Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
UNIGRAN - SEMINÁRIO

Seminário Interno na UNIGRAN traz novas metodologias ativas

neste ano o tema foi “Flipped classroom e metodologias ativas de aprendizagem”.

4 Fev 2020 - 16h07Por Assessoria Unigran

Com a era da informação e surgimento de novas tecnologias, o mundo da educação está a cada dia mais dinâmico. As metodologias ativas surgiram como um processo de aprendizado que busca incentivar os estudantes a aprender de maneira autônoma e participativa. Como a cada semestre a UNIGRAN realiza um Seminário Interno de Ensino e Extensão para início das atividades letivas, neste ano o tema foi “Flipped classroom e metodologias ativas de aprendizagem”.

As atividades letivas de 2020 iniciaram com a 15ª edição do seminário voltado para o corpo docente, gestores pedagógicos e administrativos, que contou com palestra e oficinas ministradas pela professora Drª Paula Moiana da Costa. O objetivo das atividades é promover a formação continuada da equipe de todos os cursos.

Durante as oficinas, foram apresentadas novas metodologias ativas que ainda não foram implementadas. “Praticamos com os professores a aplicação direta de como trabalhar as competências e habilidades. Os professores da UNIGRAN têm diversas metodologias e muitas coisas eles trabalham com a intenção de desenvolver competências que pode não ser uma metodologia registrada, mas são metodologias próprias que têm uma qualidade pedagógica”, menciona Costa.

Foram abordados principalmente os métodos Problem-Based Learning (PBL), Aprendizagem Baseada em Problemas e Project-Based Learning, Aprendizagem Baseada em Projetos. E ainda, a professora trouxe outras metodologias para serem utilizadas de forma mais rápida e dinâmica na sala de aula para aproveitar-se as oportunidades, como o Peer Instruction (Instrução aos Pares, em uma tradução literal) na forma de avaliação, o debate regulado, a busca por aplicações, método aquário, entre outras.

“O principal é que essas metodologias são a única forma que existe para se trabalhar habilidades e competências. O que faz você ser um professor é a sensibilidade de entender a necessidade do aluno, de decodificar a linguagem que o aluno entenda, o jogo de cintura, que são habilidades e competências que são desenvolvidas na carreira e não na academia. Então, o diferencial dessas metodologias é que conseguimos desenvolver um pouco dessas competências e habilidades”, ressalta Drª Paula.

A professora destaca que, de forma resumida, “para se tornar um bom profissional é preciso se formar, ‘apanhar’ da vida e do mercado”. Então, antes que isso aconteça, o educador pode “mimetizar isso na faculdade”, pois o recém-formado “vai apanhar, sim, mas com a orientação de um professor, com uma condução e uma resolução de um problema que talvez não consiga resolver de imediato lá fora, preparamos, mesmo, o estudante para o mercado de trabalho. As metodologias ativas são um plus, uma adição. Não é possível comparar aula expositiva com metodologia ativa, são métodos com objetivos diferentes”, enfatiza professora Drª Paula Moiana da Costa.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

UNIGRAN DOURADOS
Publicidade e Propaganda aborda 'Arte e Emoção' na profissão durante Sincom 2024
FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente