Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 27 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
5G

O impacto da conexão 5G no cotidiano dos brasileiros

8 Fev 2024 - 08h26

Com a promessa de ser até cem vezes mais veloz do que a conexão 4G, a rede 5G surgiu com o intuito de revolucionar a relação das pessoas com a internet. Por ter uma latência reduzida, essa nova rede de conexão diminui o tempo de resposta no carregamento de áudios, arquivos e vídeos, o que melhora a experiência de navegação dos usuários ao acessar jogos, plataformas de streaming e cassino ao vivo, entre outras modalidades de serviço online.

No Brasil, a estimativa é de que mais de 2.500 cidades já estejam conectadas através da rede 5G. Em relação ao restante dos municípios brasileiros, a previsão é que essa tecnologia possa ser implantada em até cinco anos.

Quais serão os segmentos mais influenciados pelo 5G?

Confira abaixo alguns dos setores que serão mais impactados pela rede 5G.

Varejo

Para os próximos anos, a perspectiva é de que o 5G transforme a forma de fazer varejo no país. Por meio de uma conexão mais rápida e eficaz, amparada de tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA), as lojas terão a chance de oferecer uma experiência de compra mais completa e interativa.

Além disso, os especialistas acreditam que a realidade virtual irá exercer um papel cada vez mais importante no varejo brasileiro, possibilitando que os consumidores pesquisem e escolham seus produtos de forma mais direta e consciente.

Educação

As vantagens do 5G também devem influenciar diretamente na educação, especialmente na modalidade de ensino à distância. Através dessa conexão incrivelmente veloz, os professores terão a chance de utilizar diversas inovações, como aplicativos e sistemas inteligentes de aprendizado, para compartilhar conhecimento com os alunos, independente de onde eles estejam.

Financeiro

No setor financeiro, essa tecnologia é capaz de contribuir para pagamentos ultra rápidos, além de incentivar a expansão de serviços bancários avançados e promover análises de dados em tempo real. Outro aspecto revolucionário é a sua capacidade de ampliar o acesso a serviços financeiros em áreas até então consideradas isoladas e remotas.

Expectativas para o futuro

Com o avanço da conexão 5G, a previsão dos especialistas é de que essa tecnologia contribua diretamente para a criação de cidades inteligentes. Através dela, acredita-se que os centros urbanos se tornarão cada vez mais seguros, pois câmeras e sensores irão operar em conjunto para detectar situações de risco e informar as autoridades quando necessário.

A mobilidade também será beneficiada com o 5G, pois com uma conexão rápida, os semáforos terão a chance de computar o fluxo de veículos e calcular a forma mais inteligente de liberar o trânsito para diminuir os congestionamentos.

Dentro das residências, a rede 5G ainda tem o potencial de simplificar o dia a dia das pessoas. Com o auxílio da Internet das Coisas (IoT), os eletrodomésticos deverão se tornar cada vez utilitários, com recursos que irão emitir alertas sobre falhas técnicas e informar sobre a necessidade de repor alimentos que estão em falta na geladeira.

Portanto, não restam dúvidas de que as expectativas sobre o 5G são otimistas e transformadoras, com o potencial de modernizar a vida em sociedade de uma maneira jamais vista anteriormente.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
SABADOUUU com tudo ABAIXO do PREÇO no Jorge Mercado e degustação; confira OFERTAS em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - DIA J
Confira as ofertas do 'DIA J' deste sábado no Mercado Julifran em Fátima do Sul e Culturama
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS da SEXTA do PEIXE e do FRANDO no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
SEXTOUUU com muitas OFERTAS no Jorge Mercado Atacarejo; CONFIRA em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
Com fatia de pizza R$ 3,49 e copo de suco R$ 1 real, veja as OFERTAS desta quinta no Jorge Mercado

Mais Lidas

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
FOTO: REDES SOCIAISSUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS