Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
DIA DO LEITOR

O impacto da leitura no nosso dia a dia

Como já dizia Monteiro Lobato: "Quem mal lê... Mal ouve, mal fala, mal vê."

7 Jan 2022 - 10h50Por Emilly Franco / Fátima News

É fato inegável que o acesso precoce a tecnologia tem afastado as crianças e adolescentes do hábito da leitura. Estamos vivendo cada dia mais com um acúmulo absurdo de informações, mas sem a capacidade de opinar ou ter um senso crítico sobre tais informações.

A falta de leitura no brasileiro vem de um processo cultural, onde a mídia televisiva com suas cores e sons, ganha de um bom livro acompanhado de uma dose de criatividade.

Quando não lemos, como sociedade estamos fadados a viver sem criatividade, com péssima comunicação, completamente alienados e ainda prejudicando no desenvolvimento da nação, só para citar alguns exemplos. Com isso, fica perceptível que o mau hábito da leitura inibe a criatividade, a inovação, a formação de cidadãos críticos.

Ler faz com que você aprenda a se comunicar melhor, de forma mais clara, objetiva e assertiva. Aos poucos, você transforma o vocabulário em opinião, além de construir narrativas de melhor qualidade. Ler aumenta o seu poder de persuasão e as pessoas que não possuem o hábito de ler ficam presas a gestos e formas rudimentares de comunicação.

A leitura, mesmo que em um curto prazo, consegue aliviar a tensão dos músculos, diminuir a frequência cardíaca e, produzir relaxamento. Além disso, histórias que prendem a atenção do leitor ajudam a sentir calma e é muito eficiente para o controle da ansiedade.

Ler sobre histórias, ficcionais ou não, irão ajudá-lo a contornar obstáculos da vida real. A leitura é benéfica para o seu cérebro, já que ela desenvolve a concentração, o foco seletivo e a imaginação. Todos esses benefícios ajudam a manter o cérebro saudável e jovem, além de melhorar a memória e prevenir o Alzheimer.

Em um mundo cada vez mais dividido ideologicamente, ao aluno a leitura se faz cada vez mais necessária, pois a leitura promove a reflexão e favorece um raciocínio claro. Dessa forma, o aluno adquire uma posição ativa em seu processo de aprendizagem, pois percebe que é capaz de se posicionar diante do conhecimento. Além de questionar e formular argumentos bem fundamentados.

Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro, o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo. Você fica mais inteligente quando lê muito, e também melhora a escrita e seu vocabulário. Disso você já sabe.

Então não espere para inserir este hábito na sua rotina. Seja jornal, revista, gibi, romance, a bíblia ou livros densos, não importa, desde que você comece. Leia por você, para que você se desenvolva e descubra que ter uma mente pensante é muito melhor do que viver alienado.

Feliz dia do Leitor!

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

UNIGRAN DOURADOS
Publicidade e Propaganda aborda 'Arte e Emoção' na profissão durante Sincom 2024
FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho