Menu
SADER_FULL
segunda, 25 de maio de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
DOURADOS - UNIGRAN

Missão Caiuá e Agepen recebem doação de protetores faciais da Inova UNIGRAN

Missão Caiuá e Agepen recebem doação de protetores faciais da Inova UNIGRAN

28 Abr 2020 - 14h33Por UNIGRAN - ASSESSORIA

A aceleradora Inova UNIGRAN doou a segunda remessa de protetores faciais, do tipo ‘face shield’, fabricados com a tecnologia 3D. Receberam dez unidades a Missão Evangélica Caiuá, que mantém o hospital indígena Porta da Esperança, e a Agência Estadual de Gestão do Sistema Penitenciário – Agepen, que dispõe de uma equipe multidisciplinar de saúde na Penitenciária Estadual de Dourados – PED.

O modelo serve para proteger o rosto e colo, atendendo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – e também foi avaliado por uma equipe multiprofissional da saúde. A impressão 3D produz o encaixe na cabeça e a viseira é feita de acetato, um material transparente.

Acadêmicos e colaboradores da Instituição estão produzindo mais cerca de mil unidades para doação em outros hospitais da cidade e região. O equipamento, além de ser caro, está em falta no mercado.

“Nesse momento difícil que estamos passando, nós pensamos em como poderíamos ajudar os hospitais e os profissionais de saúde, que enfrentam tantas dificuldades na linha de frente no combate à Covid-19, principalmente com o déficit de materiais e equipamentos. Então, acionamos a Inova UNIGRAN, que desenvolveu o protótipo destes protetores. Apesar do acetato ser caro e estar em falta no país, conseguimos comprá-lo e, para aumentar a produção, também adquirimos mais uma impressora 3D, para atender a demanda. Acreditamos que se cada um fizer a sua parte, conseguiremos superar essa pandemia sem grandes prejuízos à saúde da população”, explicou Cecília Tânia Grinberg Zauith, presidente da Mantenedora da UNIGRAN.A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

Jonas Simon, representante da Missão Caiuá, elogiou a prontidão da UNIGRAN em doar os protetores.  “Nós ficamos sabendo desse projeto por meio das redes sociais da Instituição e então, como eu sou responsável pelo setor de doação da Missão, mandei mensagem no Instagram da Inova e imediatamente tive a resposta de que poderia vir buscar hoje esses equipamentos. Apesar de não ter nenhum caso confirmado no nosso hospital, já está com uma ala inteira destinada aos pacientes da Covid-19. Esses protetores vão nos ajudar muito, considerando que este equipamento está em falta no mercado e vão garantir maior proteção aos profissionais”, falou.

O Hospital Porta da Esperança foi criado em 1963 e está localizado dentro da reserva indígena de Dourados. Atualmente, possui mais de 50 leitos e atende toda população indígena da cidade, composta por mais de 18 mil índios.A imagem pode conter: mesa e área interna

Cristiane Martins e João Dino representaram a Agepen e receberam a doação. Martins explicou que há um esforço para que o coronavírus não entre na penitenciária, no entanto, os profissionais já se preparam caso haja contaminação. “Enviamos um e-mail para a UNIGRAN solicitando a doação desses equipamentos e imediatamente fomos atendidos. Eles serão utilizados pelos profissionais que atuam no setor de saúde na PED, que é responsável pelo atendimento aos internos acamados e doentes. Hoje o setor conta com uma assistente social, quatro enfermeiros e médicos, que atendem uma população carcerária de, aproximadamente, 2.500 internos”, disse.

A Inova UNIGRAN também está confeccionando cerca de mil máscaras de tecido para uso dos colaboradores administrativos e que também estão sendo doadas no comércio de Dourados.A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna

Respiradores

A equipe da Inova UNIGRAN também está desenvolvendo um protótipo de respirador para ser fabricado e doado aos hospitais de Dourados e região. O equipamento está sendo produzido utilizando a tecnologia 3D e ainda com arduíno, que é uma placa de prototipagem eletrônica de código aberto e computação.

A previsão é que o protótipo seja o mais acessível no Brasil, se comparado com o custo da produção de outros modelos que estão sendo desenvolvidos em outras universidades brasileiras.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VICENTINA - COVID-19 - AÇÕES
SEMED desenvolve ações de Interação Remota entre Escolas & Família durante pandemia em Vicentina
AULAS PELA TV EM MS
Alunos da rede estadual começam a assistir aulas pela TV aberta nesta segunda-feira em MS
ENEM
Enem 2020 é adiado por causa da Covid
ARTIGO DA SEMANA
ARTIGO - O 'Medo' paralisa, por Luciano Gazola
AULAS SUSPENSAS
Aulas presenciais seguem suspensas até dia 30 de junho na rede estadual de ensino
APROVADO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Governo de MS prorroga abono salarial dos servidores públicos mesmo com queda na arrecadação
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo do Estado encaminhou à Assembleia projeto que prorroga abono salarial aos servidores
RETORNO DAS AULAS
Reinaldo deve se reunir com ministro da saúde para discutir retorno das aulas
VOLTA AS AULAS
Prefeito e governador vão discutir volta às aulas com ministro da Saúde
PANDEMIA
Aplicativo pode acelerar retorno às aulas na rede pública