Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
GLÓRIA DE DOURADOS - MAIS EDUCAÇÃO

Glória de Dourados recebeu 4 municípios para discutir no I Seminário Intermunicipal

O município de Glória de Dourados realizou o “I Seminário Intermunicipal” para tratar sobre o

3 Dez 2013 - 10h12Por DEMERVAL NOGUEIRA / FÁTIMA NEWS

O município de Glória de Dourados realizou o “I Seminário Intermunicipal” para tratar sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O evento de caráter educacional contou com participações das secretarias municipais de Educação e Cultura dos municípios de Vicentina, Jateí, Fátima do Sul e Novo Horizonte do Sul. O seminário aconteceu no último dia 29, no auditório da Uems local, com apoio da Secretaria de Estado de Educação (SED).

Antes das exposições referentes ao Pacto, houve diversas apresentações culturais. Em Glória de Dourados a coordenação do Pacto está a cargo da professora Marly Ardáia Fagundes, com orientação da professora Lucimar Nóbrega.

O Pacto contém as redes de ensino, estadual e municipal. Professores do programa dos cinco municípios lotaram as dependências do auditório da Uems, numa demonstração cristalina de estar atentas ao referido programa que é protagonizado a nível nacional. As professoras e professores debateram durante o dia inteiro sobre as questões que envolvem os alunos contidos na faixa etária e que estão enquadrados dentro do Pacto.

O seminário teve por objetivo finalizar o trabalho com os professores alfabetizadores, correspondente aos alunos do 1º, 2º e 3º ano, para mostrar a aplicabilidade metodológica dos estudos e a forma de transmitir o ensinamento, conforme as exposições dos professores vinculados ao programa.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Semec) de Glória de Dourados, professora Ligia Cibeli Tendulo Rodrigues abriu o seminário e deu boas vindas a todos os participantes. Cibeli informou ainda, “o objetivo deste seminário é refletir sobre as práticas de alfabetização e suas dimensões, socializar experiências e aprendizagens dos professores cursistas em sala de aula com as crianças no ciclo da alfabetização e expor os resultados alcançados”, disse a secretária.

O prefeito de Glória de Dourados, Arceno Athas Júnior (PROS), esclareceu, “nós somos uma região pequena, que congrega basicamente, pouco mais de 50 mil habitantes. O Pacto é a valorização dos funcionários das respectivas redes municipais e estaduais”, disse Athas discorrendo ainda, “sabemos que os poucos recursos federais repassados aos municípios ainda é irrisório e, isso cria certas dificuldades, entretanto, procuramos investir na educação da forma mais correta possível”, argumenta o prefeito.

O prefeito Arceno Athas fez questão de invocar a todos os presentes as vantagens do Consórcio Intermunicipal do Desenvolvimento da Colônia (Cideco), do qual é o atual presidente. Presente também nas solenidades de abertura do seminário, a prefeita de Novo Horizonte do Sul, Nilza Ramos.

As ações do Pacto apóiam-se em quatro eixos de atuação: 1- Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; 2- Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;

3- Avaliações sistemáticas; 4- Gestão, mobilização e controle social. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC foi implementado no início desse ano, para garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. O governo federal aportará incentivo financeiro e assistência técnica e pedagógica, visando formar 360 mil professores alfabetizadores até o ano de 2015. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Ricardo Agra EDUCAÇÃO DE QUALIDADE EM MS
Escolas estaduais oferecem educação profissional, formam profissionais e abrem caminhos para a facul
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Egressos de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN ganham premiação estadual
Comunicação Governo de MS, com informações da Energisa MS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Conscientização ambiental em escolas de MS faz plantio de mudas e aborda até cuidados com rede elétr
DENTRAN/MS - Fotos: Rachid Waqued AÇÕES DO DETRAN/MS
Detran-MS integra operação do TCE na vistoria do Transporte Escolar em Bandeirantes
VOLTA ÀS AULAS - Thaís Davis, Comunicação SED AULAS NA REDE ESTADUAL
Aulas da rede estadual vão até final de dezembro, confira como ficou com a alteração do calendário

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos