Menu
SADER_FULL
segunda, 27 de setembro de 2021
SADER_FULL
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

MS é referência nacional em energia renovável, diz ministro de Minas e Energia

Durante evento em Campo Grande, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque

28 Jul 2021 - 11h08Por Paulo Fernandes, Subcom

Durante evento em Campo Grande, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, destacou que Mato Grosso do Sul é referência nacional em energia renovável. Ainda no prédio da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), na noite de terça-feira (27), ele afirmou que, em qualquer lugar que vá, cita o nome do Estado como bom exemplo de geração sustentável.

“Mato Grosso do Sul é um estado que tem se destacado em âmbito nacional por criar um ambiente de negócios favorável a investimentos, seja por intermédio de regulações feitas pelo governo estadual como alinhado às políticas públicas do Conselho Nacional de Política Energética. Mato Grosso do Sul é referência em energia renovável, seja ela da biomassa, seja ela solar”, disse o ministro.

Ministro Bento de Albuquerque cumpre agenda em Mato Grosso do Sul (foto: Edemir Rodrigues)

O governador Reinaldo Azambuja destacou que o Ilumina Pantanal, projeto que está levando energia solar para áreas isoladas daquele bioma, tem um viés social importante. “Era inimaginável o que está acontecendo no Pantanal Sul-mato-grossense, que é você levar energia renovável, através das placas solares, a 2.167 propriedades em uma região extremamente remota, de difícil acesso. Essa construção do ministro, da sua equipe, com a parceria do governo, com a Aneel e a Energisa possibilita levar talvez um dos maiores projetos de cunho social hoje existente no Brasil, que é levar através do Ilumina Pantanal um bem de consumo que é a energia elétrica que vai melhorar a qualidade de vida àqueles moradores e os integrando com bens de consumo que nós temos e que eles, até então, não possuíam. Esse é um grande legado”, declarou.

A área que está sendo eletrificada no Pantanal é de 90 mil km² - uma extensão superior ao de Dinamarca e Holanda juntos. Para conseguir levar o projeto para essas regiões de difícil acesso serão utilizados vários modais logísticos ao longo do ano como barco, cavalo e trator. O Ilumina Pantanal vai beneficiar em torno de 5 mil habitantes nos municípios de Corumbá, Aquidauana, Coxim, Ladário, Porto Murtinho, Rio Verde e Miranda. A solução vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população local e o crescimento socioeconômico do pantanal, preservando a fauna e a flora do bioma.

O ministro também falou do trabalho que está sendo desenvolvido para evitar que a crise hídrica, a maior dos últimos 91 anos, afete o fornecimento de energia elétrica. Já o presidente da Fiems, Sérgio Longen, apresentou as principais ações do Sistema Indústria com relação à pesquisa, inovação e consultorias em energias renováveis e eficiência energética. 

Governador Reinaldo Azambuja destacou viés social do programa Ilumina Pantanal (foto: Edemir Rodrigues)

Leia Também

MS - A RETOMADA
Governo do Estado lança pacote com projetos que garantem a retomada segura em MS
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Fundação do Trabalho oferta 1.953 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
UNIÃO
Pantaneiros destacam efetividade do Estado no combate aos incêndios florestais
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
CONCURSO DE DESENHO
Educação Fiscal de MS lança concurso de desenho 'Desenhando os caminhos dos tributos'
AÇÕES DO GOVERNO MS
Governo economiza milhões com trabalho prisional em obras públicas
Quando sorteado, consumidor precisa se cadastrar no site para receber prêmio. (Foto: Paulo Francis/Arquivo - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS SORTUDO NOTA MS PREMIADA
Sortudo que ganhou R$ 100 mil no Nota MS Premiada ainda não sacou o prêmio, veja se foi você
FÁTIMA DO SUL - DIA "J" MERCADO JULIFRAN
HOJE tem dia 'J' com tudo abaixo do preço no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Marcelo Armôa AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Rumo ao Estado Carbono Neutro, MS contribui na criação do Consórcio Brasil Verde
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Pavimentação de rodovia interligando os pantanais coloca Rio Verde no cenário nacional do turismo