O governo criou o programa estadual para desenvolver e fortalecer o cooperativismo em Mato Grosso do Sul. A intenção é estimular e ampliar a competitividade do setor, com projetos de capacitação, celebração de convênios e obtenção de recursos para fomentar a prática.
O programa chamado “Procoop' será realizado pela Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), com a missão de criar um “ambiente favorável' para o setor de cooperativismo no Estado.
Entre as ações está a criação de estratégias para desenvolver a cultura, estimular a forma de cooperativismo, ampliar a competitividade do setor, desenvolver programas de fomento econômico, apoiar as atividades com assistência técnica e extensão rural, assim como adequação sanitária e ambiental, crédito financeiro, tributário e fiscal.
Qualificação - Outro foco do programa é qualificar as cooperativas, com formação e capacitação profissional, celebração de convênios e disponibilizar acesso às políticas públicas de e educação, meio ambiente, mercado e assistência técnica.
O programa terá aporte financeiro de recursos advindos da União, termos firmados com entidades públicas e privadas, contribuições de pessoas físicas e jurídicas, assim como outras fontes. Caberá a um Comitê de Governança do Cooperativismo gerenciar as atividades, sendo este grupo composto por sete integrantes.
O decreto foi publicado hoje (30, no Diário Oficial do Estado, sendo assinado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o secretário estadual de Produção e Desenvolvimento, Jaime Verruck.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
Participar