonito, pela MS-382, desde Guia Lopes da Laguna, está sendo reconstruído pelo Governo do Estado.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
Blackjack online
Blackjack online: Que não passe dos 21
FOTOS: SARA ARAÚJO FÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: DIVULGAÇÃO / GOVERNO DE MS MS AO VIVO - VEJA PROGRAMAÇÃO
'MS ao Vivo' apresenta no domingo forró com Falamansa e reggae com Canaroots e convidados; CONFIRA
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul