Menu
SADER_FULL
quinta, 9 de abril de 2020
SADER_FULL
Busca
MEDICAL CENTER - POLONIO
reajuste previsto

Preço da gasolina deve subir 5% até o final do ano, estima BC

30 Set 2013 - 15h23Por Uol

O preço da gasolina pode acumular alta de 5% até o final do ano. A previsão é do Banco Central (BC) e foi publicada no Relatório Trimestral de Inflação, divulgado nesta segunda-feira (30). O combustível já registra valorização de 2,15% no ano. Portanto, segundo as estimativas do BC, a gasolina ainda teria espaço para subir mais 2,85 pontos percentuais.

A gasolina é um dos produtos com preços administrados que têm apresentado alta menor que a de preços livres, segundo o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo.

Mas, de acordo com o diretor, é natural que adiante haja um estreitamento dessa distância entre os produtos com preços administrados e livres.

"Na medida em que os administrados passam a subir mais e os outros diminuem, isso não é um problema. Tem que olhar o conjunto como um todo. Estamos trabalhando para que a inflação como um todo venha abaixo", disse o diretor.

A criação da Petrobras é resultado da campanha popular que começou em 1946, com o histórico slogan "O petróleo é nosso"; na foto, instalação do Congresso Nacional de Defesa do Petróleo, com a presença de Felicíssimo Cardoso e Leônidas Cardoso, entre outros Banco de Imagens Petrobras

Araújo acrescentou que ainda há bastante trabalho a ser feito no combate à inflação. "A inflação está alta. Está desconfortável, como o próprio presidente [do BC, Alexandre] Tombini reconheceu. Mas isso é uma situação que pode evoluir para melhor, a depender das ações que forem tomadas ao longo do tempo", disse.

Com a alta da inflação, neste ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC aumentou a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, em abril, e em 0,5 ponto percentual em maio, julho e agosto.

Atualmente, a taxa está em 9% ao ano. A próxima reunião do Copom será nos dias 8 e 9 de outubro. A Selic é usada para influenciar a atividade econômica, e por consequência, a inflação.

Leia Também

PANDEMIA
Governo isenta consumidores de baixa renda do pagamento da conta de luz
PANDEMIA
Pagamento das parcelas do FCO empresarial está suspenso até dezembro de 2020
CORONAVÍRUS NO MS
Reinaldo Azambuja destaca generosidade dos deputados e reforça pedido para pessoas ficarem em casa
BLA BLA BLA
Vereador do MS pede salões de beleza abertos: "Não tem marido que aguente"
FÁTIMA DO SUL - EMENDAS PARA SAÚDE
Deputado Jamilson investe no Hospital da SIAS e na saúde de Fátima do Sul
BENEFICIO DO GOVERNO
Caixa registra 22 milhões cadastros para auxílio emergencial
AUXILIO EMERGENCIAL
Calendário auxílio emergencial: confira as datas do pagamento das três parcelas
AÇÕES DO MPT-MS
Sem renda durante pandemia, catadores são contemplados com cestas básicas
INVESTIMENTOS EM DOURADOS
Como investidores douradenses podem proteger seu capital em todos os períodos
SAQUE FGTS
Governo acaba com Pis Pasep e libera saque de mais R$ 1.045 de contas ativas e inativas do FGTS