A UNIGRAN sediará, no dia 23 de maio, às 18h30, uma Aula Magna de relevância histórica, que reunirá seis ministros das cortes superiores brasileiras, integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O tema central será ‘Sistema de precedentes nas cortes supremas e seus impactos no Sistema Jurídico, Econômico e Social Brasileiro’.
O evento, fechado ao público externo e restrito a acadêmicos e professores da UNIGRAN, advogados, desembargadores e autoridades convidadas, contará com a participação dos ministros Gilmar Mendes (STF), Benedito Gonçalves (STJ), Alexandre Luiz Ramos (TST), Guilherme Caputo Bastos (TST), Douglas Rodrigues (TST) e Ives Gandra Filho (TST).
Para o Reitor da UNIGRAN, professor Renato de Aguiar Lima Pereira, a realização da Aula Magna com a presença de membros das mais altas cortes do país simboliza um momento de grande importância para a vida acadêmica e para o prestígio institucional do Centro Universitário.
“Receber ministros do STF, STJ e TST em um mesmo evento na UNIGRAN é algo inédito para a região. Isso nos coloca em posição de destaque no cenário jurídico nacional e reafirma nosso compromisso com a formação crítica e atualizada dos nossos acadêmicos”, ressalta o Reitor.
Sobre a temática a ser abordada pelos ministros, o Reitor destaca: “Trata-se de um tema de grande relevância, que transcende os limites da técnica jurídica e alcança também a esfera econômica e social. Ao garantir maior previsibilidade e segurança nas decisões judiciais, os precedentes fortalecem a confiança no Judiciário e promovem um ambiente institucional mais estável para todos os setores da sociedade”.
Para o diretor da Faculdade de Direito da UNIGRAN, professor Joe Graeff Filho, o evento representa um marco na história institucional e oferece aos acadêmicos uma oportunidade rara de aproximação com a cúpula do Judiciário nacional.
“O contato com ministros das mais altas cortes do país normalmente se coloca um tanto quanto distante da nossa realidade, aqui em Dourados. Por mais que realizemos viagens anuais a Brasília para que os acadêmicos conheçam os tribunais e assistam às sessões de julgamento, muitos não têm essa oportunidade. Este evento tem um impacto formativo significativo. Nossos alunos poderão ouvir diretamente daqueles que decidem questões e fixam precedentes judiciais no Brasil. Esse contato direto é um complemento extremamente valioso à formação acadêmica”, explica.
O professor Joe também destacou o caráter inédito da ocasião: “Regularmente, o curso de Direito da UNIGRAN realiza sessões simuladas e atividades em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região. Contudo, esta é a primeira vez na história de Dourados que teremos, reunidos em um único evento, seis ministros das cortes superiores do Brasil. É, sem dúvida, um marco para a UNIGRAN, para o curso de Direito e para a nossa cidade”.
A presença de autoridades nacionais em um evento dessa magnitude reforça o protagonismo da UNIGRAN na produção e difusão do conhecimento, consolidando Dourados-MS como um polo de excelência acadêmica e jurídica no país.
A Aula Magna é uma realização do Centro de Excelência em Direito – Unoesc, em parceria com a UNIGRAN. Os advogados interessados em participar podem realizar a inscrição por meio do site: https://acad.unoesc.edu.br/inscricao/13481.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

Cidadania: Juventude de MS é protagonista na construção de políticas públicas para o País

Faça Bonito: Jateí em jornada contra exploração e em defesa das crianças e adolescentes

"Foi como montar um quebra-cabeça", diz acadêmica após aula prática de Anatomia

Escola Estadual Vicente Pallotti é destaque nas premiações de melhores trabalhos e desempenho

Curso de Psicologia da UNIGRAN inaugura primeiro grupo de estudos com foco na Psicanálise Freudiana
Mais Lidas

Deodápolis se despede da Sandra Ramos Martins, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento

Sem acreditar, comunidade fica em choque pela tragédia, família informa sobre o velório em Indápolis

Caminhão Bi-Trêm tomba próximo ao trevo de Culturama após desvio sinalizado em obra na BR-376

Tragédia na Rodovia: Pai e Filho Morrem em Acidente entre Vila São Pedro e Indápolis
