Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
VOLTA ÀS AULAS EM MS

AULAS com 100% presenciais não voltam este ano, diz secretária

A titular da Pasta, Elza Fernandes Ortelhado, avalia que neste ano não deve haver

2 Fev 2021 - 10h48Por Correio do Estado

As aulas na Rede Municipal de Ensino (Reme) começarão na segunda-feira (8), em Campo Grande. Neste primeiro momento, as aulas serão completamente remotas para todas as turmas, por causa da pandemia da Covid-19, mas a Secretaria Municipal de Educação ( Semed ) já disponível quando haverá a volta de forma híbrida, com atividades remotas e outras presenciais. 

A titular da Pasta, Elza Fernandes Ortelhado, avalia que neste ano não deve haver a volta de 100% dos estudantes de forma presencial.

Segundo a secretária, apesar de vacina, o retorno de todos os alunos para uma sala de aula juntos ainda está longe de ser uma realidade. “Em virtude da quantidade de alunos que nós temos por sala, que é um número significativo. Então não devemos atingir o 100% presencial este ano ”, afirmou Fernandes.

Atualmente, a Reme tem, aproximadamente, 75 mil alunos no Ensino Fundamental, cerca de 30 mil na educação infantil, além de uma escola que atende o Ensino Médio.

retorno, que será no dia 8 , havia sido pensado, ainda no ano passado, para ocorrer de forma híbrida, com turmas escalonadas, divididas entre o presencial e o remoto. 

Entretanto, o agravo da doença na Capital fez com que os planos alterados e as atividades remotas continuassem neste início de ano letivo que começa agora.

A mudança para o sistema híbrido ainda não tem previsão para que aconteça, segundo a secretária. “Estamos acompanhando a evolução dos casos com a Secretaria de Saúde, mas ainda não sabemos quando deve voltar a ter aulas presenciais”.

“Vamos continuar com o ensino como foi feito no ano passado, com as aulas 100% on-line, com ferramentas como o caderno de atividades, que terá a impressão unificada e distribuída nas escolas aos alunos, também pela TV Reme no canal 4.2 e na Rádio Reme pelo YouTube, além de outros aplicativos ”, completou uma secretária.

Ainda de acordo com Fernandes, as matrículas serão encerradas em março e, a partir deste mês, uma pesquisa será feita entre os pais dos estudantes para saber quantos têm a intenção de mandar os filhos para aulas presenciais.

RETORNO GRADUAL

Quando houver retorno das atividades presenciais, as primeiras turmas que voltarão de forma híbrida serão as do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além da única turma do Ensino Médio da Capital, na Escola Agrícola.

Logo depois, virão os alunos do 5º ao 1º ano do Ensino Fundamental e, por último, serão retomadas como atividades das Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis).

“Conforme vai voltando e se ocorrer tudo bem, sem nenhuma intercorrência, a gente vai retornando como outras turmas, mas depende muito se a pandemia estiver controlada, porque em algumas cidades houve retorno e teve de fechar de novo. Então, vai depender do andamento nesse retorno ”, explicou Fernandes.

REPROVAÇÕES

Segundo a secretária de Educação do município, em 2020 o ano letivo terminou com cerca de 1,5 mil alunos reprovados , isso porque eles não tiveram nenhum contato com as escolas durante o período das aulas.

“Não interagir com a escola e não responder às buscativas que comunicadas. Perto dos 75 mil alunos do Fundamenta, é um percentual baixo e todos foram encaminhados ao Conselho Tutelar, que nos prestamos nesse processo ”, disse a titular da pasta.

Para Fernandes, uma ajuda dos pais durante o ano letivo de 2020 também colaborou para o número baixo de alunos que não conseguiram seguir para o próximo ano. “Os pais nos auxiliaram muito e esperamos que este ano continue dessa forma”.

Na volta às aulas, os professores ainda farão uma avaliação diagnóstica para identificar quais alunos tiveram algum tipo de prejuízo do ano passado e quais pontos devem ser reforçados.

ESTADO

De acordo com a titular da Secretaria de Estado de Educação ( SED ), Maria Cecilia Amendola da Motta, as aulas na Rede Estadual de Ensino (REE), que terá início no dia 1º de março deste ano, devem ser iniciadas de forma remota, entretanto, ela saliente que ainda não está batido o martelo sobre esse retorno.

“Dia 1º de março, da maneira que para, estamos prontos. Se formos voltar com todo mundo presencialmente, estamos prontos, se formos fazer o híbrido, que estou achando o mais provável, 50% de uma turma em uma semana e 50% na outra, também estamos com material pedagógico pronto. E, se por ventura, em uma infelicidade, tivermos de parar totalmente, também a equipe da Secretaria e das escolas prontas ”, devido, em transmissão ao vivo da Pasta em suas redes sociais.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: SARA ARAÚJO FÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: REDES SOCIAIS CULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTO: ADÉLIO FERREIRA / BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL - COPA VILA BRASIL
Escola Vila Brasil promoveu a 1ª Copa da Vila com êxito e premia campeões em Fátima do Sul
Adersino Junior, Comunicação SED COMBATE CONTRA O MOSQUITO
Escolas estaduais realizam ações educativas no 'Dia D de Combate à Dengue'
Raquel de Sá ao lado do professor do Colégio UNIGRAN, Marcos Oliveira Maciel COLÉGIO UNIGRAN DESTAQUE
Formada pelo Colégio UNIGRAN é aprovada em Medicina na Itália

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul