Com quase três décadas de tradição, a Oligran – Olimpíadas da UNIGRAN – chega à sua 29ª edição. Organizada pelo curso de Educação Física, o evento será realizado de 9 a 17 de maio, no campus da Instituição, e promete movimentar toda comunidade acadêmica com jogos, apresentações e um forte sentimento de integração entre todos os cursos.
Para o professor Robson Barbosa, coordenador do curso de Educação Física e responsável pela organização da Oligran, o evento transcende as quadras e se consolida como um marco institucional de convivência e protagonismo estudantil. “Quando chega a época dos jogos, a UNIGRAN inteira se transforma. É um momento de festa, de confraternização. Um período em que o espírito esportivo toma conta da comunidade acadêmica”, afirma.
As fichas de inscrições já foram distribuídas para as coordenações dos cursos e devem ser preenchidas pelos atletas e entregues na coordenação do curso de Educação Física (andar térreo do bloco 3) até o dia 28 de abril. Para as modalidades individuais, como xadrez, supino, tênis de mesa, beach tennis e tênis, a inscrição é gratuita. Para as modalidades coletivas, como futsal, vôlei, basquete, handebol e futebol suíço, o valor da inscrição é de R$ 80,00 por equipe, valor este que é destinado à cobertura de custos com arbitragem.
Também seguem abertas até o dia 25 de abril as inscrições para o concurso Garoto e Garota Oligran. A seletiva dos candidatos ocorre no dia 30 de abril e o desfile dos indicados, que faz parte do show de abertura da XXIX Oligran, ocorre no dia 9 de maio, às 19h, no ginásio da UNIGRAN.
A programação de abertura promete ser um espetáculo à parte, incluindo o tradicional desfile das delegações dos cursos, acompanhado de apresentações culturais do Vocal Celebra UNIGRAN, acendimento da pira olímpica e a performance do grupo Ginasloucos, conhecido nacionalmente por seus números acrobáticos no basquete.
Ao longo da competição, serão disputadas mais de 230 partidas em diferentes modalidades, mobilizando toda a estrutura esportiva da Instituição: quadras de vôlei, quadra de basquete, futsal, campo de futebol suíço, quadras de areia, além da quadra da escola SEI, parceira do evento, onde será realizada a modalidade de handebol. A definição dos confrontos acontecerá no congresso técnico, marcado para o dia 7 de maio.
Mais do que promover o esporte, a Oligran é, segundo o professor Robson, uma poderosa ferramenta de formação humana e acadêmica. “Ela é a oportunidade para que nossos alunos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, sobretudo em organização de eventos e gestão esportiva. Ela promove também esse espírito esportivo, não é só participar de uma competição, de um jogo, mas isso também é levado para a vida e para a atuação profissional. Aprender, em meio às dificuldades, a criar estratégias, criar forças, ter foco para vencer os desafios, e o esporte proporciona isso”, analisa.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Com afeto e conhecimento, Universidade da Maturidade da UEMS transforma a vida de pessoas 45+ em MS

Nova edição da Revista Corumbella traz o impacto social da ciência em Mato Grosso do Sul

TCCs de Fisioterapia da UNIGRAN exploram temas que impactam na qualidade de vida da população

Estudante de Amambai conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

De Fatima do Sul para Brasília: João Paulo, o estudante que luta por um Brasil mais justo por meio da educação e da política
Mais Lidas

NÃO RESISTIU: Após dias internado, morre a vítima de tentativa de homicídio em Fátima do Sul

Fátima do Sul se despede de Ozano Ladislau, Pax Oliveira informa sobre o velório e sepultamento

Jovem morre aos 16 anos e família decide doar órgãos da adolescente em MS

Idosa espuma pela boca e morre após cair em casa no Leblon
