As crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) do Detran-MS participaram quarta-feira (21) de uma programação especial alusiva ao Movimento Maio Amarelo. A iniciativa envolveu atividades lúdicas com foco na conscientização sobre segurança no trânsito, incluindo apresentação teatral, panfletagem e interações com servidores na sede do órgão, localizada na saída para Rochedo.
Durante a ação, os pequenos visitaram os blocos administrativos levando uma mensagem clara e impactante por meio da música: “Desacelere, seu bem maior é a vida”. A atividade foi conduzida com apoio dos educadores do CEI e da equipe da Diretoria de Educação para o Trânsito.
Além de promover a conscientização, as crianças também convidaram os servidores para participarem da Caminhada Maio Amarelo, que será realizada no próximo domingo (25), às 8h, no Parque das Nações Indígenas. A concentração será na Avenida Afonso Pena com a Rua Poeta Manoel de Barros, nas proximidades da unidade do Corpo de Bombeiros. A participação é gratuita e não requer inscrição prévia.
O diretor-presidente em exercício do Detran-MS, João César Mattogrosso, destacou a relevância da ação. “A educação para o trânsito deve começar desde a infância. As crianças têm um papel fundamental como multiplicadoras de boas práticas, influenciando positivamente o comportamento de seus familiares e da sociedade como um todo”.
A diretora pedagógica do CEI Detran, Ordália Almeida, reforçou o compromisso da instituição com a formação cidadã das crianças. “No CEI Detran, trabalhamos temas como segurança no trânsito ao longo de todo o ano, de forma lúdica e adequada à faixa etária das crianças. Participar do Maio Amarelo é sempre uma oportunidade de integrar nossos pequenos às ações educativas do Detran, fortalecendo valores como o cuidado, o respeito e a responsabilidade desde a infância.”
Pela manhã, a programação incluiu a apresentação da personagem Olívia, fantoche criado pela equipe da Diretoria de Educação para o Trânsito, com o objetivo de abordar o tema de forma adequada à linguagem infantil.
Segundo a gestora de Educação de Trânsito, Danielle Sena Bertolazo, o teatro é uma ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem. “A atividade estimula a criatividade e facilita a assimilação de conteúdos relevantes, como os que envolvem a segurança no trânsito.”
A personagem foi interpretada pela diretora de Educação para o Trânsito, Andrea Moringo. “Eu adoro estar com crianças e ensinar de forma lúdica. Aproveitei que o teatro foi aqui no Detran para atuar e passar essa mensagem aos pequenos”.
A iniciativa faz parte das estratégias educativas do Detran-MS dentro do Maio Amarelo, campanha nacional que busca chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
Mireli Obando e Emmanuelly Castro, Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

Projeto da UEMS que propõe reaproveitamento de filtros de cigarro é destaque em premiação do Crea-MS

Governo de MS lança processos seletivos com mais de 200 vagas para Saúde e Educação

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Fundect: com investimento de R$ 6,3 milhões, bolsas do Pibic crescem 25% e 750 estudantes serão bene

Ponto de Entrega Voluntária de resíduos inova e traz conceito educativo em escola estadual de MS
Mais Lidas

Fátima do Sul se despede de Rosária Fernandes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento

Sucesso de público e emoção: Dia dos Namorados encanta casais no Hotel e Restaurante Na Chácara

EXPORAMA 2025 abre hoje com Rodeio em Touros e Laço Comprido em comemoração aos 60 anos de Culturama

Fátima do Sul se despede do João Rodrigues, Pax Oliveira informa sobre o velório e sepultamento
