Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 24 de março de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Economia

Juro bancário de pessoa física é o mais alto em 17 meses em setembro

29 Out 2013 - 13h40Por G1

Os juros bancários médios dos empréstimos para pessoas físicas subiram pelo quarto mês seguido em setembro e atingiram o maior patamar em 17 meses, segundo informações divulgadas pelo Banco Central nesta terça-feira (29).

No mês passado, a taxa média com recursos livres (que excluem habitação, BNDES e crédito rural) avançou 0,7 ponto percentual, para 37,2% ao ano, contra em 36,5% ao ano no mês agosto. É o maior patamar desde abril de 2012, quando estava em 39,4% ao ano.

O aumento dos juros bancários de pessoas físicas acontece após o próprio Banco Central ter iniciado, em abril deste ano, um ciclo de alta dos juros básicos da economia, para tentar conter o crescimento da inflação. Desde então, os juros básicos subiram cinco vezes, passando de 7,25% para 9,5% ao ano – uma elevação de 2,25 pontos percentuais.

Repasse da alta dos juros básicos (Selic)
Com o aumento dos juros básicos do país, também houve alta na taxa de captação das instituições financeiras, ou seja, quanto os bancos pagam pelos recursos. No fim do ano passado, a taxa de captação, para operações com pessoas físicas, estava em 8,3% ao ano, passando para 11,4% ao ano em setembro. Um crescimento de 3,1 pontos percentuais.

No mesmo período, os juros bancários das instituições financeiras para pessoas físicas cresceu 3,3 pontos percentuais, visto que estavam em 33,9% ao ano em dezembro de 2012. Deste modo, os dados do BC mostram que as instituições financeiras estão repassando a alta do custo de captação que tiveram por conta da elevação dos juros básicos da economia pelo Banco Central.

Taxa média de empresas e geral
No caso das operações dos bancos com as empresas, ainda com base nos chamados "recursos livres", a taxa média somou 20,7% ao ano em setembro – com alta de 0,1 ponto percentual frente ao patamar de agosto (20,6% ao ano). É o maior valor desde abril do ano passado (22,2% ao ano). No ano, essa taxa avançou 2,7 pontos percentuais.

Tamém subiu em setembro deste ano a taxa média geral de todas as operações com recursos livres, que somou 28,4% ao ano no mês passado, contra 28% ao ano em agosto. Neste caso, os juros atingiram o maior valor desde maio do ano passado (28,5% ao ano). No acumulado de 2013, a taxa média de juros bancários avançou 3,1 pontos percentuais.

Nova metodologia
O Banco Central mudou, no início deste ano, o formato de registro dos dados relativos aos juros bancários e, ao mesmo tempo, também desativou a série histórica que vigorava anteriormente. Pela nova metodologia, as operações com recursos livres (que não têm relação com o crédito direcionado, que é rural, BNDES e habitação) passaram a englobar algumas modalidades de empréstimos, como arrendamento mercantil (leasing), descontos de cheques (operações que se assemelham com "factoring"), além de cheque especial pessoa jurídica e antecipação de faturas de cartão.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS destaca avanço na agropecuária com tecnologia, pesquisa e consciência ambiental
Economia Criativa impulsiona turismo e fortalece identidade cultural de MS durante a FIDI Bonito 202
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO 23 ANOS
Começou a semana dos 23 anos do Jorge Mercado com PRÊMIOS de R$ 15 mil em dinheiro, CONFIRA
FCO já destinou mais de R$ 560 milhões para projetos rurais e empresariais este ano no Estado
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
SEGUNDOUUU com OFERTAS de ANIVERSÁRIO de 23 anos do Jorge Mercado em Fátima do Sul, CONFIRA

Mais Lidas

Doe
Jovem luta para concluir curso técnico em enfermagem enquanto cuida da avó acamada e dos filhos
Policial
Carro sai da pista, percorre 50 metros e colide com postes de energia em Fátima do Sul
Foto: José Luiz Bressa/Portal do ConesulTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA nas estradas: Colisão frontal entre veículos deixa uma vítima fatal já identificada
FÁTIMA DO SUL - DESAPARECIDO
Família procura por Arci Ferreira, conhecido como "Gaúcho", desaparecido após atendimento hospitalar
TRAGÉDIA
Coice de touro causou morte de trabalhador ferido com faca em frigorifico