Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
SEMINÁRIO DA AGEMS

Seminário da AGEMS traz especialistas em qualidade da regulação para discutir MS

Seminário da AGEMS traz especialistas em qualidade da regulação para discutir aprimoramento em benefício do desenvolvimento do Estado

2 Jun 2022 - 08h47Por Portal do MS

O projeto de aprimoramento da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos iniciado há pouco mais de um ano ganha um novo capítulo com a realização do 3º Seminário AGEMS – O Papel da Regulação no Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. No dia 22 de junho, a Agência traz a Campo Grande dois especialistas para discutir a importância e os mecanismos de fortalecimento do órgão regulador.

O evento acontece no Hotel Deville Prime, a partir das 14h. Informações sobre inscrições estarão disponíveis em breve no site www.agems.ms.gov.br.

Regulação qualificada

Um dos convidados é Renato Fernandes de Castro, Consultor Jurídico da ONU (Organização das Nações Unidas) no Programa de Aprimoramento da qualidade da regulação brasileira – QualiReg. Mestre em Direito e Economia pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, especialista em Direito Econômico pela Fundação Getúlio Vargas – FGVlaw, ele acumula também experiência regulatória - foi assessor jurídico e Superintendente na Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo (ARSESP).

Advogado da Almeida Prado & Hoffmann Advogados Associados, Castro atuou no departamento jurídico de empresas de grande porte e escritórios de advocacia do setor de infraestrutura e serviços públicos. Direito Administrativo, Regulatório, Contratual e Infraestrutura fazem parte de sua ampla experiência.

Com ele no painel A Qualidade da Regulação das Agências Brasileiras estará Carlos Roberto Ruchiga, Coordenador de Auditoria de Regulação na Controladoria-Geral da União (CGU). É auditor de Finanças e Controle, Engenheiro Sanitarista e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina, com Especialização em Governança e Controle da Regulação em Infraestrutura pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Mestrado em Engenharia Civil - Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. Traz ainda na bagagem a experiência como Especialista em Regulação de Recursos Hídricos pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

“Estamos fortalecendo a AGEMS, ganhando condições de melhorar cada vez mais o nosso desempenho e nossa capacidade de cumprir o papel que temos no desenvolvimento do Estado”, afirma o diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis. “Quando se fala em investimento em infraestrutura, em concessão, em serviço público capaz de oferecer mais qualidade de vida às pessoas, a regulação está presente. Então, estamos buscando o que há de melhor para aprimorar a nossa Agência”.

QualiREG

Promovido pela AGEMS, com apoio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), o Seminário contará com a mediação da procuradora-geral, Ana Carolina Ali Garcia, que até março de 2021 ocupava a função de Consultora Legislativa do Estado e foi membro do Conselho de Orientação da Agência. Bacharel em Direito, a procuradora é especialista em Direito Tributário, especialista em Parcerias Público-Privadas e Concessões, e Master of Business Administration em Parcerias Público-Privadas e Concessões.

O Seminário em parceria com a PGE é resultado da inserção da AGEMS no QualiREG, iniciativa conjunta pioneira da CGU e Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) para melhorar a capacidade institucional e regulatória no Brasil. A Agência de Mato Grosso do Sul é uma das quatro do País a fazerem parte do programa.

O QualiREG pretende promover mais investimentos em infraestrutura e melhores serviços públicos, fazendo a medição sistemática da qualidade da regulação. Surgiu como projeto em 2017, quando foi criado o Índice de Capacidade Institucional para Regulação (I-CIR), uma metodologia de diagnóstico para agências reguladoras. Desde 2021 foi transformado em programa permanente.

Gizele Oliveira, AGEMS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Crédito: Reprodução/Rede social LUTO NA EDUCAÇÃO
Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola de MS
Fotos: Ricardo Agra EDUCAÇÃO DE QUALIDADE EM MS
Escolas estaduais oferecem educação profissional, formam profissionais e abrem caminhos para a facul
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Egressos de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN ganham premiação estadual
Comunicação Governo de MS, com informações da Energisa MS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Conscientização ambiental em escolas de MS faz plantio de mudas e aborda até cuidados com rede elétr
DENTRAN/MS - Fotos: Rachid Waqued AÇÕES DO DETRAN/MS
Detran-MS integra operação do TCE na vistoria do Transporte Escolar em Bandeirantes

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos