Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 15 de junho de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
economia

Horário de verão no MS pode economizar 8.700 mwh

18 Out 2013 - 17h00Por Assessoria

Essa possibilidade de redução do consumo de energia elétrica está baseada na meta estabelecida para a Enersul durante os 119 dias em que for aplicado o horário de verão. Nesse período o sistema da Distribuidora, que atende a 74 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, prevê atingir    no horário de ponta, que vai das  18 às 21h, uma redução na demanda   da ordem de  5,0%,. Para efeitos de comparação é como se nesse intervalo de tempo as cidades de Naviraí e Aquidauana ficassem totalmente desligadas. Se atingir a meta o sistema da Enersul vai economizar um volume de energia suficiente para abastecer, durante um mês inteiro, uma população com quase 60 mil habitantes.  

 

Tudo isso só será possível porque o Estado foi incluído nas regiões em que todos os setores, tais como indústria, comércio e serviço público vão adiantar a partir da meia noite deste sábado, dia 19 de outubro, os horários de atividade para aproveitar melhor a luz natural.

      Neste período, relativo ao horário de verão, os dias são mais longos do que as noites por causa da posição da terra em relação ao sol e a luminosidade natural pode ser mais bem utilizada.  Isso proporciona uma redução na demanda máxima do sistema elétrico em função do deslocamento do pico de carga para além do habitual. O principal benefício da redução da demanda é a  otimização do sistema elétrico - decorrente do menor carregamento nas linhas de transmissão, subestações, sistemas de distribuição de energia - e a redução de geração   térmica. A diminuição da demanda de ponta permite ainda poupar a água dos reservatórios das hidrelétricas, que deverão estar bem abastecidos para quando iniciar o período de seca.

 

      O ajuste nos ponteiros dos relógios, adiantando em uma hora, por exemplo, evita com que o acionamento da iluminação pública, nesse período, venha coincidir com o horário de ponta. Além disso, percebem-se modificações nos hábitos da população, que pode aproveitar melhor a luz natural. Empenhada em contribuir para que o País atinja a meta do horário de verão, a Enersul também estimula o consumidor a repensar suas atitudes e hábitos relacionados ao consumo de energia elétrica, o que amplia as possibilidades de, cada um,  economizar energia nesse período.

Para isso, é fundamental combinar a influência do horário de verão com outros fatores. Entre eles, destacam-se os hábitos racionais e o uso de equipamentos eficientes, que possuem o selo Procel. Além disso, para quem vai construir ou reformar, é fundamental buscar o desenvolvimento de projetos inteligentes, que permitam o melhor aproveitamento possível da luz e ventilação naturais, por exemplo.

Neste ciclo, que vai de 20 de outubro de 2013 a 16 de fevereiro de 2014, o horário de verão abrange os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, onde a hora será adiantada em sessenta minutos em relação ao horário convencional.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as ofertas do SÁBADO do PETISCO e da SEMANA no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
SÁBADO cheio de OFERTAS, degustação, SORTEIOS e muitas OFERTAS no Jorge Mercado Atacarejo; CONFIRA
DEODÁPOLIS - AVENIDA - FOTO: PREFEITURA MUNICIPAL DE DEODÁPOLIS DEODÁPOLIS - OPORTUNIDADE
Inscrições abertas para processo seletivo; veja os CARGOS e salários e como fazer em DEODÁPOLIS
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
SEXTOUUU com Arraiá de OFERTAS, Leve mais Pague menos, SORTEIOS e degustação no Jorge Mercado
6b95538d ee47 4d28 9fd1 fc14f6ee6feacapa FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
HOJE tem SEXTA do PEIXE e do FRANGO no Mercado Julifran em Fátima do Sul, confira as OFERTAS

Mais Lidas

FOTOS: GEONE BERNARDOVICENTINA 37 ANOS - FOTOS
Confira as FOTOS do Camarim e Abertura com Isadora Pompeo nos 37 Anos de VICENTINA
FOTOS: DHIONE TITO / FÁTIMA NEWSVICENTINA 37 ANOS - FOTOS
Confira as 02 galerias de FOTOS do Público e Show com Simone Mendes nos 37 anos de VICENTINA
Vicentina
Festividades dos 37 Anos de Vicentina-MS trazem grandes atrações, põe na quadrada do Balanço Geral
FOTO: LIGADO NA NOTÍCIALUTO NA POLÍCIA CIVIL
Luto na Polícia Civil: Morre Marquinhos do SIG, família informa sobre velório e sepultamento
Simone Mendes - Imagem: Instagram @simonemendesVICENTINA - 37 ANOS - SIMONE MENDES
Quintouuu com Simone Mendes e seu 'Erro Gostoso' promete balançar as estruturas em Vicentina