Essa possibilidade de redução do consumo de energia elétrica está baseada na meta estabelecida para a Enersul durante os 119 dias em que for aplicado o horário de verão. Nesse período o sistema da Distribuidora, que atende a 74 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, prevê atingir no horário de ponta, que vai das 18 às 21h, uma redução na demanda da ordem de 5,0%,. Para efeitos de comparação é como se nesse intervalo de tempo as cidades de Naviraí e Aquidauana ficassem totalmente desligadas. Se atingir a meta o sistema da Enersul vai economizar um volume de energia suficiente para abastecer, durante um mês inteiro, uma população com quase 60 mil habitantes.
Tudo isso só será possível porque o Estado foi incluído nas regiões em que todos os setores, tais como indústria, comércio e serviço público vão adiantar a partir da meia noite deste sábado, dia 19 de outubro, os horários de atividade para aproveitar melhor a luz natural.
Neste período, relativo ao horário de verão, os dias são mais longos do que as noites por causa da posição da terra em relação ao sol e a luminosidade natural pode ser mais bem utilizada. Isso proporciona uma redução na demanda máxima do sistema elétrico em função do deslocamento do pico de carga para além do habitual. O principal benefício da redução da demanda é a otimização do sistema elétrico - decorrente do menor carregamento nas linhas de transmissão, subestações, sistemas de distribuição de energia - e a redução de geração térmica. A diminuição da demanda de ponta permite ainda poupar a água dos reservatórios das hidrelétricas, que deverão estar bem abastecidos para quando iniciar o período de seca.
O ajuste nos ponteiros dos relógios, adiantando em uma hora, por exemplo, evita com que o acionamento da iluminação pública, nesse período, venha coincidir com o horário de ponta. Além disso, percebem-se modificações nos hábitos da população, que pode aproveitar melhor a luz natural. Empenhada em contribuir para que o País atinja a meta do horário de verão, a Enersul também estimula o consumidor a repensar suas atitudes e hábitos relacionados ao consumo de energia elétrica, o que amplia as possibilidades de, cada um, economizar energia nesse período.
Para isso, é fundamental combinar a influência do horário de verão com outros fatores. Entre eles, destacam-se os hábitos racionais e o uso de equipamentos eficientes, que possuem o selo Procel. Além disso, para quem vai construir ou reformar, é fundamental buscar o desenvolvimento de projetos inteligentes, que permitam o melhor aproveitamento possível da luz e ventilação naturais, por exemplo.
Neste ciclo, que vai de 20 de outubro de 2013 a 16 de fevereiro de 2014, o horário de verão abrange os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, onde a hora será adiantada em sessenta minutos em relação ao horário convencional.
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

Ceasa-MS registra aumento de 105% no volume de produtos importados do exterior

Com Precoce MS, abate de novilhos cresceu 112% nos últimos anos em Mato Grosso do Sul

Expocanas 2025: setor de bioenergia anuncia aumento de produção e novos investimentos em MS

Riedel visita Expocanas e destaca MS como referência em bioenergia

Semana de aniversário do Jorge Mercado 23 anos cheio de OFERTAS em Fátima do Sul
Mais Lidas

Jovem luta para concluir curso técnico em enfermagem enquanto cuida da avó acamada e dos filhos

40ª Romaria de Fátima do Sul a Aparecida do Norte aconteceu neste final de semana

Muita tristeza na despedida da jovem Angélica de Fátima do Sul

Câmara Municipal de Fátima do Sul aprova criação da Associação de Brigadistas em votação unânime
