Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
EXEMPLO DE VIDA

Após se tornar um milagre, o fatimassulense Higor é doutor em Engenharia Eletrônica no Paraná

No dia 25 de agosto de 2021, o fatimassulense Higor Barbosa Santos defendeu a sua tese de doutorado intitulada "Controle de Velocidade baseado em Modelo Dinâmico com Restrições para um Robô Diferencial Escalador Magnético"

6 Set 2021 - 13h03Por Adélio Ferreira - Fátimanews

Esse redator teve a oportunidade e alegria e acompanhar a trajetória desse menino que teve uma ascensão meteorológica: hoje, doutor em Engenharia Eletrônica, no estado do Paraná. Esse "menino" teve uma infância difícil, pois sua mãe, minha amiga Suely na sua gravidez teve "eclampse", tendo que fazer o parto prematuramente. Foi uma luta, meu amigo Pedrinho, entregou-os nas mãos de Deus e foi operado um grande milagre, sobrevivendo o Higor e sua mãe.

Com muito sacrifício e dedicação seus pais o encaminharam para o estado do Paraná, precisamente, Curitiba, investindo em seus estudos e com felicidade pode dizer que sua missão está cumprida, com o querido filho Higor concluído seu doutorado.

No dia 25 de agosto de 2021, o fatimassulense Higor Barbosa Santos defendeu a sua tese de doutorado intitulada "Controle de Velocidade baseado em Modelo Dinâmico com Restrições para um Robô Diferencial Escalador Magnético" no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Higor é filho dos fatimassulenses, Pedrinho e Suely, e desde 2007, mora em Curitiba, onde foi cursar Engenharia Eletrônica na UTFPR. Segundo Higor, a sua tese apresenta um controlador de velocidade para um robô que realiza inspeções em tanques de armazenamento de petróleo e seus derivados. A inspeção desses tanques por robôs é muito importante, pois visa identificar rachaduras, corrosões e/ou defeitos nas soldas, assim evita-se expor os inspetores a ambientes insalubres, além de identificar defeitos no tanque que possam causar uma explosão, por exemplo. Higor também comenta que "essa aprovação representa alguns anos de aprendizagem, sacrifícios e superações para mim, em que meus pais foram fundamentais para eu pudesse alcançar o título de Doutor em Engenharia Elétrica. "Eu dedico essa aprovação aos meus pais, Suely e Pedro, que sem o incentivo e o apoio deles, eu jamais poderia ter obtido esse título. Também agradeço a minha orientadora profa. Dra. Valéria e meu coorientador prof. Dr. André pela orientação na tese. Agradeço a toda a minha família, amigos, LASCA e BBU por todo o apoio".

A tese de doutorado do ex-fatimassulense foi financiada pela Petrobras, CAPES e CNPq, e ele ressalta que "sem o fomento desses órgãos e sem a bolsa de estudos, eu não conseguiria fazer o meu doutorado, por isso os investimentos na Educação e na Pesquisa são imprescindíveis para que o Brasil possa se tornar um país cada vez melhor!"

O Fatimanews expressa todo sentimento de carinho ao Dr. Higor pela conquista de um título importante, almejado por muitas pessoas.

Parabéns, Dr. Higor!

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

UNIGRAN DOURADOS
Publicidade e Propaganda aborda 'Arte e Emoção' na profissão durante Sincom 2024
FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho