Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul têm até a próxima segunda-feira, 1º de junho, para realizar a Declaração Semestral de Rebanho e Atualização Cadastral junto à Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). Até esta terça-feira (26), apenas 63,27% dos produtores haviam cumprido a obrigação sanitária no Estado.
Os menores índices de adesão estão concentrados em importantes regiões produtoras. Em Dourados, somente 49,23% dos produtores regularizaram a situação até o momento. Já em Maracaju, o percentual é de 48,76%, ambos abaixo da média estadual.
A campanha é obrigatória para todos os produtores que possuem saldo de animais, independentemente do porte da propriedade. O não cumprimento dentro do prazo pode gerar penalidades, como aplicação de multas, bloqueio da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e outras restrições sanitárias que impactam diretamente a comercialização e o transporte de animais.
A declaração pode ser feita gratuitamente de forma online, pelo sistema e-SANIAGRO, ou presencialmente em qualquer Unidade Local da Iagro. Os endereços das unidades estão disponíveis no site oficial da agência.
Durante o processo, o produtor deve informar dados atualizados da propriedade e do rebanho, incluindo alterações cadastrais, como endereço, contatos e coordenadas geográficas, além do registro de nascimentos, mortes, evolução das eras dos animais e saldo de todas as espécies acompanhadas pela Iagro.
Também devem ser declaradas informações sobre propriedades localizadas em outros países, vias de acesso, características da exploração pecuária e espécies exploradas na propriedade. No caso de produtores de aves e suínos comerciais, a declaração é facultativa, desde que não haja outras espécies animais vinculadas à mesma ficha cadastral. Caso exista qualquer outra espécie registrada, a obrigatoriedade permanece.
Além da atualização do rebanho, os produtores também podem aproveitar esta etapa para registrar a vacinação obrigatória contra brucelose em fêmeas bovinas com idade entre 3 e 8 meses. O prazo para esse registro segue até o dia 30 de junho.
Para auxiliar os produtores durante o período da campanha, a Iagro disponibiliza atendimento direto via WhatsApp pelo número (67) 99875-3796, canal destinado ao esclarecimento de dúvidas e orientações sobre o procedimento.
Marcelo Armôa, Semadesc
Foto: Bruno Rezende-Secom/MS
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também
PETROLEO
Petrobras faz 2ª descoberta de petróleo em poço da Margem Equatorial
VIOLENCIA DOMÉSTICA
Mulheres afastadas do trabalho por violência doméstica terão renda por até seis meses
SUINOCULTURA
Glória de Dourados, Jateí e Dourados concentram 42% dos quase 2 milhões de suínos de MS
PIX
Pix por aproximação deixa de ter teto de R$ 500 a partir desta quinta
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Uems tem seleção em mais 13 áreas de Dourados; salário chega a R$ 10,2 mil
Mais Lidas
08 ELEITOS DE MSCONFIRA os 08 deputados federais eleitos em Mato Grosso do Sul nas Eleições de 2026
urgenteHomem que faleceu em acidente entre Fátima do Sul e Dourados é identificado
DEPUTADOS ELEITOSVEJA quem são os 24 eleitos para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
TrânsitoHomem morre em acidente grave na BR-376, entre Fátima do Sul e Dourados
ELEIÇÕES 2026

