Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 21 de janeiro de 2022
Busca
1 ANO DE PIX

Pix completa 1 ano e poderá ser realizado sem internet nos próximos anos

Além da nova funcionalidade, estudam ainda liberar recursos para outros países

17 Nov 2021 - 07h30Por JD1

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto,  realizou uma cerimônia em comemoração ao aniversário de um ano do Pix transmitida pela internet, na oportunidade o presidente divulgou a implementação de novas funcionalidades para a tecnologia nos próximos anos, como transferências sem conexão à internet e movimentação de recursos para outros países.

O anuncio foi feito nesta terça-feira (16), segundo ele essa ideia está sendo estudada e seria uma forma de democratizar a ferramenta. 

"Apesar de já ter alcançado um uso expressivo pela população, certamente ainda não atingiu todo o seu potencial o uso do QR Code, por exemplo, ainda depende de uma melhora assimilação da tecnologia por parte de seus usuarios, temos novas funcionalidades para ser desenvolvidas uma delas é a transação sem internet democratizando e viabilizando ainda mais o recurso" afirmou.

De acordo com Banco Central, em 1 ano o recurso ultrapassou o número de transações feitas por TED, DOC e boleto, até outubro foram feitas mais de 7 bilhões de transações, movimentando cerca de 4 trilhões de reais. No pronunciamento virtual ainda foi lançado o mecanismo de devolução, agilizando o resarcimento a vítimas de fraudes ou falhas operacionais.

Outra funcionalidade, é o pix saque e o pix troco a partir do dia 29 de novembro usuarios poderam sacar ou receber troco em estabelecimentos comerciais usando pix. 

O diretor do Banco Central, João Manoel Pinho Melo, explica que a nova função vai facilitar para locais que tem pouco recurso de agências bancárias. 

"Nós temos várias funcionalidades que estão por vir, o pix saque e troco vão dar acesso à lugares menos servidos por agências físicas, o QR Code vai permitir pagamentos mesmo não estando com internet" argumenta.

Segundo o Banco Central, apenas no mês de outubro mais de 104 milhões de pessoas realizaram pix, representando cerca de 62% da população adulta, já são mais de 348 milhões de chaves cadastradas. Este mês houve recorde de transações mais de 50 milhões em um único dia. 

Leia Também

MS FORTE
Tesouro Nacional classifica MS entre as melhores gestões do País
(Foto: Agência Brasil) SORTUDOS DO MS
Ganhadores de MS acertam a quina e levam prêmio de R$ 38 mil
Raquel dos Passos - SAD PROCESSO SELETIVO SES/AGEPEN
SAD divulga inscrições deferidas e indeferidas em processo seletivo da SES/Agepen
AÇÕES DO GOVERNO MS
MS-352: asfalto é alívio no acesso à Ponte do Grego, palco de tragédias e manifestações
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab ainda tem 916 vagas para indígenas trabalharem nas lavouras de maçãs em SC e RS
FERROESTE
De grãos a celulose, retorno da malha ferroviária vai movimentar cadeias produtivas de MS
Estimativas da safra de café de 2022 são abaixo dos resultados de 2020. Conab afirma que é reflexo das condições climáticas AGRONEGÓCIO
Conab prevê safra de café de 55,7 milhões de sacas em 2022
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS DA SEMANA do Mercado Julifran em Fátima do Sul
 REUTERS/Paulo Whitaker Colheita de cana-de-açúcar não deve sofrer alterações da previsão publicada em novembro de 2021 ECONOMIA
Moagem de cana no centro-sul deve atingir 565,3 milhões de toneladas em 2022/23
BAIXA RENDA
Auxílio Gás: governo libera o pagamento no valor de R$ 52