Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
CORTES NA EDUCAÇÃO

Educação faz greve geral nesta terça-feira, dia 13

Os profissionais da Educação das esferas municipal, estadual e federal vão fazer uma greve geral nesta terça-feira, dia 13, a partir da meia-noite

13 Ago 2019 - 09h38Por Extra

Os profissionais da Educação das esferas municipal, estadual e federal vão fazer uma greve geral nesta terça-feira, dia 13, a partir da meia-noite, com o objetivo de chamar a atenção das autoridades e da população para as reivindicações da categoria, como o reajuste salarial, a recomposição dos investimentos na área por parte do governo e a valorização dos servidores.

Segundo o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio (Sepe-RJ), o objetivo é denunciar os recentes cortes do Ministério da Educação (MEC) e a reforma da Previdência que, para o sindicato, ameaça a aposentadoria dos trabalhadores.

— Sofremos diversos cortes na educação básica, cerca de R$ 350 milhões, e a reforma da Previdência nos ataca de uma forma geral. No estado, os professores estão há cinco anos sem reajuste, inclusive já apresentamos ao líder do governo na Alerj, deputado Marcio Pacheco (PSC), um plano para que o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) possa custear o salário, porque já temos uma perda de 34% nos vencimentos — comentou o coordenador geral do Sepe-RJ, Gustavo Miranda, segundo o qual o Fundeb não está sendo executado em sua totalidade.

Em relação aos profissionais do município do Rio, o coordenador disse que as principais reivindicações são a garantia da dedicação de um terço do tempo dos professores para planejamento de aula, e que a Prefeitura do Rio abra o diálogo para negociar o reajuste salarial.

— O reajuste que foi dado em janeiro foi referente aos dois anos anteriores. Ainda não começamos a negociar um aumento referente à perda salarial em 2019 — disse Miranda.

A Associação de Docentes da Universidade do Estado do Rio (Asduerj) acredita que o momento é de união de todas as categorias da Edcuação, porque as medidas que o governo federal vem tomando, como o corte de 30% nos repasses para as instituições, podem ser seguidos em breve pelos governos estaduais.

"As pautas são um reflexo do que a Educação vem sofrendo, então, como um ato de solidariedade, toda a categoria deve se unir", afirmou a nota da assessoria.

Críticas ao Future-se

Lançado no dia 17 de julho pelo Ministério da Educação (MEC), o Future-se pretende permitir que sejam feitos investimentos de fundos privados e a contratação de Organizações Sociais (OSs), com o objetivo de aumentar a autonomia administrativa das universidades federais.

Para a secretária-geral do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Eblin Farage, a medida vai subordinar as universidade à iniciativa privada, o que pode causar um empobrecimento da produção intelecutal das instituições.

— O Future-se vai limitar a capacidade de fazer ciência, pesquisas e projetos para produzir conhecimento para a população, porque a universidade vai ter que atender ao que os investidores quiserem. É a universidade a serviço do mercado e não da população — avaliou.

O MEC tornou disponível uma consulta pública para a população opinar sobre o Future-se.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Arquivo Escolar AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com investimentos e oferta em tempo integral, educação escolar indígena de MS é destaque
FOTOS: SARA ARAÚJO FÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: REDES SOCIAIS CULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTO: ADÉLIO FERREIRA / BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL - COPA VILA BRASIL
Escola Vila Brasil promoveu a 1ª Copa da Vila com êxito e premia campeões em Fátima do Sul
Adersino Junior, Comunicação SED COMBATE CONTRA O MOSQUITO
Escolas estaduais realizam ações educativas no 'Dia D de Combate à Dengue'

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis