Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 30 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
ENERGIA SOLAR

Usina de Biometano em frigorífico na Capital reforça fomento do MS para utilização de energia limpa

31 Ago 2023 - 08h20Por Portal do MS

Em Mato Grosso do Sul, as boas práticas de sustentabilidade do setor industrial avançam em consonância com a política do Governo do Estado para fazer com que o território sul-mato-grossense seja internacionalmente reconhecido como Carbono Neutro até 2030. O secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), participou do ato de acionamento da Usina de Biometano da Unidade Campo Grande II da JBS, na quarta-feira (30).

A visita ao local foi acompanhada pelo gerente Corporativo de Meio Ambiente da JBS, Marcelo Dresch; pelo secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta; pela coordenadora de Energias Renováveis da Semadesc, Mamiule de Siqueira; pelo diretor da MSGÁS, Rui Pires dos Santos e pelo gerente comercial da empresa estadual de gás, Jason Willians.

“Viemos conhecer de perto o modelo de produção de biometano utilizado nessa planta frigorífica da JBS e acionar a usina. Com a instituição do MS Renovável (Plano Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento das Fontes Renováveis de Produção de Energia), pelo governador Eduardo Riedel, a administração estadual fomenta a geração de energia solar, de biomassa, de biogás e do biometano. Aqui, vemos esse biocombustível produzido a partir de dejetos bovinos e revertido em energia que é utilizada nos processos industriais do próprio frigorífico”, comentou o secretário Jaime Verruck.

A usina instalada na indústria da JBS em Campo Grande, já em funcionamento, recebe cerca de 500 metros cúbicos por hora de efluentes líquidos, oriundos da própria planta industrial frigorífica. O tratamento desse material orgânico gera 240 metros cúbicos de biometano por hora, o equivalente a 328 mil botijões de GLP (13 kg), por ano.

Nesse processo de geração, segundo a empresa, são reduzidas as emissões de GEE, evitando a disseminação de 42 mil toneladas de CO2 equivalente por ano. Na questão de redução de emissões pela substituição por combustíveis fósseis, são evitadas 4 mil toneladas de CO2 eq/ano. Para se obter resultados equivalentes com eucalipto, seria necessária uma área de 262 hectares de floresta plantada densa, com 437 mil árvores.

De acordo com a JBS, a empresa realizou um investimento de R$ 54 milhões na instalação de biodigestores para dar um novo destino ao metano emitido em suas operações industriais, com a produção de biogás, energia renovável e limpa. A primeira fase da iniciativa contempla as nove maiores unidades da Friboi (incluindo as unidades em Campo Grande e Dourados, em Mato Grosso do Sul).

Os biodigestores vão capturar o gás metano emitido pelas operações da companhia e transformá-los em biogás (biometano). Seguindo os princípios da economia circular, esse biocombustível poderá ser utilizado em três frentes: para a geração de vapor nas caldeiras das unidades, substituindo a biomassa; como fonte para geração de energia elétrica; e como combustível para frota da transportadora da JBS em substituição ao diesel ou em sistema hibrido. Essas aplicações permitem reduzir as emissões do escopo 1 (diretas) e escopo 2 (referente ao uso de eletricidade).

Marcelo Armôa, Semadesc
Fotos: Mairinco de Pauda, Semadesc

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS anuncia 63 benefícios fiscais que vão gerar impacto no bolso do cidadão
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Confira as OFERTAS desta segunda e terça, QUARTA-FEIRA será fechado o Jorge Mercado em Fátima do Sul
FUNTRAB BORA TRABALHAR
EMPREGO: Veja as 3.955 mil vagas distribuídas em 33 cidades de MS; 1.629 são na Capital
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em Costa Rica, Governo do Estado entrega primeiro trecho da MS-316
DETRAN/MS - Foto: Rachid Waqued AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Prazo do exame toxicológico termina dia 30; condutor pode pedir rebaixamento de CNH

Mais Lidas

ANA CASTELA - A BOIADEIRA - FOTO: Instagram @anacastelacantoraJATEÍ - BOIADEIRA CONFIRMADA
'Boiadeira' Ana Castela promete um show inesquecível na 47ª Festa da Fogueira de Jateí
Entretenimento
Stela Rieli rouba a cena no show de Alex e Yvan no Encontro Nacional dos Violeiros em Vicentina-MS
FATIMASSULENSE NO TOPO
Fatimassulense tem a maior NOTA no maior Rodeio Indoor da América Latina, o Prudente Rodeo Bulls
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do amigo Arnaldo Nardon, família informa sobre velório e sepultamento
Jornal São Carlos AgoraLAMENTÁVEL
Casal é encontrado morto em carro