Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
DOURADOS - UNIGRAN

Missão Caiuá e Agepen recebem doação de protetores faciais da Inova UNIGRAN

Missão Caiuá e Agepen recebem doação de protetores faciais da Inova UNIGRAN

28 Abr 2020 - 14h33Por UNIGRAN - ASSESSORIA

A aceleradora Inova UNIGRAN doou a segunda remessa de protetores faciais, do tipo ‘face shield’, fabricados com a tecnologia 3D. Receberam dez unidades a Missão Evangélica Caiuá, que mantém o hospital indígena Porta da Esperança, e a Agência Estadual de Gestão do Sistema Penitenciário – Agepen, que dispõe de uma equipe multidisciplinar de saúde na Penitenciária Estadual de Dourados – PED.

O modelo serve para proteger o rosto e colo, atendendo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – e também foi avaliado por uma equipe multiprofissional da saúde. A impressão 3D produz o encaixe na cabeça e a viseira é feita de acetato, um material transparente.

Acadêmicos e colaboradores da Instituição estão produzindo mais cerca de mil unidades para doação em outros hospitais da cidade e região. O equipamento, além de ser caro, está em falta no mercado.

“Nesse momento difícil que estamos passando, nós pensamos em como poderíamos ajudar os hospitais e os profissionais de saúde, que enfrentam tantas dificuldades na linha de frente no combate à Covid-19, principalmente com o déficit de materiais e equipamentos. Então, acionamos a Inova UNIGRAN, que desenvolveu o protótipo destes protetores. Apesar do acetato ser caro e estar em falta no país, conseguimos comprá-lo e, para aumentar a produção, também adquirimos mais uma impressora 3D, para atender a demanda. Acreditamos que se cada um fizer a sua parte, conseguiremos superar essa pandemia sem grandes prejuízos à saúde da população”, explicou Cecília Tânia Grinberg Zauith, presidente da Mantenedora da UNIGRAN.A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

Jonas Simon, representante da Missão Caiuá, elogiou a prontidão da UNIGRAN em doar os protetores.  “Nós ficamos sabendo desse projeto por meio das redes sociais da Instituição e então, como eu sou responsável pelo setor de doação da Missão, mandei mensagem no Instagram da Inova e imediatamente tive a resposta de que poderia vir buscar hoje esses equipamentos. Apesar de não ter nenhum caso confirmado no nosso hospital, já está com uma ala inteira destinada aos pacientes da Covid-19. Esses protetores vão nos ajudar muito, considerando que este equipamento está em falta no mercado e vão garantir maior proteção aos profissionais”, falou.

O Hospital Porta da Esperança foi criado em 1963 e está localizado dentro da reserva indígena de Dourados. Atualmente, possui mais de 50 leitos e atende toda população indígena da cidade, composta por mais de 18 mil índios.A imagem pode conter: mesa e área interna

Cristiane Martins e João Dino representaram a Agepen e receberam a doação. Martins explicou que há um esforço para que o coronavírus não entre na penitenciária, no entanto, os profissionais já se preparam caso haja contaminação. “Enviamos um e-mail para a UNIGRAN solicitando a doação desses equipamentos e imediatamente fomos atendidos. Eles serão utilizados pelos profissionais que atuam no setor de saúde na PED, que é responsável pelo atendimento aos internos acamados e doentes. Hoje o setor conta com uma assistente social, quatro enfermeiros e médicos, que atendem uma população carcerária de, aproximadamente, 2.500 internos”, disse.

A Inova UNIGRAN também está confeccionando cerca de mil máscaras de tecido para uso dos colaboradores administrativos e que também estão sendo doadas no comércio de Dourados.A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna

Respiradores

A equipe da Inova UNIGRAN também está desenvolvendo um protótipo de respirador para ser fabricado e doado aos hospitais de Dourados e região. O equipamento está sendo produzido utilizando a tecnologia 3D e ainda com arduíno, que é uma placa de prototipagem eletrônica de código aberto e computação.

A previsão é que o protótipo seja o mais acessível no Brasil, se comparado com o custo da produção de outros modelos que estão sendo desenvolvidos em outras universidades brasileiras.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

UNIGRAN DOURADOS
Publicidade e Propaganda aborda 'Arte e Emoção' na profissão durante Sincom 2024
FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho