Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 12 de maio de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Esperança que floresce entre muros: reforma de escola une educação, dignidade e transformação social

12 Mai 2025 - 17h31Por Lucas Cavalheiro, Comunicação Vice-governadoria

Campo Grande deu um passo firme rumo à inclusão e à dignidade nesta segunda-feira (12), com a entrega da reforma da Escola Estadual Professora Delmira Ramos, no bairro Coophavila II.

Mais do que a revitalização física de uma unidade escolar, a ação representa o florescimento de uma política pública que combina educação de qualidade, reintegração social e desenvolvimento sustentável — alinhada aos pilares de um Mato Grosso do Sul mais verde, próspero, digital e inclusivo.

A 16ª obra integra o programa “Revitalizando a Educação com Liberdade”, uma parceria entre o Governo do Estado, o Tribunal de Justiça de MS, a Agepen e a Secretaria de Estado de Educação. Com investimento de R$ 650 mil, a reforma estrutural beneficiou mais de 2.200 m², com melhorias em telhado, banheiros, cozinha, rede elétrica e hidráulica.

Tudo realizado com a força de trabalho de 25 reeducandos do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, que atuaram como pedreiros, pintores, eletricistas e serralheiros.

“Cada parede erguida e cada espaço recuperado aqui traz consigo uma história de reconstrução — da escola e também de vidas. É esse o caminho de uma gestão inclusiva: que oferece oportunidades e acredita no poder da educação como instrumento de transformação”, afirmou o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha.

Além da estrutura física, a comunidade escolar celebra a chegada de um novo projeto que já brota com frutos e propósito: a Hortinha da Esperança. Implantada em uma área de 1.500 m², ela reúne hortaliças, raízes e frutas como alface, abobrinha, banana e mandioca, sendo mantida com tecnologias sustentáveis — como estufa telada, sistema de irrigação automatizada e uso de mulching. A produção, acompanhada tecnicamente pelo Senar/MS, abastecerá a merenda escolar e ainda contemplará pais de alunos e servidores.

“Essa horta é mais do que um projeto agrícola. Ela representa alimentação saudável, aprendizado prático, sustentabilidade e conexão entre os alunos e a natureza”, destacou a diretora da escola, Gigliola Vince.

Para o juiz Albino Coimbra Neto, da 2ª Vara de Execução Penal e idealizador do projeto “Revitalizando a Educação com Liberdade”, o sucesso do programa está na forma como ele une reinserção social e benefício coletivo.

“O projeto demonstra que é possível aplicar a legislação de forma responsável e inovadora, revertendo parte do salário dos apenados para financiar obras públicas. Com isso, promovemos dignidade, trabalho e cidadania”, afirmou.

A cada três dias de serviço prestado, um dia é remido da pena — um incentivo legal que reforça a importância do trabalho no processo de ressocialização. Além disso, os reeducandos recebem salário, do qual 10% é destinado a novas reformas em outras escolas.

Representando a Secretaria de Estado de Educação, o secretário-adjunto Sérgio Luiz Gonçalves lembrou que investimento em educação é prioridade da atual gestão é um compromisso com o futuro.

“Essa entrega representa o respeito que temos por cada aluno e educador que passa por estas salas. Representa também a crença de que a educação é o caminho mais poderoso para a transformação social. Com essa nova estrutura, temos certeza de que o ensino se fortalecerá ainda mais, criando oportunidades e construindo um futuro melhor para todos”, disse.

Já o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Dorival Renato Pavan, enfatizou o aspecto humanitário do programa. “Promover justiça não é apenas aplicar a lei, mas também oferecer oportunidades para que cada pessoa possa escrever uma nova história”, pontuou.

A entrega foi marcada por emoção, reconhecimento e esperança. A Escola Professora Delmira Ramos, que atende cerca de 300 alunos do 4º ao 9º ano, em tempo integral, agora oferece uma estrutura mais digna, acolhedora e transformadora.

“Aqui não entregamos apenas uma reforma. Entregamos sonhos reconstruídos, dignidade restaurada e um novo ciclo de possibilidades. É isso que nos move enquanto governo: gerar impacto real na vida das pessoas”, concluiu Barbosinha.

Lucas Cavalheiro, Comunicação Vice-governadoria
Fotos: João Garrigó/Vice-governadoria

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

UNIGRAN DOURADOS - FOTO: UNIGRAN UNIGRAN - VESTIBULAR DE INVERNO 2025
UNIGRAN abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2025
Karina Lima, Comunicação Setesc
Curso gratuito de iluminação para cinema e audiovisual será oferecido pelo MIS
IFMS - FOTO: MÍDIA MAX PROCESSO SELETIVO
Processo Seletivo do IFMS para professor com salários de até R$ 9 mil, veja como fazer
MIS recebe exposição em homenagem aos 125 anos de nascimento de Lídia Baís
FOTOS: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ - EDUCAÇÃO
Jateí avança na construção de uma Educação Inclusiva

Mais Lidas

JATEÍ DE LUTO
Jateí se despede de Suélen Coimbra, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Tempo
Chuva forte e ventania provocam estragos na Expoagro em Dourados
Plantão
Tragédia na BR-163: mulher morre após colisão com capivara e depois bater em coqueiro
Vítima foi arremessada para fora do carro. (Ponta Porã News)TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Homem morre após ser arremessado para fora do veículo em acidente
Ajude
Homem com câncer em estado grave aguarda com urgência transferência para hospital especializado