Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 28 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
MERCADO E INVESTIMENTOS

Oportunidades da agricultura no Brasil em 2021: mercado e investimentos

Mais que trazer consequências de grande magnitude para a saúde, a pandemia da COVID-19

13 Abr 2021 - 20h43

Mais que trazer consequências de grande magnitude para a saúde, a pandemia da COVID-19 provocou efeitos catastróficos na economia global: forte aumento nos índices de desemprego, aumento da inflação, fechamento do comércio e grande crescimento da dívida pública.

No Brasil, um dos países com maior número de casos de infectados pelo coronavírus, a dívida bruta do setor pública alcançou, pela primeira vez, a marca dos 90% do PIB. Os números tendem a subir para 100%, segundo relatório publicado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em dezembro de 2020.

Entretanto, 2021 começou com melhores perspectivas para o território brasileiro, graças, sobretudo, ao início da vacinação. Além do setor de comércio eletrônico, claramente beneficiado ao longo da pandemia, o setor da agricultura tem sido um dos pontos fortes na economia. Com o crescimento no agronegócio perante os efeitos da pandemia, maior é a entrada de investidores nesse setor econômico, como os que usam widgets de negociação para visualizar e analisar as melhores oportunidades no mercado, especialmente no agronegócio.

O que esperar do setor da agricultura no Brasil em 2021

De acordo com o diretor da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Marcos Fava Neves, 2021 será “um ano promissor” para a agricultura no Brasil.

Entre as razões que ilustram o otimismo do diretor, estão o crescimento na demanda de grãos do Brasil (especialmente a partir da China), alto retorno dos biocombustíveis (com grande demanda, também, dos Estados Unidos), e diminuição nos conflitos que marcaram a relação entre Brasil e Estados Unidos recentemente. Na lista dos cinco maiores importadores de produtos da agricultura brasileira, estão China, União Europeia, Estados Unidos, Argentina e Japão.

As previsões do diretor da SNA para 2021, por enquanto, têm se mostrado corretas. No mês de fevereiro, as exportações do setor do agronegócio totalizaram 6,5 bilhões de dólares. Esses número representa um aumento de 2,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, tendo a soja como principal produto exportado. Os dados foram publicados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Ainda segundo a entidade, o primeiro bimestre de 2021 registrou 12,1 bilhões de dólares por meio das exportações brasileiras no agronegócio.

Os bons resultados neste ano representam uma tendência de crescimento, visível ainda em 2020. Embora as exportações brasileiras tenham sofrido uma queda de 6,15% no ano passado, o setor da agricultura avançou 6%, mais especificamente 45,3 bilhões de dólares nas vendas. Esse registro foi superado apenas pelo de 2018, quando houve uma exportação recorde de 45,7 bilhões de dólares.

E, para melhorar ilustrar o sucesso do agronegócio brasileiro, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, o faturamento externo desse setor (que engloba agroalimentares, produtos agrícolas e transportes) foi de 93,6 bilhões de dólares, faturados entre janeiro e novembro de 2020. Conforme informou a CNA, esse é o maior número desde 2013. 

As oportunidades no setor do agronegócio brasileiro

Haja vista o cenário promissor para a agricultura brasileira em 2021, vale a pena considerar as oportunidades no setor do agronegócio do país. Nesse sentido, a agricultura brasileira oferece chances bastante interessantes para o investidor comum, aquele que negocia ações e fundos imobiliários por meio de uma corretora.

Entre as opções de investimento no agronegócio brasileiro, estão aquelas atreladas à renda fixa, mais especificamente as LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) e os CRA (Certificados de Recebíveis Agrícolas). Esses investimentos são isentos do Imposto de Renda, e podem ser feitos a partir de valores realmente baixos.

Além da renda fixa ligada ao agronegócio, existem as opções de renda variável, como ações e fundos imobiliários. Entre as principais empresas ligadas à agricultura brasileira, estão, por exemplo, SCL Agrícola (com sede no Rio Grande do Sul), BrasilAgro (uma das maiores empresas no Brasil em relação ao número de terras próprias para a agricultura) e Biosev (com unidades agroindustriais no Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais).

Em relação aos investimentos em fundos imobiliários ligados à atividade agrícola, há, por exemplo, os fundos da Quasar Agro e BTG Pactual Agro Logística.

Vale a pena deixar claro aos leitores que tais empresas não representam recomendações de compra ou venda de ativos, mas, apenas, elementos meramente ilustrativos e informativos.

Visão de longo prazo para a agricultura no Brasil

Tradicionalmente, o agronegócio sempre foi uma das forças da economia brasileira, o que faz do país uma das maiores referências mundiais nesse setor. Apesar dos fortes impactos da pandemia, e dos enormes desafios nos setores sociais, sanitários e econômicos, não há motivos para não acreditarmos no potencial da agricultura do Brasil como uma das bases da recuperação.

Além disso, tanto para os grandes quanto para os pequenos investidores, é preciso que tenham uma visão de longo prazo para a agricultura no país. Se, em tempos de pandemia, o setor bateu recordes positivos, é válido e recomendável pensar que, no mínimo, pode-se esperar resultados semelhantes a médio e longo prazo.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em Costa Rica, Governo do Estado entrega primeiro trecho da MS-316
DETRAN/MS - Foto: Rachid Waqued AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Prazo do exame toxicológico termina dia 30; condutor pode pedir rebaixamento de CNH
FUNTRAB - Foto: Bruno Rezende BORA TRABALHAR
De garçom a padeiro, confira as mais de 3 mil vagas de emprego em MS; veja como fazer
LEILÃO ONLINE
Prefeitura leiloa caminhonete Hilux 2009 com lance a partir de R$ 47,4 mil
Leilão TJMS (Divulgação) LEILÃO ONLINE
De Gol a Cronos, leilão do TJMS oferta mais de 30 veículos com lances partir de R$ 1,4 mil; CONFIRA

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FOTO: JORNAL DA NOVAACIDENTE FATAL
Motociclista morre e mulher fica ferida em acidente na BR-376
(Redes sociais)DESPEDIDA
Familiares lamentam morte de casal em acidente; 'Sua sonhada moto veio e a mesma nos tirou você'