Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 15 de agosto de 2020
SADER_FULL
Busca
BANNER ECO TOUR
UNIGRAN

Egresso da UNIGRAN realiza 1ª cirurgia de tumor benigno em mandíbula

Egresso da UNIGRAN realiza primeira cirurgia de tumor benigno em mandíbula com técnica de biópsia por congelação em Ijuí/RS

30 Jul 2020 - 16h16Por Assessoria Unigran

Foi realizada na cidade de Ijuí/RS a primeira cirurgia de tumor benigno em mandíbula com o uso da técnica de biópsia por congelação, em ambiente ambulatorial. O procedimento foi feito em um adolescente pelos cirurgiões dentistas bucomaxilofacial do Hospital de Caridade de Ijuí, Rafael Maia, formado pela UNIGRAN em 2013, e pelo patologista Arlindo Aburad, doutor em Patologia pela Universidade de São Paulo – USP, que é pioneiro na técnica de biópsia por congelação em tumores de face no Brasil.

“Normalmente quando uma lesão é diagnosticada por meio do exame de imagem [raio-x ou tomografia computadorizada], realizamos a biópsia para saber o tipo de lesão, se é maligna, benigna, agressiva ou não. Esse resultado demora cerca de 10 dias para ficar pronto e o tratamento pode estender por meses. Com a técnica da biópsia por congelamento, o cirurgião tem a oportunidade de saber o diagnóstico imediato [no ato cirúrgico] e abordar a lesão de acordo com o diagnóstico do patologista. Isso promove mais conforto e resolutividade para paciente, que será acompanhado nos próximos anos para verificar se não ocorrerá recidiva da lesão”, explicou Maia.

A cirurgia foi feita em parceria com o Dr. Arlindo Aburad, que se deslocou de Cuiabá à Ijuí para fazer a análise anatomopatológica imediata. O procedimento aconteceu em consultório e foi utilizada a sedação do paciente por óxido nitroso. Toda a lesão foi removida e a análise anatomopatológica imediata foi realizada. Por fim, na lacuna óssea onde estava a lesão, foram instaladas membranas de L-PRF.

As membranas são feitas do próprio sangue do paciente e são ricas em células de defesa, o que reduz o risco de infecção pós-operatória. Além disso, as membranas potencializam o processo de formação óssea mandibular, que é o objetivo final do tratamento, além de salvar os dentes envolvidos.

Maia também destacou a formação obtida na UNIGRAN para sua carreira profissional. “Sou muito grato pela formação que tive, pois tive à disposição uma das melhores estruturas do país, além de um corpo docente altamente qualificado. O período de graduação sempre é desafiador, mas desde que ingressei no Ensino Superior eu sabia que queria me tornar cirurgião bucomaxilofacial. Se hoje consigo desenvolver minhas habilidades como cirurgião, certamente é porque tive um alicerce muito sólido na minha formação como cirurgião dentista e, por isso, tenho grande carinho e admiração por todos os professores do curso de Odontologia da UNIGRAN”, concluiu.

Maia cursou Odontologia com bolsa integral do ProUni e, após concluir a graduação, fez residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Hospital Geral Universitário, pela Universidade de Cuiabá/MT, que durou três anos.

Mais fotos

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS - UNIGRAN
Acadêmico de Fisioterapia da UNIGRAN tem trabalho publicado em revista de âmbito internacional
VOLTA AS AULAS
Nas redes, pais criam grupo e reclamam de retorno das aulas nas particulares de Campo Grande
VOLTA ÀS AULAS NO MS
Governo avalia testagem em massa para volta às aulas em MS
JATEÍ - CHAMADA PÚBLICA
Escola Bernadete Santos Leite faz chamada pública para merenda escolar em JATEÍ
FÁTIMA DO SUL - O ADEUS
INACREDITÁVEL: Um dia cheio de dor, tristeza e de dizer adeus em Fátima do Sul
VICENTINA - NOTA DE PESAR
Prefeitura se solidariza e destaca dedicação e contribuição de Cida Lima com a educação em Vicentina
COLAÇÃO DE GRAU
UNIGRAN inova e realiza colação de grau on-line pelo Google Classroom
ARTIGO DO LEITOR
Descubra: sem sombra de dúvidas, Deus tem um propósito pra sua Vida.
RETORNO ÀS AULAS EM MS
MS discute estratégias de retorno às aulas presenciais de forma segura
AULAS NA PANDEMIA
Enquanto MS tem mil novos casos de Covid-19, mais uma cidade libera volta às aulas