Será iniciado nesta quinta-feira (04.02) o período de orientações e formações dos profissionais da Educação da Rede Estadual de Ensino (REE), conhecido como Jornada Pedagógica. Visando preparar as unidades escolares, as equipes da REE contarão com materiais elaborados pela Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Coordenadoria de Formação Continuada (CFOR).
Estruturada de acordo com os eixos estabelecidos no Protocolo de Volta às Aulas, lançado em novembro de 2020, a jornada vai trabalhar os quatro tópicos do documento (Socioemocional, Biossegurança, Cognitivo e Normativo), considerados essenciais, a fim de proporcionar a segurança necessária de todos no retorno às aulas no espaço escolar.
De acordo com a organização proposta pela Coordenadoria, os profissionais passarão pela formação durante os primeiros dias por meio dos materiais disponibilizados pela SED, com abordagens específicas ao tratar de cada ponto elencado no Protocolo de Volta às Aulas.
“Em relação ao eixo socioemocional a jornada foi organizada em dois dias. O primeiro, destinado ao acolhimento dos profissionais da Educação com atividades que envolvem tanto os professores quanto a equipe administrativa. No segundo, os trabalhos realizados pela equipe escolar terão como foco o planejamento das atividades de acolhimento dos estudantes”, destacou a coordenadora de Formação Continuada da SED, Alessandra Beker.
Dentro da programação, disponível na página da Jornada no site da SED, está destacado ainda o dia destinado ao eixo biossegurança. As atividades serão desenvolvidas com toda equipe escolar e com base no protocolo volta às aulas. De acordo com a proposta, os profissionais discutirão as estratégias de biossegurança a serem adotadas pela comunidade escolar.
De acordo com a gestora da CFOR, os dois últimos dias, deste período inicial de orientações, terão como foco o eixo cognitivo. “Nesses dias iniciaremos as discussões sobre a organização das atividades pedagógicas [OAP] para o desenvolvimento dessas atividades a equipe pedagógica utilizará como suporte os dados do ano de 2020, bem como as orientações pedagógicas disponibilizadas pela secretaria de educação. A intenção desses dias é que iniciem o planejamento das suas atividades, considerando o cenário de aulas presenciais ou remotas”, explicou.
Após os primeiros dias de formação, o restante do mês será para a organização das atividades por parte das escolas e orientação dos servidores que receberão os estudantes a partir do dia 01 de março, no caso de um retorno presencial às unidades escolares da REE.
Deixe seu Comentário
Leia Também

VOLTA ÀS AULAS: Governo de MS decide pela retomada das atividades da Rede Estadual de forma remota

Egressas de Nutrição da UNIGRAN lideram aprovação em programa de residência

Escolas estaduais perdem 15 mil alunos em um ano e governo deve abrir novo prazo de matrículas

Últimos dias para a inscrição para as 1.052 vagas do processo seletivo da UEMS

Pref. de Fátima do Sul divulga resultados das provas objetivas e de títulos do Processo Seletivo

Agora em Fátima do Sul especialista em Psicopedagogia com atendimento para criança e adolescente

Senai oferece 3.206 vagas para cursos gratuitos em Mato Grosso do Sul

Subsecretaria da Juventude oferece cursos gratuitos em parceria com o Senac

Qualificação e capacidade de se adaptar a mudanças são características essenciais para profissionais
