Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
EDUCAÇÃO X PANDEMIA

“Presos” pela quarentena, professores precisam se reinventar para dar aulas

Situação também forçou profissionais a se redescobrirem

22 Abr 2020 - 09h54Por Correio do Estado

Desde que o coronavírus passou a se espalhar pelo mundo, os países têm adotado o isolamento social - ou quarentena -, que é, segundo o Ministério da Saúde, o meio mais eficaz de prevenção ao causador da Covid-19. O sistema de educação é um dos setores mais afetados pelos efeitos da pandemia, o que fez com que professores tivessem que se reinventarem para continuar passando conhecimento aos seus alunos. 

Muitas escolas e universidades já estavam introduzidas no mundo tecnológico, mas o cotidiano integralmente digital foi a novidade que se apresentou. A professora Michelle Bonilha nunca imaginou viver um momento de transição tão intenso e novo. “Deixamos de lado o abraço, o toque e passamos a viver longe um do outro. Tem sido um desafio muito grande esse momento de pandemia, mas tenho me adaptado”, destacou a professora que atua na educação infantil.

A maioria dos profissionais passou a contar com as câmeras como companheiras nas aulas. Com Michelle não foi diferente e seu quarto se transformou em sala de aula, onde produz suas videoaulas. Ela conta que teve que sair da sua zona de conforto, onde tinha toda a segurança de atuar pessoalmente, para atuar não só para as crianças, mas para todas as famílias. 

“Passei a gravar uns oito vídeos por dia. Esta quantidade podemos duplicar, pois a cada atividade eu gravo várias vezes para que fique bom. A cada atividade gravada eu assisto duas vezes e fico pensando se meus alunos e as famílias irão entender a minha aula. Passei a analisar através dos vídeos, a minha postura como professora, a minha forma de passar o conteúdo e o amor, a interação com meus alunos, se aquele conteúdo terá um entendimento, se está de uma forma leve. Pesado já basta os dias que estamos vivendo”, comentou. 

ADAPTAÇÃO FORÇADA

“Vi parte do meu castelo desmoronando e me senti desarmado, num verdadeiro ataque surpresa. Literalmente entrincheirado”, descreveu o professor Maurício Santos, sobre a suspensão das aulas presenciais.

O profissional não hesita ao dizer que o momento atual surgiu como maior desafio em 36 anos de magistério. “A duração do confinamento, a mudança de hábitos e comportamento através de uma tela de computador, ter de me aproximar do meu aluno e dar a ele um norte, um senso de continuidade, derrubando minhas próprias dificuldades emocionais e técnicas por um tempo que ainda não sei, seria eu um tolo se dissesse que esse não está sendo o maior desafio da carreira”, avaliou. 

Para Santos, os estudantes estão colaborando muito, se comportando como verdadeiros tutores das aulas, compreendendo o momento, sorrindo e brincando com os furos dos professores. “Adquirimos um senso de equipe fantástico, onde nossos pontos fracos são os que mais nos une. E fazemos questão de expor isso para não perdemos tempo. Depressa socorremos e somos socorridos: professores, coordenadores e alunos. Inteligente e lindo”, destacou ele, citando também seus colegas da Rede Elite de Ensino. 

GERAÇÃO TECNOLÓGICA 

Professora do ensino fundamental, Laurenice Ribeiro, também vê o momento como maior desafio da sua trajetória profissional em função da mudança de rotina. “Saía para trabalhar e agora atuo em casa. O computador que antes era um aliado na produção das provas e atividades corriqueiras, hoje é fundamental para interação com os alunos, pais e também com os colegas de trabalho”, disse. 

Na análise da professora de Língua Portuguesa, os estudantes estão levando bem o novo cenário. “É uma geração muito tecnológica e com facilidade em interagir em ambiente virtuais. A adaptação está acontecendo aos poucos e o esforço tem sido coletivo”, comentou.

 
 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN
Coordenadores, a Reitora da Instituição e o general de Brigada Abelardo Prisco de Souza Neto UNIGRAN DOURADOS
Coordenadores da UNIGRAN recebem 'Diploma de Amigo da 4ª Brigada' no Dia do Exército

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho