Menu
terça, 19 de março de 2024
Busca!
AGRICULTURA SUSTENTAVEL NO MUNDO

II Congresso Mundial de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta deve receber 1 mil inscrições

O evento que contará com painéis temáticos e 30 palestras proferidas por cientistas brasileiros, estrangeiros e produtores rurais, inclui ainda debates e apresentação de trabalhos de forma digital.

8 Abr 2021 - 07h45Por Portal do MS

O II Congresso Mundial de ILPF, o maior e mais estratégico encontro de especialistas, profissionais, estudantes, produtores e inovadores de diversos segmentos das cadeias de sistemas integrados é, segundo o presidente da Comissão Organizadora do II WCCLF, Cléber Oliveira Soares, pesquisador da Embrapa/MAPA, “A oportunidade de conhecer o estado da arte da ILPF e refletir sobre o futuro da produção sustentável de alimentos, fibras e bioenergia para o mundo”. O evento que contará com painéis temáticos e 30 palestras proferidas por cientistas brasileiros, estrangeiros e produtores rurais, inclui ainda debates e apresentação de trabalhos de forma digital.

A palestra de abertura do Congresso será do presidente Celso Moretti, da Embrapa que abordará: “Desafios para o futuro da ILPF no Brasil" e em seguida a apresentação internacional do professor Rattan Lal, da Universidade do Estado americano de Ohio, intitulada: “ILPF e agricultura sustentável no mundo”. A programação completa das palestras pode ser conhecida aqui .

A expectativa da organização do II Congresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – ILPF – (World Congress on Integrated Crop-Livestock-Forestry Systems) (II WCCLF) é de receber cerca de 1.000 inscrições até o dia 4 de maio, quando começa o evento a ser realizado de forma totalmente virtual durante os dias 4 e 5 de maio.

Os inscritos poderão submeter trabalhos científicos até o dia 09 de abril, que devem estar relacionados a 10 temas entre os quais: emissões de gases de efeito estufa e sequestro de carbono, transferência de tecnologia para sistemas integrados; aspectos econômicos e sociais e agricultura familiar.

“Serão aceitos até dois trabalhos por inscrição. Deverão ser escritos somente em inglês, ter no mínimo duas páginas e no máximo seis páginas, com até duas figuras e/ou tabelas”, informa Lucimara Chiari, pesquisadora da Embrapa Gado de Corte e secretária executiva da Comissão Organizadora. A pesquisadora também avisa que “o resumo aprovado terá o pôster exposto na área restrita da plataforma digital do evento, e será publicado nos anais do II WCCLF”. As normas de submissão de trabalhos podem ser conhecidas com mais detalhes clicando aqui.

Valores da inscrição

As inscrições estão chegando de toda parte do Brasil e do exterior, disse Chiari. “Estamos acompanhando com grande entusiasmo acreditando que atingiremos um público maior que do I Congresso, quando recebemos cerca de 600 participantes”.
Estão se inscrevendo professores, pesquisadores, estudantes, produtores rurais, técnicos agropecuários e profissionais da indústria na área de insumos e máquinas agrícolas.  As inscrições poderão ser feitas até o dia 4 de maio no site oficial do Congresso (II WCCLF) pelo endereço: https://www.wcclf2021.com.br/inscricao 

O valor para profissionais é de 150 reais e estudantes pagam somente 75 reais. E tem promoção: a cada 10 inscrições pagas em grupo, a 11ª da mesma categoria, será cortesia. Estudantes inscritos receberão certificado de participação. Mais detalhes no endereço: wcclf2021@fbeventos.com. Os inscritos no II Congresso terão direito a participar de toda programação científica que inclui a apresentação de palestras, debates e trabalhos científicos de forma digital com acesso por meio de login e senha a ser enviada pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição.

A ILPF e suas vantagens

A ILPF é um sistema de produção que integra três atividades diferentes: a agrícola, a pecuária e a florestal em uma mesma área. Os trabalhos podem ser conduzidos em consórcio, rotação ou sucessão, desde que sejam interativos e gerem benefícios para o sistema. A sua adoção pode acontecer por pequenos, médios e grandes produtores e em todos os biomas brasileiros.

As principais vantagens da ILPF incluem o aumento da produção de carne, leite, grãos e madeira; conserva o solo melhorando sua qualidade; promove maior estabilidade econômica, a sustentabilidade na produção e o bem-estar dos animais; aumenta a renda líquida do agronegócio; recupera áreas degradadas e outras duas grandes vantagens: mitigam as emissões de gases que causam o efeito estufa e reduzem a pressão pela abertura de novas áreas de pasto.

As adesões da ILPF por agricultores e pecuaristas têm aumentado consideravelmente nos últimos anos. A busca é por solucionar a degradação de pastagens, reduzir impactos ambientais e aumentar a rentabilidade por hectare. É uma preocupação mundial manter produtiva as áreas agricultáveis e por esse motivo realizar mais um Congresso internacional se torna oportuno, importante e  necessário.

O II Congresso Mundial de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é uma realização do Mapa, Embrapa, Rede ILPF, Famasul, Semagro e governo do Estado de MS. O evento conta com apoio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), Fundação de apoio à pesquisa Agropecuária e Ambiental (Fundapam),  Fundação MS, Fundação Universidade Federal de MS (UFMS) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Informações gerais sobre o evento podem ser conhecidas clicando aqui

SERVIÇO

Conheça os sete temas dos painéis e das 30 palestras
link de acesso: https:www.wcclf2021.com.br/programacao
Saiba como se inscrever no II Congresso
link de acesso: https://www.wcclf2021.com.br/inscricao
Envio de trabalhos científicos até o dia 30 de março
Link de acesso: https://www.wcclf2021.com.br/trabalhos
Eliana Cezar Silveira (DRT 15.410/SSP/SP)
Embrapa Gado de Corte

Contatos para a imprensa
eliana.cezar@embrapa.br
Telefone: 67 3368-2142

Kelly Ventorin, Semagro

Leia Também

Foto: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo contrata projeto para melhorar trecho da MS-295 beneficiando Eldorado, Iguatemi e Tacuru
VAI FALTAR ÁGUA FÁTIMA DO SUL - VAI FALTAR ÁGUA
Sanesul informa os BAIRROS que vão ficar sem água até às 20h em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as ofertas da SEGUNDA da LIMPEZA no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
SEGUNDOUU com sorteio de cesta, e muitas OFERTAS no Jorge Mercado em Fátima do Sul
FUNTRAB - Foto: Bruno Rezende BORA TRABALHAR
TRABALHO: Semana começa com mais de 4,3 mil vagas de empregos em 23 cidades de MS; CONFIRA

Mais Lidas

FRIO - Foto: Álvaro RezendeFRENTE FRIA SE APROXIMA
Adeus calorão? Frente fria com chuvas pode diminuir temperaturas em MS nesta semana
VAI FALTAR ÁGUAFÁTIMA DO SUL - VAI FALTAR ÁGUA
Sanesul informa os BAIRROS que vão ficar sem água até às 20h em Fátima do Sul
Foto: Redes Sociais DEODÁPOLIS - CORPO ENCONTRADO
TRAGÉDIA: Durante pescaria com amigos, homem caiu no rio e morreu afogado em Deodápolis
PLANTÃO POLICIAL - POLÍCIA
Mulher fica em estado gravíssimo após ser atropelada; motorista é preso
Família morava em Ponta Porã; Foto: Ligado Na RedaçãoTRAGÉDIA EM FAMÍLIA
Mãe e filho morrem em trágico acidente