Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
PROMOÇÃO A INTEGRIDADE

Governador lança 2ª fase de programa de promoção a integridade; ações chegarão aos municípios

Mato Grosso do Sul foi um dos primeiros estados a implementar programa que previne fraudes, fortalece a ética e elimina riscos de desvios de conduta na administração pública

17 Nov 2021 - 06h43Por Portal do MS

O governador Reinaldo Azambuja lança nesta quarta-feira (17) a segunda fase do Programa MS de Integridade (PMSI), criado em maio de 2019. Com a presença do ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Iran Coelho das Neves, e o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, o governador lança, também, o Programa de Integridade Municipal (PIM), em parceria com Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). A solenidade de lançamento acontece às 9h, no auditório do Instituto e Meio Ambiente (Imasul).

O Programa MS de Integridade foi criado pelo Decreto n° 15.222 para eliminar riscos de corrupção e desvios de conduta, fortalecendo a cultura da ética e da integridade no serviço público, bem como implementar melhorias procedimentais na gestão pública. Começou a ser implementado há dois anos e meio e agora entra na fase de acompanhamento efetivo dos planos de ação. 

Segundo o coordenador do PMSI, João Francisco Arcoverde Lopez, as ações estão sendo desenvolvidas no âmbito de toda a máquina pública. Nesse período foi realizado um diagnóstico de cada setor do governo, após mapeamento que identificou os níveis de operacionalização dos macroprocessos, controles internos, avaliação de riscos e sistemas de prevenção. A partir daí, propostas de ação são avençadas entre os Órgãos e a CGE “Este é um programa de Estado, contínuo e perene, em que o Governo do Estado reafirma o compromisso com a ética e integridade na gestão pública de forma efetiva e permanente”.

De acordo com a CGE, há um enorme avanço no processo de depuração do poder público, com a ampliação da transparência e gerenciamento de riscos. O programa, que agora será estendido aos municípios por meio de parceria com o TCE e Assomasul, garante confiança na administração. “A melhor ação é a criação de mecanismos de prevenção e afirmação da cultura da ética no serviço público”, destaca João Francisco Arcoverde Lopez.

Para a Controladoria Geral, o aprimoramento de condutas e controle de gestão são uma tendência no serviço público, importante para afirmação das instituições, pois são medidas que ampliam a transparência e reforçam a confiança na gestão pública.

Segundo o controlador-geral Carlos Girão, a diretriz estabelecida pelo Decreto do governador Reinaldo Azambuja foi uma das primeiras a serem baixadas no âmbito de todas as unidades da Federação, fazendo com que o Estado afirme a cultura da ética como princípio basilar da gestão, por meio de mecanismos que impeçam a má gestão, os desvios de conduta e os riscos de fraude e corrupção.

Na fase que se iniciar, com o lançamento do PIM – Programa de Integridade Municipal -, a Controladoria-Geral do Estado e o Tribunal de Contas do Estado capacitarão agentes públicos municipais, para que esses possam implementar programas de integridade em seus municípios, respeitando as peculiaridades locais. Busca-se assim, com essa transferência de conhecimento, contribuir para a melhoria das gestões públicas municipais.

Edmir Conceição, Governo do MS

Foto: Chico Ribeiro

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: SARA ARAÚJO FÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: REDES SOCIAIS CULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTO: ADÉLIO FERREIRA / BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL - COPA VILA BRASIL
Escola Vila Brasil promoveu a 1ª Copa da Vila com êxito e premia campeões em Fátima do Sul
Adersino Junior, Comunicação SED COMBATE CONTRA O MOSQUITO
Escolas estaduais realizam ações educativas no 'Dia D de Combate à Dengue'
Raquel de Sá ao lado do professor do Colégio UNIGRAN, Marcos Oliveira Maciel COLÉGIO UNIGRAN DESTAQUE
Formada pelo Colégio UNIGRAN é aprovada em Medicina na Itália

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis