Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
APOIO PEDAGÓGICO

211 estudantes da REE receberam acompanhamento integral nas Salas de Apoio Pedagógico em 2021

As SAPs começaram e ser implantadas em Mato Grosso do Sul no ano de 2017 e hoje somam 22 (vinte e duas) unidades, sendo 03 na Capital e 19 no interior.

14 Dez 2021 - 06h59Por Portal do MS

A Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP) e do Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva (CEESPI), realiza acompanhamento integral de estudantes com Transtornos Específicos das Habilidades Escolares, desde com a criação das Salas de Apoio Pedagógico (SAPs) em 2017.

A SED criou as SAPs para que os estudantes com Transtorno de Aprendizagem (dislexia, discalculia, disgrafia e disortografia) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor Desafiador (TOD), Distúrbio do Processamento Auditivo (DPAC), múltiplas repetências com sinais de Transtornos (no mínimo de dois anos) pudessem ser assistidos em suas especificidades (Resolução/SED nº 3.282/2017).

SAPs

Neste ano, a aprovação e sanção da Lei Ordinária n.º 14.254 “promulgada” em 30 de novembro de 2021, vem confirmar o compromisso e a importância de um atendimento especializado para esses estudantes, pois os transtornos funcionais de aprendizagem causam alterações no desenvolvimento da leitura e da escrita, da matemática, instabilidade atencional e/ou comportamental, prejudicando a aprendizagem e o sucesso escolar dos estudantes.

Em Mato Grosso do Sul, o serviço é assegurado aos estudantes matriculados do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental na Rede Estadual de Ensino, realizado no contraturno do período de escolarização, e ministrado por professores com formação em Pedagogia e especialização em Psicopedagogia e/ou Neuropsicopedagogia.

Embora os estudantes não sejam público da educação especial, o Núcleo da Sala de Apoio Pedagógico é vinculado ao Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva (CEESPI), e à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial que atua em parceria com a Coordenadoria de Políticas para o Ensino Fundamental, com o objetivo de propor, organizar, liderar, monitorar as ações pedagógicas referentes à implementação e acompanhamento do trabalho desenvolvido nas Salas de Apoio Pedagógico.

As Salas de Apoio Pedagógico começaram e ser implantadas no Estado em 2017 e hoje somam 22 (vinte e duas) unidades. São 3 (três) SAPs na Capital, nas Escolas Estaduais Arlindo de Sampaio Jorge; Rui Barbosa e no próprio CEESPI, e 19 (dezenove) SAPs nos municípios do interior do Estado sendo: Anastácio, Aquidauana, Camapuã, Caarapó, Corumbá, Chapadão do Sul, Cassilândia, Coronel Sapucaia, Corguinho, Coxim, Dourados, Douradina, Jardim, Naviraí, Ponta Porã, Rio Negro, Rochedo, Taquarussu e Três Lagoas. No ano de 2021 foram atendidos aproximadamente 211 (duzentos e onze) estudantes, tendo como instrumento de acompanhamento do desenvolvimento desses o Plano de Apoio Educacional Individualizado.

Considerando o direito à educação preconizado nos principais documentos norteadores do ensino e o compromisso com a inclusão, a escola tem como papel principal o combate a discriminação e exclusão, visando assegurar o direito de aprender e obter sucesso educacional e profissional.

Para a professora Solange Ferreira, técnica do CEESPI e responsável pela coordenação do Núcleo, “a publicação da Lei Ordinária n.º 14.254/2021 vem consolidar uma trabalho já desenvolvido no Estado pela Sala de Apoio Pedagógico desde 2017, e que a equipe envolvida continuará dando o suporte necessário para que os estudantes com transtornos de aprendizagem se desenvolvam de forma eficaz, rompendo com os estereótipos pré concebidos de que não conseguem aprender, pois todos conseguem aprender! Depende da forma como se ensina!”

Adersino Junior, SED

Foto do destaque: Chico Ribeiro

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Ricardo Agra EDUCAÇÃO DE QUALIDADE EM MS
Escolas estaduais oferecem educação profissional, formam profissionais e abrem caminhos para a facul
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Egressos de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN ganham premiação estadual
Comunicação Governo de MS, com informações da Energisa MS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Conscientização ambiental em escolas de MS faz plantio de mudas e aborda até cuidados com rede elétr
DENTRAN/MS - Fotos: Rachid Waqued AÇÕES DO DETRAN/MS
Detran-MS integra operação do TCE na vistoria do Transporte Escolar em Bandeirantes
VOLTA ÀS AULAS - Thaís Davis, Comunicação SED AULAS NA REDE ESTADUAL
Aulas da rede estadual vão até final de dezembro, confira como ficou com a alteração do calendário

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos