Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
DOURADOS - UNIGRAN

Pedagogia da UNIGRAN promove a VIII Semana Mundial do Brincar

Brincar é reviver a Infância! Esse é o tema da XIII Semana Mundial do Brincar

26 Mai 2021 - 17h42Por ROGÉRIO SANCHES / FÁTIMA NEWS

Brincar é reviver a Infância! Esse é o tema da XIII Semana Mundial do Brincar promovida pelo curso de Pedagogia da UNIGRAN neste ano. O projeto desenvolvido dentro da disciplina de ‘Ludicidade em Espaços Escolares e Não Escolares’ foi elaborado pela professora Lúcia Eugênia Martini, junto com a coordenação do curso e do professor Edilson Rebelo dos Santos.                                                

Word Play Day – Dia Mundial do Brincar – comemorado anualmente em 28 de maio foi instituído em 1999 no Japão, para marcar o aniversário da International Toy Library Association – ITLA – Associação Internacional de Brinquedoteca e é celebrado por mais de 25 países.

As atividades da Semana do Brincar estão sendo desenvolvidas pelos acadêmicos do 3º semestre na Brinquedoteca UNIGRAN, oportunizando jogos e brincadeiras para as crianças. O objetivo do evento é ensinar os estudantes a planejar, organizar e executar atividades lúdicas que atendam os diversos públicos, e demonstrar que, com ideias simples, as brincadeiras podem ocorrer de forma segura mesmo durante o isolamento social.A 13 º edição da Semana do Brincar busca possibilitar múltiplas reflexões sobre as brincadeiras da infância hoje esquecidas com o uso de tantas novidades tecnológicas, além do tempo exagerado dedicado à televisão que impede a movimentação e a socialização, dois aspectos fundamentais para o desenvolvimento sadio das crianças.

A professora Lúcia Eugênia fala sobre a importância das brincadeiras para a atualidade. “Apesar do brincar ser uma das atividades mais comuns da infância, ele é muitas vezes negligenciado, com os pais a não terem tempo para os filhos, com a crescente urbanização e perda de locais de brincadeiras, assim como com a comercialização do brincar, com o crescimento dos videojogos. Em certos países, o brincar é até desconhecido pelo trabalho infantil e pelo recrutamento de crianças para a guerra”, comentou.A docente lembra ainda que a atuação do pedagogo não se restringe apenas ao ambiente escolar, como creches ou Ensino Fundamental, a atividade os prepara para lidar com diversos públicos. “A disciplina prepara o educador para que ele possa trabalhar em diferentes espaços, com diferentes públicos, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Nossa proposta é preparar o futuro profissional para atuar em diferentes espaços escolares e não escolares. Seja em escolas, clubes, presídios, hospital pediátrico que precisa ter uma brinquedoteca, junto aos idosos. Então, existem várias possibilidades para o educador, que precisa ser um profissional lúdico”, concluiu Lúcia Eugênia.

Depois de todo o trabalho para planejar e executar os jogos, os acadêmicos puderam apresentar seus trabalhos e se divertir com as brincadeiras propostas pelos colegas. Elionai de Santos Ortiz, acadêmico do 3 º semestre de Pedagogia, comemorou o resultado do projeto e as lições que vai levar para a carreira. “Essa matéria ajudou a gente a entender a importância do brincar e saber como passar para os nossos alunos o que estamos aprendendo. Vou levar para a vida profissional a brincadeira, os jogos, a criatividade, o companheirismo, o conjunto, o grupo. Tanto individual, quanto em grupo, aprendemos muito, principalmente essa semana”, disse.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Ricardo Agra EDUCAÇÃO DE QUALIDADE EM MS
Escolas estaduais oferecem educação profissional, formam profissionais e abrem caminhos para a facul
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Egressos de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN ganham premiação estadual
Comunicação Governo de MS, com informações da Energisa MS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Conscientização ambiental em escolas de MS faz plantio de mudas e aborda até cuidados com rede elétr
DENTRAN/MS - Fotos: Rachid Waqued AÇÕES DO DETRAN/MS
Detran-MS integra operação do TCE na vistoria do Transporte Escolar em Bandeirantes
VOLTA ÀS AULAS - Thaís Davis, Comunicação SED AULAS NA REDE ESTADUAL
Aulas da rede estadual vão até final de dezembro, confira como ficou com a alteração do calendário

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos