Menu
quarta, 17 de abril de 2024
Busca
Busca
Educação

Novas ideias podem se transformar em negócios inovadores em MS, abertas as inscrições do Centelha 2

9 Nov 2021 - 14h05Por Jackline Fermau

Estão abertas entre os dias 09/11 e 16/12 as inscrições da segunda edição do Programa Centelha em Mato Grosso do Sul.

O Programa, fruto de uma parceria entre Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI); Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Fundação Certi, e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Semagro e Fundect, tem como objetivo estimular a criação de empreendimentos inovadores a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.

Serão cerca de 3 milhões de reais em recursos para transformar até 50 ideias inovadoras em negócios de sucesso. Essa é uma excelente oportunidade para tirar do papel aquele projeto que você considere diferenciado e empreender em Mato Grosso do Sul.

As inscrições deverão ser feitas por meio do endereço eletrônico http://www.programacentelha.com.br/MS, no qual é possível obter mais informações sobre o Programa e seu Edital detalhado.

 

Como funciona

Na primeira fase do Programa Centelha, os interessados deverão apresentar suas ideias de negócio e a equipe de trabalho. O objetivo é verificar se a ideia é inovadora, se traz benefícios para a região, e o seu potencial de mercado. Na segunda fase, os selecionados devem, então, elaborar um projeto de empreendimento, detalhando o plano de negócio com o objetivo de demonstrar as chances de a ideia gerar um bom negócio.

Por fim, a terceira fase consiste no desenvolvimento de um projeto de fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto. Ao longo de todas as etapas são oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia e desenvolver seu negócio.

Ao final, até 50 projetos serão contemplados, cada um com R$ 60 mil em subvenção econômica (não precisa devolver), além de outros benefícios oferecidos por parceiros do Programa, incluindo até R$ 26 mil em bolsas do CNPq. Em seguida, durante um ano, essas empresas passarão pela fase de acompanhamento com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.

De acordo com o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, o Programa Centelha contribuirá para o estabelecimento da ponte entre academia e indústria no Mato Grosso do Sul, já que muitas ideias vêm de pessoas ainda na universidade, tanto de cursos de graduação como de pós-graduação. “O Centelha abre espaço para participação de todos os cidadãos do estado, tanto para inscrever suas ideias como para interagir com os empreendedores, consolidando uma forte rede de apoio ao empreendedorismo inovador”, avalia o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado.

Abertura oficial

A cerimônia de lançamento da segunda edição do Programa Centelha MS aconteceu na última segunda-feira (08), de forma virtual, com transmissão ao vivo nas páginas do Facebook da Semagro e da Fundect.

O evento contou com a participação do senhor Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário de empreendedorismo e inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); do senhor Marcelo Camargo, Superintendente da Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento da Finep; da senhora Maria Zaira Turchi, Diretora de Cooperação Institucional do CNPq; do senhor Leandro Carioni, Diretor do Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação Certi; além do diretor-presidente da Fundect, senhor Márcio de Araújo Pereira.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: SARA ARAÚJO FÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: REDES SOCIAIS CULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTO: ADÉLIO FERREIRA / BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL - COPA VILA BRASIL
Escola Vila Brasil promoveu a 1ª Copa da Vila com êxito e premia campeões em Fátima do Sul
Adersino Junior, Comunicação SED COMBATE CONTRA O MOSQUITO
Escolas estaduais realizam ações educativas no 'Dia D de Combate à Dengue'
Raquel de Sá ao lado do professor do Colégio UNIGRAN, Marcos Oliveira Maciel COLÉGIO UNIGRAN DESTAQUE
Formada pelo Colégio UNIGRAN é aprovada em Medicina na Itália

Mais Lidas

Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Policial
Criança de fralda que caminhava na BR-153 é resgatada pela PRF
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis