Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
BOLSA DE ESTUDO

Mato Grosso do Sul é o Estado que mais investe em bolsas de doutorado

Na contramão do que tem veiculado no noticiário nacional, Mato Grosso do Sul vem se destacando nacionalmente pelos investimentos em ciência e tecnologia.

3 Nov 2021 - 08h03Por Portal do MS

Na contramão do que tem veiculado no noticiário nacional, Mato Grosso do Sul vem se destacando nacionalmente pelos investimentos em ciência e tecnologia.

Dados do  Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) mostram que o Estado é o que mais investe em bolsas de doutorado com recursos estaduais por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect).

No cenário que considera os incentivos em bolsas de mestrado e doutorado, Mato Grosso do Sul é o segundo maior investidor do País. 

Na avaliação do diretor-presidente da Fundect, Prof. Márcio de Araújo Pereira, esta posição é fruto do investimento em editais de mestrado nos últimos cinco anos. 

“Especialmente pela parceria estratégica com o Ministério da Educação, por meio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) onde foram investidos R$ 7,4 milhões em bolsas de pesquisa científica para 59 cursos de pós-graduação de 5 universidades de Mato Grosso do Sul: UFMS, UEMS, UFGD, UCDB e Uniderp”.

Entre os bolsistas de mestrado está Mahara Baggio Arcie, de 24 anos, nascida em Curitiba e moradora de Mato Grosso do Sul há 7 anos. Formada em geografia, a jovem iniciou o mestrado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul em meio a pandemia. Segundo ela, as aulas a distância não interferem no processo de aprendizagem, e a bolsa de estudo é fundamental. 

"No meu ponto de vista, a bolsa de estudos é imprescindível, levando em consideração que por meio da mesma, tenho a oportunidade de me dedicar em tempo integral ao mestrado, com excelentes professores e em uma ótima universidade". 

Tatiana Cantarella Sarmento, de 33 anos é natural de Amambai e mudou-se para a Capital quando os pais bancários vieram transferidos. Formou-se em nutrição pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) onde atualmente faz doutorado em biotecnologia. 

"A bolsa nos dá a oportunidade de estar investindo em uma pesquisa que vai fazer diferença na prática clinica. Trabalho com nutrição esportiva e minha pesquisa vai avaliar uma estratégia nutricional a base de plantas em ratos corredores. Então, o achado dessa pesquisa vai me permitir uma estratégia nutricional que eu possa usar com meus pacientes, ou seja, posso apoiar meus colegas de trabalho com esse serviço essa conduta, essa estratégia", destaca. 

Dados de outubro de 2021, mostram que a Fundect atende 418 bolsistas, sendo 75 de mestrado, 52 de doutorado e 7 de pós doutorado, além de outras modalidades. 

Mireli Obando, Subcom

Foto: Saul Schramm (Arquivo)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN
Coordenadores, a Reitora da Instituição e o general de Brigada Abelardo Prisco de Souza Neto UNIGRAN DOURADOS
Coordenadores da UNIGRAN recebem 'Diploma de Amigo da 4ª Brigada' no Dia do Exército
Fotos: Arquivo Escolar AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com investimentos e oferta em tempo integral, educação escolar indígena de MS é destaque

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS