Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
VOLTA ÀS AULAS EM MS

VOLTA ÀS AULAS: Jornada Pedagógica da Rede Estadual começa nesta quinta-feira

Será iniciado nesta quinta-feira (04.02) o período de orientações e formações

4 Fev 2021 - 12h13Por SUBCOM

Será iniciado nesta quinta-feira (04.02) o período de orientações e formações dos profissionais da Educação da Rede Estadual de Ensino (REE), conhecido como Jornada Pedagógica. Visando preparar as unidades escolares, as equipes da REE contarão com materiais elaborados pela Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Coordenadoria de Formação Continuada (CFOR).

Estruturada de acordo com os eixos estabelecidos no Protocolo de Volta às Aulas, lançado em novembro de 2020, a jornada vai trabalhar os quatro tópicos do documento (Socioemocional, Biossegurança, Cognitivo e Normativo), considerados essenciais, a fim de proporcionar a segurança necessária de todos no retorno às aulas no espaço escolar.

De acordo com a organização proposta pela Coordenadoria, os profissionais passarão pela formação durante os primeiros dias por meio dos materiais disponibilizados pela SED, com abordagens específicas ao tratar de cada ponto elencado no Protocolo de Volta às Aulas.

“Em relação ao eixo socioemocional a jornada foi organizada em dois dias. O primeiro, destinado ao acolhimento dos profissionais da Educação com atividades que envolvem tanto os professores quanto a equipe administrativa. No segundo, os trabalhos realizados pela equipe escolar terão como foco o planejamento das atividades de acolhimento dos estudantes”, destacou a coordenadora de Formação Continuada da SED, Alessandra Beker.

Dentro da programação, disponível na página da Jornada no site da SED, está destacado ainda o dia destinado ao eixo biossegurança. As atividades serão desenvolvidas com toda equipe escolar e com base no protocolo volta às aulas. De acordo com a proposta, os profissionais discutirão as estratégias de biossegurança a serem adotadas pela comunidade escolar.

De acordo com a gestora da CFOR, os dois últimos dias, deste período inicial de orientações, terão como foco o eixo cognitivo. “Nesses dias iniciaremos as discussões sobre a organização das atividades pedagógicas [OAP] para o desenvolvimento dessas atividades a equipe pedagógica utilizará como suporte os dados do ano de 2020, bem como as orientações pedagógicas disponibilizadas pela secretaria de educação. A intenção desses dias é que iniciem o planejamento das suas atividades, considerando o cenário de aulas presenciais ou remotas”, explicou.

Após os primeiros dias de formação, o restante do mês será para a organização das atividades por parte das escolas e orientação dos servidores que receberão os estudantes a partir do dia 01 de março, no caso de um retorno presencial às unidades escolares da REE.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

UNIGRAN DOURADOS
Publicidade e Propaganda aborda 'Arte e Emoção' na profissão durante Sincom 2024
FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho