Com conceito educativo, foi inaugurado quinta-feira (5) em Campo Grande o primeiro PEV (Ponto de Entrega Voluntária) de resíduos, localzado na escola Escola Estadual Fausta Garcia Bueno, no bairro Coophasul. O espaço é fruto de parceria entre Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos), Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) e SED (Secretaria de Estado de Educação).
A inauguração aconteceu nesta data em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, trazendo uma nova abordagem ao tratar resíduos como parte de um processo didático. Além disso, a escolha de uma unidade escolar para receber o projeto confirma a convicção de que a educação ambiental precisa deixar o papel e ocupar lugares de convivência.
O PEV foi planejado para descarte de resíduos secos recicláveis da escola, da comunidade escolar e das residências do entorno da escola em campanhas ou projetos orientados pela instituição de ensino. Na organização e sinalização do espaço foram considerados elementos de segurança, integração ao ambiente escolar e resistência às condições do tempo.
A estrutura conta com instalação interna de ganchos para sustentação de 4 bags para descarte diferenciado de metal, plástico, papel e vidro. O descarte será realizado por compartimentos individualizados com aberturas de 40cm, com acesso pela parte interna da escola.
Para o serviço de coleta, foram instaladas portas de acesso no muro lateral da escola, com cadeados, de acordo com o modelo padrão adotado para a coleta convencional.
"É a materialização do nosso projeto educativo Agems Ambiental, que vem desenvolvendo ações transformadoras e fazendo da regulação um instrumento de inovação e educação para um Mato Grosso do Sul mais verde", afirma o diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis.
Representando a Sanesul, o diretor de Administração e Finanças da empresa, André Soukef, destacou que o PEV educativo nas escolas será um exemplo prático de como transformar discurso ambiental em ação. Soukef também comentou sobre o valor de iniciativas como essa para fortalecer a consciência ambiental desde a base, ao afirmar que o conhecimento é o principal instrumento de transformação.
"Esse projeto maravilhoso tem tudo a ver com o que precisamos fazer: dotar vocês de conhecimento, porque vocês são o futuro, como o próprio hino de Mato Grosso do Sul diz, o futuro do Brasil. Nós, da Sanesul temos essa missão de interagir com a comunidade, cuidar do meio ambiente e desenvolver projetos que levem água tratada e esgoto coletado e tratado para todos. Isso é qualidade de vida", afirmou André diante das crianças da escola.
Ele ainda completou aos alunos dizendo que cada um deles "têm uma responsabilidade muito grande nisso. O corpo docente proporciona esse aprendizado, e em breve vocês estarão no nosso lugar, continuando esse trabalho que é imenso. É uma satisfação fazer parte de tudo isso".
Comunicação Governo de MS
*com Agems e Sanesul
Fotos: Sanesul e Agems
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

Com afeto e conhecimento, Universidade da Maturidade da UEMS transforma a vida de pessoas 45+ em MS

Nova edição da Revista Corumbella traz o impacto social da ciência em Mato Grosso do Sul

TCCs de Fisioterapia da UNIGRAN exploram temas que impactam na qualidade de vida da população

Estudante de Amambai conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

De Fatima do Sul para Brasília: João Paulo, o estudante que luta por um Brasil mais justo por meio da educação e da política
Mais Lidas

NÃO RESISTIU: Após dias internado, morre a vítima de tentativa de homicídio em Fátima do Sul

Jovem morre aos 16 anos e família decide doar órgãos da adolescente em MS

A guerreira descansou, amigos fazem homenagens e família informa o velório, luto em Fátima do Sul

Polícia confirma que corpo encontrado é de menino de 11 anos que estava desaparecido
