Menu
SADER_FULL
quinta, 26 de novembro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
BLOQUEIOS

Bloqueio de celulares não homologados começa após Copa

10 Jan 2014 - 10h10Por NOVOCELULAR

No mês de junho deste ano o Sindicato Nacional das Operadoras de Telefonia e Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) divulgou que estará implantando no Brasil um sistema de bloqueio de sinal de celulares. O foco são os dispositivos piratas, comumente apelidados de “Xing-ling”, que estão em uso no território nacional. Os aparelhos que se encaixam nessa categoria são aqueles que não foram devidamente homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e que por isso mesmo não tem a autorização necessária para estarem funcionando dentro da legalidade no Brasil.

Inicialmente tinha-se a expectativa de que o referido sistema começasse a funcionar no país a partir do mês de março de 2014. Entretanto, novas informações afirmam que o mesmo deverá entrar em vigor apenas após a realização da Copa do Mundo de 2014, que irá ocorrer entre os meses de junho e julho de 2014.

De acordo com informações divulgadas pela Revista VEJA, o motivo do atraso na implantação do sistema seria algo mais do tipo “técnico”. Como o sistema bloquearia sinais de celulares não homologados no Brasil, os dispositivos trazidos pelos turistas também seriam bloqueados. De acordo com Sérgio Kern, porta-voz do Sinditelebrasil, provavelmente a maioria dos estrangeiros devem trazer seus celulares para o evento esportivo, se caso o sistema estiver operando, esses aparelhos seriam considerados irregulares e consequentemente não funcionariam.

Ainda segundo Kern, diversas operadoras de telefonia solicitaram a Anatel na segunda quinzena deste mês que o bloqueio dos celulares fosse feito levando em consideração o cadastro único de códigos internacionais de identificação de dispositivos móveis (Imei, na sigla original em Inglês). O Imei nada mais é do que um tipo de código que todo aparelho (celular) possui. Não obstante as medidas a serem tomadas, o que as operadoras não querem mesmo é correr o risco de que os visitantes fiquem sem comunicação em sua estada em terras brasileiras.

Outro detalhe é que esse bloqueio não será válido para uma gama considerável de aparelhos trazidos de fora do país. De acordo com o Sinditelebrasil, isso se dará pelo fato de que os dispositivos homologados pela Anatel não serão inutilizados. Por exemplo, caso alguém compre um Galaxy S4 fora do país e o traga para cá, ele não será afetado uma vez que o mesmo dispositivo é vendido por aqui dentro da lei.

Deixe seu Comentário

Leia Também

100 COPINHA
FPF anuncia o cancelamento da Copa São Paulo Junior de 2021
1ª PEDALADA MARANATA KIDS
Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza a 1ª Pedalada Maranata Kids em Fátima do Sul
Zezé Di Camargo canta durante velório do pai, Francisco Camargo, em Goiânia  Foto: Vítor Santana G1 TRISTE PARTIDA
Zezé Di Camargo toca sanfona e canta 'É o Amor' durante velório do pai
FENÔMENO DA NATUREZA
Meteoro explode sobre a fronteira do RS com o Uruguai; veja imagens
VENDA DE CARROS
A venda de carros novos continua crescendo
ELIMINATÓRIAS
Brasil vence Uruguai e segue 100% nas eliminatórias da Copa do Mundo
CHOCANTE
Menina de 13 anos é forçada a se casar com homem de 48 nas Filipinas
FUTEBOL
Filho de Eliza Samudio e Bruno joga como goleiro em escolinha de MS
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
O Boticário traduz o poder de um abraço em nova fragrância, confira em Fátima do Sul
HONESTIDADE
Casal descobre tesouro em casa recém-comprada e devolve pro antigo dono