Dentro da busca ativa - iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul de ir de casa em casa atrás das pessoas em situação de vulnerabilidade social - Alice Cano Ferreira foi uma das primeiras a receber o cartão do programa Mais Social, benefício garante que ela terá comida na mesa.
"Hoje entraram em contato para liberar o cartão. Vai me ajudar bastante. Eu tenho certeza! Já vou fazer minha comprinha para casa, para minha família. Moro no bairro Los Angeles e estou muito feliz pelo meu benefício", contou.
No mesmo dia em que ela buscou o cartão e foi às compras, na quinta-feira (8), o IBGE divulgava o índice Gini mostrando que em Mato Grosso do Sul a desigualdade social tem diminuído ano a ano e é a 5º menor do País.
O resultado de 0,455 em 2024 é o melhor do Estado desde 2016. O índice de Gini, que vai de 0 a 1, é um termômetro da desigualdade de renda. Quanto mais perto de 0, mais próximo da distribuição ideal. A média nacional é 0,506.
Moradora do bairro Dom Antônio Barbosa, Ana Cláudia Reis da Paixão Mourão também foi surpreendida com a visita da equipe do Mais Social e recebeu o cartão do programa.
“Fui selecionada, me procuraram. Eles me deram muita atenção na minha casa. Eu me surpreendi. Pediram para eu vir aqui trazer a minha documentação e foi muito rápido. Estou agradecendo porque vai me ajudar muito. Não tenho salário nenhum e estou na fila do INSS”.
Desde 17 de março, mais de 2,1 mil visitas da busca ativa foram realizadas nos 79 municípios sul-mato-grossenses, como parte da iniciativa de erradicar a extrema pobreza.
Alice Cano Ferreira recebeu o benefício após a Busca Ativa do Governo de MS
De posse de um mapeamento feito pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) em parceria com a Segem/Segov (Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo), os técnicos estão visitando as casas das pessoas em situação de vulnerabilidade. Os funcionários estão identificados com colete azul, crachá e usam tablet para fazer o pré-cadastro.
O Mais Social é um programa estruturante que promove a segurança alimentar e, por meio da transversalidade das políticas públicas estaduais, oferece oportunidades de estudo, qualificação, emprego e renda e qualidade de vida para as famílias.
O beneficiário recebe um auxílio financeiro mensal no valor de R$ 450 que pode ser usado para compra de alimentos, gás de cozinha e produtos de limpeza e de higiene. É proibida a aquisição de bebida alcoólica e produtos à base de tabaco.
Busca ativa foi até os moradores claramente em vulnerabilidade
De acordo com a secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, Patrícia Cozzolino, a intenção é erradicar a extrema pobreza ainda neste ano.
“Estamos usando o georreferenciamento para encontrar as pessoas que estavam invisíveis para o poder público, desprovidos de programas sociais sejam do estado ou do governo federal. Esse trabalho continua. Queremos ainda em 2025 poder dizer que Mato Grosso do Sul será o 1º estado do País a erradicar a extrema pobreza”, afirmou a titular da Sead.
Já a superintendente do programa Mais Social, Andressa Farias, explicou que os novos beneficiários estão recebendo o cartão já "abastecido" com os primeiros R$ 450. “Eles precisam apenas desbloquear e já podem fazer as compras do mês”, finalizou.
Paulo Fernandes, Comunicação Sead
*colaborou Matheus Barreto
Foto de capa: Álvaro Rezende/Secom
Fotos: Leomar Alves Rosa/Sead
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também
LEILÃO
Novo leilão de veículos do Detran-MS oferece motocicleta 2025/2026 e esportivo turbo
AÇÕES GOVERNO MS
Tráfego meia pista começa nesta sexta na ponte sobre o Rio Paraguai para início de obra em Corumbá
FROTA MUNICIPAL
Prefeitura de Jateí anuncia aquisição de mais três veículos para frota municipal
AGRICULTURA FAMILIAR
Tecnofam: o professor que plantou banana para dar errado e virou vitrine da agricultura familiar
BONITO
Bonito ganha reforço na proteção ambiental com obra de saneamento que protege o Rio Formoso
Mais Lidas
LUTO FÁTIMA DO SULFátima do Sul se despede do amigo Paulino ex funcionário da Escola Vila Brasil
RegiãoA Exporama 2026 já começou a movimentar Culturama e promete ser um dos maiores eventos da região!
FÁTIMA DO SUL - NOVA DIRETORIAAna Célia entra para a história como a primeira mulher a assumir a presidência da ACIFAS de Fátima
AÇÕES DA VEREADORA ELIZÂNGELA DA KOMBYElizângela da Komby tem Projeto aprovado que garante direitos às pessoas com fibromialgia em Fátima
COPA DO MUNDO 2026


MAIS SOCIAL - Foto de capa: Álvaro Rezende/Secom


