Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
PREMIO GESTÃO PÚBLICA

Agepen participa de reunião com vencedores do último Prêmio de Gestão Pública

O encontro teve como objetivo a implementação prática dos projetos pelo Laboratório de Eficiência e Inovação na Gestão do estado (LAB-GEIMS).

17 Jun 2021 - 08h03Por Portal do MS

Premiados na 15ª edição do Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública, no ano passado, representantes da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) participaram, nessa terça-feira (15.6), de uma reunião virtual com outros vencedores. O encontro teve como objetivo a implementação prática dos projetos pelo Laboratório de Eficiência e Inovação na Gestão do estado (LAB-GEIMS).

Gerido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) com apoio da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (SEGOV), o laboratório foi implantado em setembro do ano passado, após assinatura do contrato de cooperação mútua entre a Universidade e o Governo de MS e conta com suporte da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS (Fundect).

Por videoconferência, o encontro reuniu vencedores do último Prêmio de Gestão Pública, além de gestores de diferentes instituições

Segundo o superintendente de Gestão Estratégica, Thaner Castro Nogueira, o objetivo é dar continuidade e aplicação desses projetos premiados. “A intenção é aproveitar as ideias, para dar sentido prático ao Prêmio e, no final, quem ganha com tudo isso é a sociedade, que é a nossa missão como gestores públicos”, afirmou.

O “Mãos Solidárias” foi desenvolvido pela diretora de Assistência Penitenciária da Agepen (DAP), Elaine Arima Xavier Castro, e a chefe da Divisão de Trabalho Prisional (DTP), Elaine Alencar Cecci. A iniciativa consistiu na produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por reeducandos para o enfrentamento da Covid-19.

O projeto levou a segunda colocação na categoria “Práticas Inovadoras de Sucesso”. Com início em março de 2020, foram confeccionadas mais de 200 mil peças com mão de obra prisional, entre máscaras de proteção, capotes, privativos,  gorros, propés, aventais, entre outros.

Durante a reunião virtual, Elaine Cecci explicou sobre o desenvolvimento do projeto e o alcance além das expectativas. “Inicialmente era para atender a demanda interna do sistema penitenciário, mas a produção alcançou mais de 80 instituições públicas, sociais e hospitais, em 32 diferentes municípios do estado, além de outros dois distritos”, comemorou.

Ao todo, foram ativados 22 polos de produção em unidades penais distribuídas em 16 cidades do estado. “Essa produção foi fundamental, principalmente, no momento de grande escassez no mercado, como aconteceu no início da pandemia”, finalizou Cecci.

Pela Agepen, participaram a chefe da DTP, Elaine Cecci (à esquerda); o diretor-presidente, Aud Chaves e a diretora da DAP, Elaine Arima

As frentes de produção envolveram o trabalho de 150 reeducandos e funcionaram até dezembro do ano passado. O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, destacou que o sistema penitenciário está à disposição para a reativação das oficinas. “Dispomos de mão de obra e maquinários instalados em espaços adequados, prontos para contribuir com ações positivas que impactam diretamente a sociedade”, concluiu o dirigente.

Todos os servidores premiados também realizaram uma breve apresentação sobre seus projetos. De acordo com o coordenador do LAB-GEIMS, prof. Mateus Boldrine Abrita, será elaborado um plano de ação nos próximos meses para identificar as necessidades e estudar a viabilidade das implementações.

“Ficamos honrados em participar desse evento com tantos projetos estratégicos e fundamentais para a sociedade do nosso estado. São projetos que mudam diretamente a vida das pessoas”, parabenizou Mateus, que é doutor em Economia e docente na UEMS.

O dirigente da Fundação Escola de Governo (EscolaGov), Wilton Paulino Junior, ressaltou que a instituição está sempre pronta para contribuir e a implementação dessas iniciativas será de extrema importância para possibilitar maior visibilidade da premiação e da gestão pública como um todo.

Também participaram do encontro virtual o reitor da UEMS, prof. Laércio de Carvalho; além de servidores públicos estaduais convidados.

Texto e Fotos: Tatyane Santinoni, Agepen

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Lethycia Anjos - Mídia Max VEJA AS OPÇÃO DE TURISMO EM MS
Não sabe aonde ir no feriado? Confira opções turísticas para contemplar a natureza em MS
Apesar de ser natural de Araçatuba, interior de São Paulo, Dandara tem suas raízes profundamente ligadas a Três Lagoas - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS MS NA GLOBO
Modelo que saiu de Mato Grosso do Sul estará em nova novela da Globo
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Fotos e texto: Danielly Escher, Comunicação Governo de MS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em hospital onde volta à natureza emociona, aves são maioria e 2 mil animais silvestres já foram ate
PRIMEIROS SOCORROS - IMAGEM: INTERNET FÁTIMA DO SUL - CURSOS MÊS DE ABRIL
Primeiros Socorros é dos cursos do mês de Abril do Sindicato Rural de Fátima do Sul; confira todos

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon