Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 27 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
FÁTIMA DO SUL - HISTÓRIA

Professores contam história de algumas Ruas de Fátima do Sul em Projeto da Lei Paulo Gustavo

11 Dez 2023 - 08h17Por FÁTIMA NEWS / REDAÇÃO

FÁTIMA DO SUL - No ano de 2015 a professora Claudia Coutinho Capilé e o professor Wagner Cordeiro Chagas iniciaram um projeto de pesquisa a respeito da história das ruas de Fátima do Sul e do distrito de Culturama para saber quem são as pessoas homenageadas com nomes das mesmas e quais suas contribuições para a formação do município.FOTO: ASSESSORIAEste projeto nasceu em sala de aula, idealizado por Claudia Capilé, que, em 1999, publicou o livro “História de Fátima do Sul”. A pesquisa iniciada nas salas em que ela lecionava intitulava-se: “Nossa gente, nosso chão! Em cada rua, nossa história”. A experiência com a pesquisa com os estudantes despertou a professora a levar a pesquisa adiante. Foi aí que ela convidou o professor e historiador Wagner Cordeiro Chagas, seu ex-aluno de ensino médio na antiga Escola Estadual Izabel Mesquita. No início de 2015 os professores firmaram parceria com a Câmara de Vereadores de Fátima do Sul, por meio do presidente e também professor de História Ermeson Cleber Mendes.

A pesquisa está hoje com 80% dos levantamentos feitos, pois ainda faltam muitas ruas que os professores não encontraram referência sobre a história. Para poder divulgar de forma mais democrática possível a todos os munícipes de Fátima do Sul parte da mesma está disponível no site da Câmara de Vereadores (https://dicionarioderuas.camaradefatimadosul.ms.gov.br/lista-de-ruas)

Neste ano de 2023, após a aprovação da continuidade da Lei Paulo Gustavo pelo presidente Lula, os pesquisadores Claudia e Wagner resolveram concorrer ao edital publicado pela Prefeitura de Fátima do Sul por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Iniciada em outubro, os pesquisadores estão gravando vídeos de entrevistas com moradores que são familiares de pessoas homenageadas com nome de rua e pretendem, em 2024, divulgar o material em forma de documentário que, como todo projeto, será disponibilizado a todos os que quiserem conhecer, principalmente às escolas do município com vistas a contribuir com os professores e estudantes no momento em que se tratar da História de Fátima do Sul.

Para finalizarmos este ano em que Fátima do Sul completa seus 60 anos de emancipação, queremos presentear toda a população com dois convites: primeiro que já podem acessar o site da Camara Municipal de Fátima do Sul; e o segundo convite que você que é familiar de alguém homenageado que não contatamos nos procure para realizarmos a sua entrevista.

Os pesquisadores agradecem a todos os participantes deste projeto, e também à Câmara Municipal, na pessoa do presidente Ermeson; à Prefeitura, na pessoa da Dona Ilda, à Secretária de Educação e Cultura Profa. Dalva Quirino e aos amigos e assessores: Gustavo Santana dos Santos e a professora  Rosimeire  Aparecida Bertolin  Silva.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

UNIGRAN DOURADOS
Publicidade e Propaganda aborda 'Arte e Emoção' na profissão durante Sincom 2024
FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS