Menu
SADER_FULL
domingo, 29 de novembro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
SITIOCA ALVORADA
GLÓRIA DE DOURADOS - MAIS EDUCAÇÃO

Glória de Dourados recebeu 4 municípios para discutir no I Seminário Intermunicipal

O município de Glória de Dourados realizou o “I Seminário Intermunicipal” para tratar sobre o

3 Dez 2013 - 10h12Por DEMERVAL NOGUEIRA / FÁTIMA NEWS

O município de Glória de Dourados realizou o “I Seminário Intermunicipal” para tratar sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O evento de caráter educacional contou com participações das secretarias municipais de Educação e Cultura dos municípios de Vicentina, Jateí, Fátima do Sul e Novo Horizonte do Sul. O seminário aconteceu no último dia 29, no auditório da Uems local, com apoio da Secretaria de Estado de Educação (SED).

Antes das exposições referentes ao Pacto, houve diversas apresentações culturais. Em Glória de Dourados a coordenação do Pacto está a cargo da professora Marly Ardáia Fagundes, com orientação da professora Lucimar Nóbrega.

O Pacto contém as redes de ensino, estadual e municipal. Professores do programa dos cinco municípios lotaram as dependências do auditório da Uems, numa demonstração cristalina de estar atentas ao referido programa que é protagonizado a nível nacional. As professoras e professores debateram durante o dia inteiro sobre as questões que envolvem os alunos contidos na faixa etária e que estão enquadrados dentro do Pacto.

O seminário teve por objetivo finalizar o trabalho com os professores alfabetizadores, correspondente aos alunos do 1º, 2º e 3º ano, para mostrar a aplicabilidade metodológica dos estudos e a forma de transmitir o ensinamento, conforme as exposições dos professores vinculados ao programa.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Semec) de Glória de Dourados, professora Ligia Cibeli Tendulo Rodrigues abriu o seminário e deu boas vindas a todos os participantes. Cibeli informou ainda, “o objetivo deste seminário é refletir sobre as práticas de alfabetização e suas dimensões, socializar experiências e aprendizagens dos professores cursistas em sala de aula com as crianças no ciclo da alfabetização e expor os resultados alcançados”, disse a secretária.

O prefeito de Glória de Dourados, Arceno Athas Júnior (PROS), esclareceu, “nós somos uma região pequena, que congrega basicamente, pouco mais de 50 mil habitantes. O Pacto é a valorização dos funcionários das respectivas redes municipais e estaduais”, disse Athas discorrendo ainda, “sabemos que os poucos recursos federais repassados aos municípios ainda é irrisório e, isso cria certas dificuldades, entretanto, procuramos investir na educação da forma mais correta possível”, argumenta o prefeito.

O prefeito Arceno Athas fez questão de invocar a todos os presentes as vantagens do Consórcio Intermunicipal do Desenvolvimento da Colônia (Cideco), do qual é o atual presidente. Presente também nas solenidades de abertura do seminário, a prefeita de Novo Horizonte do Sul, Nilza Ramos.

As ações do Pacto apóiam-se em quatro eixos de atuação: 1- Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; 2- Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;

3- Avaliações sistemáticas; 4- Gestão, mobilização e controle social. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC foi implementado no início desse ano, para garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. O governo federal aportará incentivo financeiro e assistência técnica e pedagógica, visando formar 360 mil professores alfabetizadores até o ano de 2015. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS - UNIGRAN
Diretor da Inova UNIGRAN conquista o 1º lugar no ranking de líderes do InovAtiva Brasil
EDUCAÇÃO NA PANDEMIA
Protocolo de Volta às Aulas da Rede Estadual prevê ensino híbrido em 2021
GREVE DE FOME
Professores fazem greve de fome por revogação de edital de temporários
HONESTIDADE
Casal descobre tesouro em casa recém-comprada e devolve pro antigo dono
JATEÍ E SUA HISTÓRIA
Emoção marca agradecimentos de autoras de livro ao prefeito que está resgatando história de Jateí
INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Missão educacional em Rio Brilhante se inova com tecnologia para desafios em tempos da pandemia
ARTIGO DO LEITOR
Professor de Fátima do Sul escreve sobre a volta de 15 de novembro nas eleições brasileiras
VOLTA ÀS AULAS EM MS
VOLTA ÀS AULAS presenciais na rede estadual só em 2021, diz governador
Aluna testou positivo e pais informaram a escola sobre caso de covid. (Foto: Arquivo/Kísie Ainoã) CORONAVÍRUS EM MS
Aluna testa positivo para coronavírus e escola de Ensino Médio fecha por 14 dias em MS
WEBINÁRIO DO MS
SES realiza webinário Sul-Mato-Grossense para enfrentamento à Covid-19