Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 10 de maio de 2021
Busca
AÇÕES DO GOVERNO MS

Patrulhas mecanizadas auxiliam assentados no processo de silagem para enfrentar a estiagem

As patrulhas mecanizadas entregues pelo Governo do Estado têm sido fundamentais para pequenos produtores que adotam essa estratégia alimentar para oferecer aos bovinos durante o inverno.

21 Abr 2021 - 10h50Por Portal do MS

No período de seca a silagem é uma das melhores opções de alimentação econômica, eficaz e de qualidade para o gado. As patrulhas mecanizadas entregues pelo Governo do Estado têm sido fundamentais para pequenos produtores que adotam essa estratégia alimentar para oferecer aos bovinos durante o inverno.  

Em Anaurilândia, o Assentamento Esperança está entre os já beneficiados pelo Governo do Estado com maquinários, ordenhadeiras mecânicas e resfriadores de leite. O presidente da Associação de Moradores, Rosalvo Nunes da Mota destaca a importância desses investimentos para os produtores locais. 

“Se não fosse o Governo não teria como fazer. Estaríamos de braços e mãos atadas. Estamos produzindo muito graças a esse suporte que chega para nós pela Agraer que é peça fundamental para nossa produção. 90% dos nossos resultados são fruto do que a Agraer faz por nós aqui”, afirma. 

Na avaliação da gestora de desenvolvimento rural da Agraer no município, a zootecnista Mírian Carla Becker Brito, os maquinários dão autonomia para os pequenos produtores. “Os assentamentos ganham independência, têm os equipamentos cedidos pela prefeitura e cedidos pelo Estado. E quando chega nessa época os produtores todos precisam né? E o tempo é muito curto para preparar a alimentação de inverno. Seja silagem, seja um preparo de solo para correção e adubação”.

Tanto os equipamentos quanto o suporte oferecido pela Agraer, despertam o interesse de outros produtores que passam a ter uma visão de futuro a partir dos resultados de outros assentados. “Na seca o animal dá leite, o preço do leite é melhor, então começaram a  valorizar o bem. Basta ter o planejamento que o equipamento está acessível através da associação”, explica Mírian. 

Para o diretor executivo da Agraer, Fernando Nascimento, a manutenção dos maquinários também é um ponto importante. “Essas patrulhas bem utilizadas podem ajudar o produtor a se preparar. Plantar os capins, silar e na hora da escassez dos alimentos ter essas folhagens para fornecer para o gado. Quem não faz isso acaba tendo que desembolsar um dinheiro a mais na compra de feno e ração. A silagem é uma maneira racional de gerenciar isso”. 

Fernando destaca que o titular da Semagro, secretário Jaime Verruck, tem dado todo apoio no suporte às famílias assentadas, inclusive com reforço de equipamentos para conservação de solo e água em microbacias. 

No Assentamento Esperança duas patrulhas mecanizadas cedidas pelo Governo do Estado, uma em 2015 e outra em 2018, são mantidas pela associação de moradores e beneficiam 107 famílias que residem no local. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Visita Mais Social 730x480 1 730x425 MAIS SOCIAL
Equipes do Mais Social realizam visitas e busca por beneficiários com perfil é intensificada
AÇÕES DO GOVERNO MS
Governador anuncia o asfaltamento do trecho Eldorado - Porto Morumbi
FUNTRAB BORA TRABALHAR
BORA TRABALHAR: Capital e mais 26 municípios de MS oferecem 1.154 vagas de emprego
FGTS
Confira as doenças em que é permitido o saque integral do FGTS
FGTS
FGTS: Veja quem pode receber 40% de multa e qual é o valor para 2021
AUXÍLIO-ALUGUEL
Auxílio-aluguel vai dar ajuda de R$1.200; veja quem poderá
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Dourados adere ao PROPEIXE e recebe veículos e equipamentos para o setor de piscicultura
MUTIRÃO DA CNH
Restam apenas 50 vagas para mutirão de renovação de CNH com EAR neste sábado
INVESTIMENTOS DO GOVERNO MS
Investimentos do Governo do MS em infraestrutura levam municípios pecuários de MS a investir na Soja
SAFRA 2021
Com 98% asfaltada, MS-379 já diminui em 40% os custos do escoamento da safra