Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
UNIGRAN

Egresso da UNIGRAN realiza 1ª cirurgia de tumor benigno em mandíbula

Egresso da UNIGRAN realiza primeira cirurgia de tumor benigno em mandíbula com técnica de biópsia por congelação em Ijuí/RS

30 Jul 2020 - 16h16Por Assessoria Unigran

Foi realizada na cidade de Ijuí/RS a primeira cirurgia de tumor benigno em mandíbula com o uso da técnica de biópsia por congelação, em ambiente ambulatorial. O procedimento foi feito em um adolescente pelos cirurgiões dentistas bucomaxilofacial do Hospital de Caridade de Ijuí, Rafael Maia, formado pela UNIGRAN em 2013, e pelo patologista Arlindo Aburad, doutor em Patologia pela Universidade de São Paulo – USP, que é pioneiro na técnica de biópsia por congelação em tumores de face no Brasil.

“Normalmente quando uma lesão é diagnosticada por meio do exame de imagem [raio-x ou tomografia computadorizada], realizamos a biópsia para saber o tipo de lesão, se é maligna, benigna, agressiva ou não. Esse resultado demora cerca de 10 dias para ficar pronto e o tratamento pode estender por meses. Com a técnica da biópsia por congelamento, o cirurgião tem a oportunidade de saber o diagnóstico imediato [no ato cirúrgico] e abordar a lesão de acordo com o diagnóstico do patologista. Isso promove mais conforto e resolutividade para paciente, que será acompanhado nos próximos anos para verificar se não ocorrerá recidiva da lesão”, explicou Maia.

A cirurgia foi feita em parceria com o Dr. Arlindo Aburad, que se deslocou de Cuiabá à Ijuí para fazer a análise anatomopatológica imediata. O procedimento aconteceu em consultório e foi utilizada a sedação do paciente por óxido nitroso. Toda a lesão foi removida e a análise anatomopatológica imediata foi realizada. Por fim, na lacuna óssea onde estava a lesão, foram instaladas membranas de L-PRF.

As membranas são feitas do próprio sangue do paciente e são ricas em células de defesa, o que reduz o risco de infecção pós-operatória. Além disso, as membranas potencializam o processo de formação óssea mandibular, que é o objetivo final do tratamento, além de salvar os dentes envolvidos.

Maia também destacou a formação obtida na UNIGRAN para sua carreira profissional. “Sou muito grato pela formação que tive, pois tive à disposição uma das melhores estruturas do país, além de um corpo docente altamente qualificado. O período de graduação sempre é desafiador, mas desde que ingressei no Ensino Superior eu sabia que queria me tornar cirurgião bucomaxilofacial. Se hoje consigo desenvolver minhas habilidades como cirurgião, certamente é porque tive um alicerce muito sólido na minha formação como cirurgião dentista e, por isso, tenho grande carinho e admiração por todos os professores do curso de Odontologia da UNIGRAN”, concluiu.

Maia cursou Odontologia com bolsa integral do ProUni e, após concluir a graduação, fez residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Hospital Geral Universitário, pela Universidade de Cuiabá/MT, que durou três anos.

Mais fotos

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

UNIGRAN DOURADOS
Publicidade e Propaganda aborda 'Arte e Emoção' na profissão durante Sincom 2024
FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação