Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
BIOPARQUE PANTANAL

Bioparque Pantanal enriquece o ensino, avaliam professores após visita

9 Abr 2022 - 08h46Por Joilson Francelino, Subcom

Técnicos do Núcleo de Educação Ambiental do Bioparque Pantanal se reuniram, nesta quinta-feira (7), com professores e alunos da Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, os primeiros a visitarem o complexo após a inauguração.

Sueli Rocha Bomfim, técnica do Núcleo de Educação Ambiental

Segundo a responsável pelas atividades e projetos pedagógicos e didáticos do Bioparque, a arte pedagoga Sueli Rocha Bomfim, o objetivo da reunião foi avaliar o atendimento aos alunos. “A gente queria saber qual foi a mudança de postura do aluno, se ele foi bem recebido. É um mecanismo para a gente poder construir nossos documentos para as futuras escolas. Estar melhor preparado, pois primamos uma visitação de qualidade”, afirmou.

Durante o bate papo, os alunos se mostraram entusiasmados com o que viram e aprenderam após a visita ao Bioparque, no último dia 30 de março. “Um aprendizado diferente, acho que a diversidade de conhecer onde a gente mora e a importância de saber o que tem, mostrando a realidade e tamanho do Pantanal”, disse a estudante do terceiro ano, Ana Fernandes, 17 anos. Kamile Matheus Vinha, 16 anos, do segundo ano, contou que estava ansiosa para conhecer o Bioparque e se encantou com a diversidade que encontrou. “Não foram somente os peixes que me encantaram, os fósseis, espécies, foi bem legal a experiência que tivemos no aquário. Foi bem além do passeio. Também gostei da arquitetura do aquário”, afirmou.

Ana Fernandes falou da experiência

Kamile Matheus reforçou o aprendizado

A vista rendeu algumas atividades dentro das salas de aula, como fez a professora de língua inglesa, Ana Andreia. “Nossa primeira ideia foi faze um álbum digital das imagens que os alunos fizeram no aquário, descrevendo-as dentro da língua inglesa, para que eles pudessem também representar o sentimento deles em relação à visita ao Bioparque”, disse.

A professora acrescenta que a visita reforçou a importância de cuidar do nosso bioma. “Vem acrescentar muito no nosso dia a dia, respeitar o nosso pantanal, cuidar dessa biodiversidade e fomentar isso junto aos alunos é muito importante e faz com que nosso fazer pedagógico na escola de autoria seja também mais enriquecido”, disse.

A professora Ana Andreia desenvolveu atividades com o olhar dos alunos sobre o Bioparque

O professor João Felipe considera a visita “um momento gerador de novos projetos”

Para o professor de história, João Felipe, é importante explorar a visita de alunos como “um momento gerador de novos projetos, novos entendimentos”. “Abordar toda a complexidade da biodiversidade que temos, dentro da sala de aula. Tanto nas aulas de historia em relação a como nós agimos com a natureza desde sempre e qual a nossa posição em relação à preservação da natureza hoje e também o que o pantanal influencia nas nossas vidas enquanto moradores de MS, e como utilizamos direta ou indiretamente esse bioma no nosso dia a dia”, pontuou.

O diretor da unidade escolar, Márcio Beretta Cossato, destaca que o passeio foi importante para que os alunos conhecessem, na prática, a teoria do que aprendem em sala.  “Os professores  podem utilizar aquele espaço como um lugar para a aprendizagem. Desenvolver pesquisa, trabalhos, trazer o ensino e as atividades que o Bioparque oferece para dentro da sala de aula e a escola fazer essa parceria com o Bioparque para trabalho em comum. Aproximar o aluno um pouco também dessa prática, desse mundo da pesquisa”, opina.

Daniel Ventura, do Núcleo de Educação Ambiental

O técnico do Núcleo de Educação Ambiental do Bioparque, Daniel Ventura, conclui que a reunião foi positiva. "Escutar do estudante que ele saiu diferente de lá, que ele conseguiu aprender algo, que a experiência o tocou de alguma maneira, para nós isso é um ganho e um convite para aprimorar mais os espaços e que as próximas escolas realizem uma visita com maestria, com qualidade e que fica sempre aquele gostinho de quero mais”, finalizou.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN
Coordenadores, a Reitora da Instituição e o general de Brigada Abelardo Prisco de Souza Neto UNIGRAN DOURADOS
Coordenadores da UNIGRAN recebem 'Diploma de Amigo da 4ª Brigada' no Dia do Exército
Fotos: Arquivo Escolar AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com investimentos e oferta em tempo integral, educação escolar indígena de MS é destaque
FOTOS: SARA ARAÚJO FÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul