Menu
SADER_FULL
terça, 19 de outubro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
TRANSPORTE DE ESTUDANTES

Agepan atua para garantir transporte legal a estudantes que retomaram aulas presenciais

Com a volta parcial de aulas presenciais em universidades da Grande Dourados, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos Agepan iniciou uma operação de verificação e orientação a transportadores e estudantes.

24 Set 2021 - 07h55Por Portal do MS

Com a volta parcial de aulas presenciais em universidades da Grande Dourados, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos – Agepan iniciou uma operação de verificação e orientação a transportadores e estudantes. A fiscalização está checando se ônibus e micro-ônibus que transportam universitários de diversas cidades para unidades de ensino em outros municípios são de empresas cadastradas, se estão com documentação e vistoria em dia e nas condições obrigatórias como as de higiene, conforto e segurança.

“Além da ação educativa que estamos fazendo com todos os operadores do sistema neste mês, estamos focando no transporte estudantil, para conferir se o retorno está ocorrendo dentro da legalidade”, afirma o diretor-presidente da Agepan, Carlos Alberto de Assis.

Em razão da pandemia, as universidades, assim como as escolas, adotaram o sistema de ensino remoto durante os últimos meses. Com o avanço da vacinação e a contenção gradual da pandemia, instituições de ensino privadas da Grande Dourados começaram a retomar aulas presenciais. Com isso, voltou também a operação dos prestadores de serviço de fretamento contínuo, modalidade que é fiscalizada pela Agência Reguladora quando o deslocamento é feito de uma cidade para outra.

A operação tem dois focos: fiscalizar os veículos em trânsito e orientar os estudantes usuários do serviço quanto à importância de contratar serviço de empresa regularizada. Na última semana, fiscais estiveram em uma unidade da Unigran, em Dourados, para conferir os veículos que aguardavam a saída dos alunos para retorno aos seus municípios. 

Nesta semana, também houve fiscalização volante na região da Avenida Presidente Vargas, com abordagem a 14 veículos. Uma das empresas fiscalizadas, a Guimatur Transporte e Turismo atende a estudantes da Anhanguera, Unigran, UEMS, Universidade Federal da Grande Dourados, além de alguns colégios.

Operando desde 2009 no segmento estudantil e turístico, o diretor da empresa, Josiel Guimarães, considera que a Agepan é um órgão de muita importância para a qualidade e o bom funcionamento do serviço e diz que a presença constante da fiscalização garante tranquilidade aos passageiros transportados. “Além das vistorias semestrais dos carros, quando a Agência está sempre de olho na segurança, acho importante que fiscaliza o transporte clandestino. Ainda existem ônibus em péssima qualidade rodando nas estradas, colocando vidas dos passageiros em risco constante”, destaca o operador. “Para as empresas legalizadas, a fiscalização traz muito mais segurança. E para o passageiro também, porque o ele vai saber que por ser verificada, a Agepan cobra vários documentos, inclusive o seguro, dando uma confiança às pessoas que viajam. Em caso de acontecer alguma coisa, o passageiro tem seguro para bancar as despesas e não vão ficar sem o socorro necessário”, completa.

A transportadora atua nos municípios de Gloria a Dourados, Deodápolis, Jateí, com agências em Dourados, Naviraí, Ivinhema, Nova Andradina e Jardim. “Temos 12 veículos e mesmo neste ano, com toda a dificuldade da pandemia, conseguimos adquirir mais um ônibus”, ele conta.

Regras

A prestação do serviço de fretamento contínuo de passageiros requer do transportador a emissão da autorização específica, conforme as normas da Agência Estadual de Regulação. As empresas devidamente cadastradas e regularizadas obtêm a licença acessando no site da Agepan o Sistema Gestor de Licença de Viagem de Fretamento.

É necessário emitir uma única autorização mensal para cada veículo utilizado, que é de porte obrigatório em todas as viagens executadas no mês.

Transportador que não estiver cadastrado é considerado clandestino.

Gisele Oliveira, Agepan
Foto: Arquivo Agepan

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Concurso público da Sanesul com 74 vagas recebe inscrições até 11 de novembro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ame o Senhor, seu Deus
BRASIL VERDE
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo continua com investimentos em reformas nas escolas estaduais de MS
CONCURSO PÚBLICO
UEMS está com inscrições abertas em concurso público para docente de Medicina
LIÇÕES DA BÍBLIA
Outras imagens
CONCURSO DE DESENHO
De iPhone Apple 12 Pro a Nintendo são os prêmios do concurso de desenho, veja como participar
EDITAL DE PROCLAMAS Nº 5.979
Cartório do 2º Oficio de Fátima do Sul-MS informa o Edital de Proclamas