Mato Grosso do Sul caminha para inserir a produção rural familiar em um modelo mais sustentável, contribuindo para a preservação ambiental e a geração de créditos de carbono. Isso graças ao Programa Agroflorestar MS- Carbono Neutro, voltado para a agricultura familar.
Os detalhes do programa foram apresentados pelo secretário-executivo de Agricultura Familiar (SEAF), Humberto de Mello, da Semadesc, que participou do Café da Manhã com Debate, promovido em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
O evento realizado ontem (12) em Brasília, teve como tema “Agro em Clima de Mudança - Oportunidades para a Agricultura Familiar no Mercado Climático”. O encontro debateu a inserção da Agricultura Familiar no Mercado de Carbono, o pagamento por serviços ambientais prestados pela Agricultura Familiar (AF) visando a ampliação de casos de sucesso do Brasil no setor agroambiental.
Em sua participação, Mello explicou que o programa do Governo de MS prevê a implementação de sistemas agroflorestais, que integram o cultivo de árvores frutíferas e madeireiras com a produção agrícola tradicional. A iniciativa atenderá 57 mil famílias de agricultores familiares, além de 20 mil famílias de povos originários e 3 mil famílias de comunidades tradicionais.
Agrofloresta como Modelo Sustentável
O Programa Agroflorestar MS – Carbono Neutro é desenvolvido pela Associação dos Produtores Orgânicos do Mato Grosso do Sul (Apoms), em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
"O objetivo é possibilitar que os agricultores familiares ingressem no mercado de créditos de carbono, gerando renda a partir da preservação e recuperação ambiental", afirmou o secretário-executivo da SEAF.
O programa abrange os três principais biomas do estado – Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica – e busca diversificar a produção em 2.000 hectares, promovendo práticas agroecológicas, redução do uso de insumos químicos e melhoria da fertilidade do solo.
Parcerias e Comercialização de Créditos de Carbono
O programa é uma parceria estratégica com o Rabobank e o Programa ACORN que permite que pequenos produtores acessem plataformas de certificação e comercialização de créditos de carbono no mercado nacional e internacional. Essa iniciativa facilitará a medição, validação e venda dos créditos gerados, agregando valor à produção agrícola sustentável.
O projeto, segundo Mello visa não apenas mitigar os impactos ambientais, mas também garantir benefícios diretos aos agricultores, como sustentabilidade ambiental: uso de práticas agroecológicas e resgate de cultivos ancestrais, incluindo espécies nativas como cumbaru, pequi, jatobá, erva-mate, guavira, macaúba e marolo; sustentabilidade social: incentivo à permanência da juventude rural na produção familiar, fortalecendo a sucessão familiar no campo e sustentabilidade econômica: aumento da renda familiar com a certificação e venda de créditos de carbono e a diversificação da produção vegetal.
Entre agosto de 2024 e janeiro de 2025, municípios de Mato Grosso do Sul cadastraram produtores para implementação do projeto. "As agroflorestas já estão em diferentes estágios de implantação, demonstrando o avanço da iniciativa. Com essa estratégia inovadora, Mato Grosso do Sul se posiciona na vanguarda da agricultura sustentável no Brasil, promovendo inclusão social, conservação ambiental e desenvolvimento econômico para as famílias que vivem da terra", concluiu Mello.
Comunicação Semadesc
Fotos: Arquivo
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

Governo de MS realiza leilão para concessão da Rota da Celulose na próxima quinta-feira

Confira as ofertas da SEGUNDA da LIMPEZA no Mercado Julifran em Fátima do Sul

SEGUNDOUU com muitas OFERTAS e SORTEIOS no Jorge Mercado em Fátima do Sul, CONFIRA

Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer

Preço dos combustíveis recua em abril em Campo Grande; GNV é exceção
Mais Lidas

Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas

Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer

Fátima do Sul se despede da Ziza Valota, esposa do Gilberto Valota, Pax Oliveira informa o velório

Expoglória movimenta Glória de Dourados com shows nacionais, rodeio, eventos esportivos e agrícolas
