Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 8 de dezembro de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
UNIGRAN DOURADOS

Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo

24 Abr 2024 - 09h53Por UNIGRAN DOURADOS

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN realizou a sua 15ª Jornada Acadêmica. Com um mercado em expansão, o evento abordou o tema ‘Sustentabilidade’, com o objetivo trazer uma temática de suma importância social e que some para o acadêmico, professor e profissional da área.

A Jornada Acadêmica, de acordo com o coordenador de Arquitetura e Urbanismo, Cezar Augusto Faria e Silva, visa trazer um “conteúdo extra”, que muitas vezes não consegue ser abrangido em sala de aula, além de criar relacionamento entre os estudantes e também com profissionais da área.

Sobre o tema sustentabilidade, Cezar explicou que tem observado os efeitos das mudanças climáticas no dia a dia e, como profissionais, os acadêmicos serão responsáveis por planejar estruturas, entendendo que elas precisam ser criadas em harmonia com o meio ambiente. “Para complementar, pensando neste tema tão presente e urgente na nossa sociedade, este ano inauguramos a disciplina de sustentabilidade na grade curricular do no curso”, mencionou.

Entre os palestrantes convidados, estava o arquiteto Tomáz Lotufo, que ministrou palestra com o tema ‘Técnicas construtivas alternativas’. Na produção de projeto arquitetônico, o profissional tem como foco “arquitetura de baixo impacto ambiental e impacto social positivo”.

Ele apontou que, durante a palestra, explicou sobre algumas técnicas e possibilidades, mas, acima disso, sobre o pensamento ecológico. “Vamos pensar de maneira que nos conserve no planeta, para que não entremos em extinção e, a partir disto, fazer escolhas na arquitetura, como matérias e técnicas”, relatou Tomáz.

“Nós precisamos fazer o que é necessário, precisamos ser úteis dentro do que fazemos, porque se não, não faz sentido ter uma profissão. E hoje é fundamental que você projete algo de baixo impacto ambiental e que nos garanta a sobrevivência”, completou o palestrante.

Sobre o mercado de trabalho, o coordenador afirmou que a profissão está em ascensão. “Quando olhamos para o nosso contexto regional, as cidades estão em plena expansão econômica e física, criando uma perspectiva muito positiva para nossos acadêmicos”, ressaltou Cézar, destacando que o profissional deve estar atento e atualizado sobre os temas discutidos na sociedade.

Para o Tomáz, o mercado de trabalho está alienado, por conta da ostentação, porém o profissional tem a capacidade de interferir e trazer uma arquitetura de qualidade. “Mostrar que dá para fazer uma arquitetura de qualidade com pouca matéria e não com a necessidade de gastar tanto e ostentar tanto”, reiterou.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Com recursos do FIC, Raique Moura lança livro que reúne sua trajetória nas artes visuais
Foto: Felipe Queiroz/UEMS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Convocação de bolsistas do MS Supera tem 94,5% de adesão; governo faz novo chamamento
Mato Grosso do Sul conquista classificação ouro no Selo de Compromisso com a Alfabetização
FOTO: UNIGRAN / ASSESSORIA UNIGRAN - NOVO REITOR
UNIGRAN Educacional empossa Chanceler e novo Reitor
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com foco na qualificação, Escolagov apresenta projetos para capacitação de servidores públicos de MS

Mais Lidas

LUTO FÁTIMA DO SUL
Fátima do Sul se entristece com a morte de Cida Martinez
Ação Solidária
Suellen Benites: Uma luta pela visão e pela vida em Fátima do Sul
FOTO: ROGÉRIO SANCHES / FÁTIMA NEWSFÁTIMA DO SUL - HORÁRIO DE NATAL
Comércio tem horário especial de Natal a partir desta segunda-feira, veja como será em Fátima do Sul
Idosa abandonada é encontrada sem comida e em situação insalubre no Jardim Carioca / Repórter TopSaúde
Idosa abandonada é encontrada sem comida e em situação insalubre
SUPERAÇÃO
O milagre de Michael Schumacher: choro e o fim do estado de coma