As inscrições para quem pretende prestar o Processo Seletivo Vestibular 2014 da UFGD terminam às 17 horas desta sexta-feira (25). Em função do grande contingente de relatos de candidatos que tiveram problemas para inscrever-se devido às greves dos Correios e dos bancários, a universidade havia prorrogado o período.
A data prova, no entanto, ficou mantida para 8 de dezembro. O pagamento da taxa de inscrição e o envio dos documentos devem ser feitos também até o dia 25 de outubro. Para facilitar o acesso dos candidatos, o Centro de Seleção da UFGD vem disponibilizando o endereço http://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2014, onde podem ser feitas as inscrições.
Neste ano, a UFGD vai oferecer 954 vagas para 33 cursos presenciais e 300 vagas para dois cursos a distância, entre eles as novas graduações em Física e engenharias Civil, Mecânica, de Aquicultura e da Computação. Além do ingresso pelo Vestibular, o candidato terá oportunidade de concorrer a 961 vagas que serão disponibilizadas pelo ENEM/SISU.
Como vem acontecendo nos últimos anos, a UFGD fez convênio com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), e todos os alunos que estão no terceiro ano do Ensino Médio ou na segunda etapa do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), além daqueles matriculados no cursinho pré-vestibular estadual, não vão pagar a taxa de inscrição no vestibular.
Outra forma de isenção é a comprovação cumulativa de renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. O candidato que se enquadrar nessa situação deverá preencher o requerimento digital de isenção, imprimir e assinar o formulário e anexar a documentação comprobatória, que deverá ser entregue no Centro de Seleção com os demais documentos de inscrição.
Além dos cursos recém-criados, haverá uma nova turma para a graduação em Química, agora no período noturno. E também houve alteração no curso de Matemática, que terá turmas nos períodos matutino e noturno.
A taxa de inscrição, tanto para os cursos presenciais como para os da Educação a Distância (EaD) é de R$ 60,00 (sessenta reais). As provas serão realizadas simultaneamente nas cidades de Amambai, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas, Bela Vista, Costa Rica, Camapuã, Porto Murtinho e São Gabriel do Oeste.
EaD
A UFGD fará no mesmo dia do vestibular para os cursos presenciais a prova para Bacharelado em Administração Pública e para a nova Licenciatura em Física pela EaD. Os cursos serão ofertados na modalidade à distância, têm aulas pela internet e encontros presenciais ocasionais nos polos em que forem ofertadas as graduações.
Para o curso de Física EaD estão disponibilizadas 40 vagas a cada polo – Bela Vista, Costa Rica, Camapuã, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste – totalizando 200 vagas. Para o Bacharelado em Administração Pública EaD a UFGD oferece 100 vagas, sendo metade em Costa Rica e o restante em Porto Murtinho.
Obras Literárias
Outro ponto importante é a lista de obras literárias que farão parte das provas. São elas: O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigues; Laços de família, de Clarice Lispector; Estórias abensonhadas, de Mia Couto; Menino de engenho, de José Lins do Rego e Ficções de interlúdio, de Fernando Pessoa. Além dos livros, será tema do vestibular o filme Terra vermelha, de Marcos Bechis.
Segundo as informações do Centro de Seleção da UFGD, os livros foram escolhidos de acordo com critérios de qualidade literária. Cada obra é de um gênero literário (tem teatro, poesia, conto, romance). Além disso, os livros abordam temas regionais e de gênero. Na seleção de obras, buscou-se incluir autores estrangeiros de língua portuguesa, como o moçambicano Mia Couto e o português Fernando Pessoa. Outro cuidado foi o de escolher livros que tenham sido editados recentemente.
Cotas
Das vagas oferecidas no Processo Seletivo Vestibular, 50% é reservada para candidatos que cursaram todos os anos do ensino médio em escolas públicas, de acordo com a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012.
Metade dessas vagas reservadas é destinada aos candidatos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio per capita.
As vagas reservadas serão distribuídas de acordo com o percentual correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas na população do Mato Grosso do Sul, apurado segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo 2,94% para indígenas, 44,13% para pardos e 4,88% para pretos.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
Participar