Menu
SADER_FULL
sexta, 26 de fevereiro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
VOLTA ÀS AULAS EM MS

VOLTA ÀS AULAS: Jornada Pedagógica da Rede Estadual começa nesta quinta-feira

Será iniciado nesta quinta-feira (04.02) o período de orientações e formações

4 Fev 2021 - 12h13Por SUBCOM

Será iniciado nesta quinta-feira (04.02) o período de orientações e formações dos profissionais da Educação da Rede Estadual de Ensino (REE), conhecido como Jornada Pedagógica. Visando preparar as unidades escolares, as equipes da REE contarão com materiais elaborados pela Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Coordenadoria de Formação Continuada (CFOR).

Estruturada de acordo com os eixos estabelecidos no Protocolo de Volta às Aulas, lançado em novembro de 2020, a jornada vai trabalhar os quatro tópicos do documento (Socioemocional, Biossegurança, Cognitivo e Normativo), considerados essenciais, a fim de proporcionar a segurança necessária de todos no retorno às aulas no espaço escolar.

De acordo com a organização proposta pela Coordenadoria, os profissionais passarão pela formação durante os primeiros dias por meio dos materiais disponibilizados pela SED, com abordagens específicas ao tratar de cada ponto elencado no Protocolo de Volta às Aulas.

“Em relação ao eixo socioemocional a jornada foi organizada em dois dias. O primeiro, destinado ao acolhimento dos profissionais da Educação com atividades que envolvem tanto os professores quanto a equipe administrativa. No segundo, os trabalhos realizados pela equipe escolar terão como foco o planejamento das atividades de acolhimento dos estudantes”, destacou a coordenadora de Formação Continuada da SED, Alessandra Beker.

Dentro da programação, disponível na página da Jornada no site da SED, está destacado ainda o dia destinado ao eixo biossegurança. As atividades serão desenvolvidas com toda equipe escolar e com base no protocolo volta às aulas. De acordo com a proposta, os profissionais discutirão as estratégias de biossegurança a serem adotadas pela comunidade escolar.

De acordo com a gestora da CFOR, os dois últimos dias, deste período inicial de orientações, terão como foco o eixo cognitivo. “Nesses dias iniciaremos as discussões sobre a organização das atividades pedagógicas [OAP] para o desenvolvimento dessas atividades a equipe pedagógica utilizará como suporte os dados do ano de 2020, bem como as orientações pedagógicas disponibilizadas pela secretaria de educação. A intenção desses dias é que iniciem o planejamento das suas atividades, considerando o cenário de aulas presenciais ou remotas”, explicou.

Após os primeiros dias de formação, o restante do mês será para a organização das atividades por parte das escolas e orientação dos servidores que receberão os estudantes a partir do dia 01 de março, no caso de um retorno presencial às unidades escolares da REE.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VOLTA ÀS AULAS NO MS
VOLTA ÀS AULAS: Governo de MS decide pela retomada das atividades da Rede Estadual de forma remota
Coordenadora do curso de Nutrição da UNIGRAN, Aline Onishi, acompanhada das egressas ingressantes na residência UNIGRAN DOURADOS
Egressas de Nutrição da UNIGRAN lideram aprovação em programa de residência
AULAS NO MS
Escolas estaduais perdem 15 mil alunos em um ano e governo deve abrir novo prazo de matrículas
PROCESSO SELETIVO
Últimos dias para a inscrição para as 1.052 vagas do processo seletivo da UEMS
RESULTADO SELETIVO
Pref. de Fátima do Sul divulga resultados das provas objetivas e de títulos do Processo Seletivo
FATIMA DO SUL - PSICOPEDAGOGIA
Agora em Fátima do Sul especialista em Psicopedagogia com atendimento para criança e adolescente
CURSOS PROFISSIONALIZANTES
Senai oferece 3.206 vagas para cursos gratuitos em Mato Grosso do Sul
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Subsecretaria da Juventude oferece cursos gratuitos em parceria com o Senac
DOURADOS - UNIGRAN
Qualificação e capacidade de se adaptar a mudanças são características essenciais para profissionais
WhatsApp Image 2021 02 09 at 12.20.48 PM 730x425 AÇÕES DO GOVERNO MS
Projeto do governo do MS que amplia ações de defesa ao consumidor é aprovado na Assemb. Legislativa