Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
educcação

MEC vai impedir vestibular de mais de 200 cursos de humanas

2 Dez 2013 - 16h59Por Folha

Cursos de humanas considerados de má qualidade em duas avaliações sucessivas do Ministério da Educação terão o vestibular impedido pelo governo. Segundo o ministro Aloizio Mercadante (Educação) "mais de 200 cursos" receberão a punição.

"Todo mundo que tirou 1 e 2 e foi reincidente não poderá abrir vestibular no próximo ano", disse o ministro em referência às notas no CPC (Conceito Preliminar de Curso), indicador de qualidade que leva em conta fatores como o desempenho dos estudantes no Enade, infraestrutura do curso e formação do corpo docente.

Nesta segunda-feira (2) o MEC divulgou o indicador de 8.184 cursos da área de humanas e tecnológicas, agrupadas em 7.077 unidades de cálculo (cursos num mesmo município mas em campus diferentes recebem nota única). Essas graduações estão em 1.762 instituições de ensino superior.

Estão entre eles graduações como direito, administração, psicologia, jornalismo e eixos tecnológicos de gestão e negócios.

Desse total, 12% receberam em 2012 notas 1 ou 2, que apontam cursos de má qualidade. O percentual corresponde a cerca de 850 cursos. É nesse universo que estão os 200 cursos com vestibular cancelado em 2015.

A relação desses cursos deve ser divulgada somente na próxima quinta-feira.

Para Mercadante, essa punição "está ajudando a uma melhora significativa da qualidade". "Estamos com medidas severas. Se fechamos o vestibular, [a instituição] tem uma vida vegetativa, fica muito prejudicada. É um recado muito forte", completou.

O ministro ressaltou ainda que políticas públicas também incentivam a busca por melhor nota no CPC. Apenas cursos com nota 3 em diante no indicador podem ofertar bolsas do Prouni (benefício a estudantes de baixa renda) e Fies (Financiamento Estudantil).

No ano passado, 207 cursos das áreas de exatas, licenciatura e de tecnologia que tiveram sucessivas notas ruins tiveram vestibular cancelado pelo MEC. Na próxima quinta, o ministério fará balanço de quais delas tiveram o vestibular reaberto ou continuam com punição.

EVOLUÇÃO

Cursos de humanas considerados de má qualidade tiveram redução expressiva nos últimos três anos. Em 2009, 27% das graduações dessa área receberam nota 1 ou 2 no CPC (Conceito Preliminar de Curso). No ano passado, esse percentual foi de 12%.

Avaliados em 2009 pelo Ministério da Educação, esse mesmo grupo passou por uma nova análise em 2012 (o ciclo de avaliação se fecha a cada três anos).

De acordo com os dados divulgados na tarde de hoje pelo ministério, 71,6% desses cursos receberam notas 3, 4 ou 5 no CPC, o que confirma a boa qualidade da graduação. Há três anos, esse percentual era de 51,5%.

Ainda há um percentual de cursos que aparecem como "sem conceito": como são recém-abertos, ainda não completaram um ciclo de avaliação e, portanto, não recebem nota.

"Tivemos uma importante melhora no ensino superior quando a gente analisa o ciclo das humanidades. É uma evolução muito positiva em todos os níveis", avaliou o ministro Aloizio Mercadante (Educação) em coletiva de imprensa.

Entre os cursos de excelência, entretanto, a evolução foi modesta: em 2009, apenas 1,2% dessas graduações receberam a nota máxima (5). Em 2012, esse percentual foi de 1,5%.

Mercadante apontou ainda o aumento do número de estudantes cursando o ensino superior. Em 2009, eram 5,92 milhões; três anos depois, 7,37 milhões. "Estamos melhorando significativamente a qualidade colocando mais de 1 milhão na sala de aula", disse.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Ricardo Agra EDUCAÇÃO DE QUALIDADE EM MS
Escolas estaduais oferecem educação profissional, formam profissionais e abrem caminhos para a facul
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Egressos de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN ganham premiação estadual
Comunicação Governo de MS, com informações da Energisa MS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Conscientização ambiental em escolas de MS faz plantio de mudas e aborda até cuidados com rede elétr
DENTRAN/MS - Fotos: Rachid Waqued AÇÕES DO DETRAN/MS
Detran-MS integra operação do TCE na vistoria do Transporte Escolar em Bandeirantes
VOLTA ÀS AULAS - Thaís Davis, Comunicação SED AULAS NA REDE ESTADUAL
Aulas da rede estadual vão até final de dezembro, confira como ficou com a alteração do calendário

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos