Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 1 de dezembro de 2020
SADER_FULL
Busca
CIA DO BICHO
agricultura

Uso de soja de ciclo precoce pode potencializar resultados agrícolas

4 Fev 2014 - 13h26Por Embrapa

Produtores rurais, agentes técnicos, estudantes e consultores comerciais de diversas cidades de Mato Grosso do Sul participaram, ao longo do mês de janeiro, dos seis Dias de Campo, realizados pela Embrapa Agropecuária Oeste, em parceria com a Fundação Meridional, cooperativas e empresas de consultorias agrícolas da região e das atividades desenvolvidas pela Embrapa, durante a Showtec, em parceria com a Fundação MS, em Maracaju. Cerca de 3 mil pessoas participaram das atividades que tiveram como objetivo transferir conhecimentos sobre soja obtidos por meio dos resultados das pesquisas e ajustar o uso das novas tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Agropecuária Oeste.

O Supervisor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias da Embrapa Agropecuária Oeste, Milton Padovan, explica que por meio desses eventos a Embrapa está apresentando as vantagens do cultivo de soja com variedades precoces e que possuem alto potencial produtivo. Segundo ele, quando o produtor tem à sua disposição cultivares de soja de ciclo precoce, e realiza o plantio logo no início do período estabelecido pelo zoneamento agrícola do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), possibilita a semeadura antecipada de milho. "Com o plantio antecipado de milho-safrinha, aumentam as possibilidades de ganhos de produtividade da cultura, pois a lavoura fica menos exposta a estiagem e ao frio, inclusive evitando possíveis geadas, que geralmente ocorrem no final do ciclo", explica Padovan.

O supervisor do Setor de Implementação da Programação de TT (Sipt) da Embrapa Agropecuária Oeste, Euclides Maranho, salienta que os Dias de Campo são importantes para todos os segmentos envolvidos com a cadeia produtiva da soja e explica "para os produtores e técnicos é uma boa oportunidade para conhecer as novas tecnologias e obter  mais conhecimentos sobre a cultura da soja; para os obtentores e geradores de novas tecnologias é o momento de repassar as novas tecnologias, sejam de novas cultivares ou  de processos de manejo e também de trazer para a instituição o retorno e o anseio dos produtores, possibilitando a prospecção de novos desafios para a pesquisa. É o momento de juntos, avaliar a safra em desenvolvimento e traçar estratégias para a próxima safra", destaca Euclides.

Os pesquisadores da Embrapa, Carlos Lasaro, Germani Concenço e Rodrigo Arroio participaram das atividades e o principal destaque foi dado para as BRS 359 RR e BRS 360 RR, ambas cultivares de ciclo precoce, desenvolvidas por meio do programa de melhoramento genético da Embrapa.

 



Confira o cronograma de eventos realizados e dos eventos que ainda vão acontecer em fevereiro:

15 a 17 de janeiro - Encontro tecnológico Sementes Barreirão - Dourados

16 de janeiro - Dia de campo da Técnica Rural - Dourados

18 de janeiro - Dia de campo Coamo de Caarapó

21 de janeiro - Dia de campo da Sementes Coopasol - Picadinha, Dourados

22 a 24 de janeiro - Showtec 2014 - Maracaju

28 de janeiro - Dia de Campo da Biorural

30 e 31 de janeiro - Jornada técnica - Sementes Jotabasso - Ponta Porã

01 de fevereiro - Dia da Coamo - Laguna Carapã

05 de fevereiro - Dia de Campo  - São Gabriel do Oeste (Parceria Fundação MS)

07 de fevereiro - Dia de Campo na fazenda Margarida - Jardim (Parceria COPLANAGRI  e Sementes Rio Dourado) 
 


Conheça as características das duas cultivares de soja destacadas pela Embrapa nos Dias de Campo:

- BRS 359 RR: Possui crescimento de tipo indeterminado, recomendada comercialmente para os produtores do MS, PR e SP. É uma variedade que pode ser plantada a partir do início de outubro, nas condições de MS, com alto potencial produtivo também em áreas com altitude acima de 600m. Apresenta ciclo precoce, com GMR igual a 6.0. Sua recomendação de densidade de plantas na semeadura gira em torno de 10 a 16 plantas por metro linear, podendo sofrer variações de acordo com o ano, região, altitude, tipo de solo e época de semeadura. Também possui resistência a doenças, tais como: cancro da haste e podridão radicular de fitóftora, e ao nematoide reniforme, além de moderada resistência a mancha “olho-de-rã”, oídio e ao nematoide de galhas Meloidogyne incognita.

- BRS 360 RR: Juntamente com a BRS 359 RR, são as duas primeiras variedades RR da Embrapa. A BRS 360 RR é uma das primeiras cultivares de soja RR da Embrapa, com tipo de crescimento indeterminado, recomendada para o MS, PR e SP. É considerada de ciclo precoce, com grupo de maturidade relativa (GMR) igual a 6.2. Possui alto potencial produtivo, com melhor desempenho em áreas com altitudes abaixo de 600m. Apresenta resistência a várias doenças foliares e de raízes, tais como: cancro da haste, podridão radicular de fitóftora e ao nematoide reniforme. É moderadamente resistente a mancha “olho-de-rã” e ao nematoide das galhas Meloidogyne incognita.

Deixe seu Comentário

Leia Também

A PEDIDO DOS SERVIDORES
A pedido dos servidores, Governo de MS paga 13° salário nesta terça-feira
INVESTIMENTOS DO GOVERNO MS
Pavimentação da MS-389 está entre as obras do Governo Presente
AÇÕES DO GOVERNO MS
Governo lança programa estadual para incentivar cooperativismo em MS
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab intermedia 1.117 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
INVESTIMENTOS DO GOVERNO MS
Estado monitora sítios arqueológicos na MS-450 e pavimentará trecho de 765 metros
EMPREGO E RENDA
Cerca de 5 mil indígenas de MS são contratados por empresas de SC e RS para a colheita da maçã
FÁTIMA DO SUL - DIA "J" MERCADO JULIFRAN
Hoje tem Dia 'J' com tudo abaixo do preço no Mercado Julifran, VEJA OFERTAS em Fátima do Sul
PÁTIO ZERO
VEJA COMO PARTICIPAR: Detran-MS abre três leilões com mais de 700 motocicletas nesta terça-feira
NOTA MS PREMIADA
SERÁ QUE FOI VOCÊ: Mais de R$ 640 mil ainda não foram resgatados do Nota MS Premiada
VALORIZAÇÃO
Salários dos mais de 79 mil servidores estaduais será depositado nesta sexta e disponível no sábado