Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 27 de março de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
ensino superior

30% dos cursos tiveram desempenho insatisfatório no Enade, diz MEC

7 Out 2013 - 13h29Por Folha

Cerca de 30% dos cursos avaliados pelo Ministério da Educação recebeu nota insatisfatória no Enade, avaliação federal do ensino superior.

Em 2012, a pasta avaliou 7.228 cursos de 1.646 instituições de ensino superior. Eles foram reunidos numa base de cálculo de 6.306 unidades - cursos de uma mesma instituição realizados num mesmo município são agrupados. Ao todo, 536 mil estudantes, do último e penúltimo semestre da graduação, fizeram a prova.

O exame é aplicado para um mesmo grupo de cursos a cada três anos - os dez cursos de bacharelado e seis tecnológicos que participaram do Enade em 2012 também foram avaliadas em 2009. Entre elas, por exemplo, estão direito, administração, relações internacionais, psicologia e comunicação social. O nome das instituições avaliadas só será divulgado na tarde de hoje.

No ano passado, 30% dos estudantes dos cursos tiveram nota 1 ou 2 no Enade, considerada insatisfatória. Outros 68,3% receberam índices 3, 4 ou 5 e apenas 1,8% não receberam conceito (casos em que houve boicote ou porque o curso não tem concluintes).

COMPARAÇÕES

Em 2009, quando esses mesmos cursos foram avaliados, o percentual de cursos com nota insatisfatória no Enade foi de 24,9%. Apesar de o índice ser menor do que o verificado no ano passado, o ministro Aloizio Mercadante (Educação) argumentou que houve melhora nesse período.

Isso porque naquele ano 26,6% dos cursos não tiveram nota no Enade - em 2012 esse índice foi de apenas 1,8%." As notas 4 e 5, que são de excelência, tiveram crescimento importante", ponderou Mercadante em coletiva de imprensa.

Ao comparar o desempenho no Enade de públicas e privadas, as primeiras mantêm melhor resultado. "As públicas continuam, no ensino superior, bem melhor do que as privadas", disse o ministro. Enquanto 17% dos cursos de instituições públicas receberam a nota máxima no Enade, entre as privadas esse percentual foi de 3,5%.

CPC

O desempenho dos estudantes no Enade tem peso importante na formação do CPC (Conceito Preliminar de Curso), índice que representa a qualidade dos cursos e que leva em consideração, além do exame, fatores como titulação do corpo docente e infraestrutura da instituição.

É com base no CPC - que também tem gradações entre 1 e 5 - que os cursos com qualidade ruim são punidos, impedidos de abrir novas vagas em vestibular. No ano passado, 207 cursos foram impedidos de ofertar vaga em processo de seleção.

A expectativa é que o CPC de cursos avaliados em 2012 seja divulgado em novembro - 70% do índice vêm dos resultados do Enade.

No próximo mês, alunos de cursos da área de saúde - como medicina, farmácia e educação física - farão o Enade. Neste ano, os alunos não poderão apenas assinar a prova e entregá-la em seguida. Portaria da prova de 2013 afirma que o aluno deve ficar pelo menos 1h na sala de aula, caso contrário não será considerada sua participação.

Participar do Enade é obrigatório para os alunos concluintes - sem ele, o diploma não é entregue.

"Cada vez mais o mercado de trabalho olha o desempenho do Enade. O empenho deles em fazer um bom Enade ajudará a valorizar seu currículo, seu diploma e sua carreira profissional", defendeu Mercadante.

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

Procon de Mato Grosso do Sul recebe alunos durante ação em Campo Grande
Silvicultura 'abre às portas' para mulheres na universidade e contribui para o desenvolvimento suste
FOTOS: ASSESSORIA JATEÍ - DIA ESPECIAL
Em Jateí, parceria da Prefeitura leva mundo encantado do circo para crianças e comunidade
Jackeline Oliveira, Comunicação SED
'Estudantes no Controle' incentiva protagonismo estudantil e cidadania ativa em Mato Grosso do Sul
Doe
Jovem luta para concluir curso técnico em enfermagem enquanto cuida da avó acamada e dos filhos

Mais Lidas

Doe
Jovem luta para concluir curso técnico em enfermagem enquanto cuida da avó acamada e dos filhos
LUTO FÁTIMA DO SUL
Muita tristeza na despedida da jovem Angélica de Fátima do Sul
40ª ROMARIA
40ª Romaria de Fátima do Sul a Aparecida do Norte aconteceu neste final de semana
FÁTIMA DO SUL - DIA HISTÓRICO
Câmara Municipal de Fátima do Sul aprova criação da Associação de Brigadistas em votação unânime
GLÓRIA DE DOURADOS DE LUTO
Glória de Dourados se despede de Maria de Lourdes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento