Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
exame nacional

Com segurança reforçada, Enem 2013 começa hoje em todo o país

Mais de 7 milhões de candidatos farão as provas do Enem 2013

26 Out 2013 - 07h00Por Uol

Mais de 7 milhões de candidatos farão as provas do Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio) neste fim de semana em todo o país. Neste sábado (26), os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). As provas serão aplicadas em 1.161 cidades e 15 mil salas de aula.

Para reforçar a segurança, o MEC (Ministério da Educação) anunciou que todos os malotes de provas têm lacres eletrônicos. Os lacres registram o horário do fechamento do malote na gráfica e o horário em que foi aberto no local de aplicação da prova.

Além disso, o ministério vai monitorar a internet para identificar os candidatos que usarem celular para postar fotos durante a prova. No ano passado, 65 candidatos foram desclassificados por esse motivo.

Hoje serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30. É recomendável que o aluno chegue com uma hora de antecedência ao local de prova. Consulte seu local de prova.

No domingo, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5h30, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas.

Os professores do Curso e Colégio Objetivo farão a correção online do Enem 2013 aqui no UOL. A correção começa logo depois do fim do exame (18h30 no sábado e 19h30 no domingo, no horário de Brasília). O UOL trará também a opinião de professores sobre as questões, a elaboração e o nível de dificuldade da prova.

Recomendações

No sábado e no domingo, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) recomenda que o inscrito chegue com uma hora de antecedência. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Em todo o país, deve se seguido o horário de Brasília. Não serão aceitos candidatos atrasados.

Os candidatos também precisam providenciar caneta preta -- de tubo transparente, como pedem os aplicadores da prova. É muito comum haver ambulantes nas portas das escolas. Mas, você vai se arriscar? Lápis, lapiseira e borracha estão proibidos.

Lembre-se também de deixar separados os documentos exigidos: identidade original com foto e o cartão de confirmação. Serão aceitos os seguintes documentos: cédula de identidade ou RG, emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; carteira de trabalho e previdência social; certificado de reservista; passaporte; carteira nacional de habilitação com foto.

Se você não recebeu o cartão de confirmação -- ou perdeu esse documento --, pode imprimir uma segunda via pelo site do Inep. Caso não lembre a senha de acesso ao sistema, o Inep disponibilizou um passo a passo para a recuperação de senha.

Segundo informações disponíveis na página do MEC, em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

Não se esqueça, o uso de telefones celulares e aparelhos eletrônicos dentro dos locais de prova é proibido. Os aparelhos devem ser guardados em sacos plásticos e colocados embaixo da cadeira.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN
Coordenadores, a Reitora da Instituição e o general de Brigada Abelardo Prisco de Souza Neto UNIGRAN DOURADOS
Coordenadores da UNIGRAN recebem 'Diploma de Amigo da 4ª Brigada' no Dia do Exército
Fotos: Arquivo Escolar AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com investimentos e oferta em tempo integral, educação escolar indígena de MS é destaque
FOTOS: SARA ARAÚJO FÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: REDES SOCIAIS CULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede da querida Dona Cida, família informa sobre velório e sepultamento
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul