Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 14 de junho de 2026
UNIGRAN VESTIBULAR 2026
Busca
Busca
Economia

Imasul assina escritura destinada à regularização fundiária do Parque das Nascentes do Rio Taquari

24 Jul 2025 - 08h37Por nrodrigues

Aquisição de 122 hectares amplia proteção ambiental em Costa Rica com recursos da compensação ambiental.

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) formalizou a assinatura da escritura pública de aquisição de uma área de 122,0645 hectares localizada nos limites do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, no município de Costa Rica. A medida representa mais um passo no processo de regularização fundiária da Unidade de Conservação, uma das mais importantes para a proteção da bacia do Alto Taquari.

O imóvel adquirido é denominado Fazenda Field II. O valor da compra é de R$ 862.325,70, com recursos oriundos da compensação ambiental, mecanismo previsto na legislação que destina verbas de empreendimentos com impacto ambiental significativo para ações de preservação.

A assinatura ocorreu na sede do Imasul, em Campo Grande, e contou com a presença do diretor-presidente do Imasul, André Borges, que assinou o termo representando o Instituto e o Estado de Mato Grosso do Sul. Também assinou a escritura a empresa Karandá Incorporadora LTDA, proprietária da área.

A operação integra o processo de regularização fundiária de número, iniciado com base no Decreto “E” nº 7, de 25 de março de 2025, que declarou de utilidade pública, para fins de desapropriação, os imóveis rurais situados na área do parque. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado em 26 de março de 2025.

Para o diretor-presidente do Imasul, André Borges, a medida representa um avanço concreto na política ambiental do Estado.

“A aquisição dessa área reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com a preservação ambiental e a regularização fundiária de nossas unidades de conservação. Ao garantir a titularidade do Estado sobre essas terras, asseguramos a proteção efetiva de nascentes e da biodiversidade associada à região do Alto Taquari, com reflexos diretos na segurança hídrica e no equilíbrio ecológico de toda a bacia.”

A regularização fundiária é etapa essencial para garantir a segurança jurídica da área protegida, possibilitando a implementação de ações de conservação, manejo, pesquisa e uso público sustentável.

Laerte dos Santos, representante da empresa Karanda Incorporadora Ltda., falou sobre a negociação que resultou na incorporação ao Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari.

“A gente tinha essa fazenda na divisa de Costa Rica com Alto Taquari, onde nasce o Rio Taquari. O Imasul teve interesse nessa área e a gente fez a negociação, que hoje foi concluída, graças a Deus”, relatou Laerte.

Ele explicou que a área já possuía características ambientais favoráveis à preservação. “Era uma área mais voltada ao meio ambiente, com pouco uso para a pecuária. Então fazia mais sentido destiná-la à conservação. Com certeza há muitas espécies de animais por lá. A gente sempre cuidou bem da área.”

Entre as espécies já observadas por ele na região, Laerte destacou: “Tem onça-pintada, arara-vermelha, arara-azul, cutia, além de muitos peixes no Rio Taquari. Também tem um gavião, cujo nome agora me foge, mas sei que está ameaçado de extinção. A área fica nos fundos da Fazenda, exatamente onde nascem as primeiras águas do Rio Taquari. O rio começa ali e vai ganhando volume até desaguar no Pantanal.”

Leonardo Tostes, gerente de Unidades de Conservação do Imasul, destaca a importância da área. 

“A aquisição dessa área é fundamental porque permite que a gestão do parque adote medidas concretas para protegê-la contra possíveis impactos. Trata-se de uma região estratégica, que abriga importantes atributos naturais, como cachoeiras, o Rio Furnas — formador do Taquari —, além de paisagens de grande beleza cênica e a própria divisa com o estado de Mato Grosso.”

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LEILÃO
Novo leilão de veículos do Detran-MS oferece motocicleta 2025/2026 e esportivo turbo
AÇÕES GOVERNO MS
Tráfego meia pista começa nesta sexta na ponte sobre o Rio Paraguai para início de obra em Corumbá
FROTA MUNICIPAL
Prefeitura de Jateí anuncia aquisição de mais três veículos para frota municipal
AGRICULTURA FAMILIAR
Tecnofam: o professor que plantou banana para dar errado e virou vitrine da agricultura familiar
BONITO
Bonito ganha reforço na proteção ambiental com obra de saneamento que protege o Rio Formoso

Mais Lidas

LUTO FÁTIMA DO SUL
Fátima do Sul se despede do amigo Paulino ex funcionário da Escola Vila Brasil
Região
A Exporama 2026 já começou a movimentar Culturama e promete ser um dos maiores eventos da região!
Ana Célia de Medeiros Santana Vicente será a primeira mulher a presidir a ACIFAS. FOTO: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIAFÁTIMA DO SUL - NOVA DIRETORIA
Ana Célia entra para a história como a primeira mulher a assumir a presidência da ACIFAS de Fátima
Projeto de Lei de autoria da vereadora Elizângela da Komby garante direitos às pessoas com fibromialgia em Fátima do SulAÇÕES DA VEREADORA ELIZÂNGELA DA KOMBY
Elizângela da Komby tem Projeto aprovado que garante direitos às pessoas com fibromialgia em Fátima
COPA DO MUNDO 2026
Seleção brasileira é convocada para a copa do mundo 2026